5 dicas para organizar seu tempo e ingressar na pós-graduação

Na busca pela realização de sonhos e objetivos, muitas pessoas precisam do dobro de dedicação e empenho, sobretudo quem trabalha e estuda. Aguentar firme a pressão, lidar com inúmeras cobranças e ainda encontrar tempo para si ou para um relacionamento pode ser muito desgastante a longo prazo.

Contudo, com um pouco de planejamento, conciliar a vida profissional com uma rotina acadêmica pode ser algo menos estressante. Se você está pensando em ingressar em um curso de pós-graduação, por exemplo, selecionamos aqui 5 dicas incríveis que vão ajudá-lo a organizar seu tempo e otimizar sua vida. Confira!

Potencialize o seu tempo

O nosso tempo é limitado e cada minuto é extremamente precioso, principalmente para quem precisa conciliar uma rotina de trabalho com os estudos.

Se você souber lidar com os seus compromissos e obrigações com maior agilidade, eficiência e inteligência, certamente os seus dias renderão muito mais, e sobrará tempo para que você desenvolva outras atividades ao longo da semana, como descansar, se divertir ou acompanhar o futebol.

Veja algumas sugestões práticas e úteis para o seu dia a dia:

  • No trânsito, por exemplo, tanto para quem tem carro ou utiliza o transporte público, é possível aproveitar o congestionamento ou longas pausas nos semáforos para revisar conteúdos ou ficar por dentro de leituras importantes vistas em aula.

  • Isso pode ser feito também nas pausas para o lanche ou almoço durante o serviço. Aqueles minutinhos que sobram antes de voltar ao trabalho podem ser aproveitados para estudar.

  • Além destas, outras “janelas” podem surgir ao longo do seu dia, podendo ser igualmente aproveitadas para otimizar o seu tempo, como em salas de espera de consultórios ou na fila de uma agência bancária.

Dessa forma, você poderá cursar a sua pós-graduação numa boa, dando conta de suas tarefas e obrigações ao longo do curso, já que no meio da semana conseguirá cumpri-las aos poucos e em horários em que você nem imaginava que seria possível estudar.

Organize a sua rotina

Principalmente para quem trabalha e estuda, saber organizar os dias com eficiência é primordial para que o cumprimento de obrigações e responsabilidades não se torne um pesadelo.

Ser organizado não significa apenas anotar os seus compromissos em algum lugar, embora isso ajude. O essencial é saber ajustar à sua rotina, com antecedência, aquilo que precisa ser feito, de forma que todos os seus compromissos sejam contemplados e executados com qualidade, consciência e sem estresse.

Você pode começar registrando os seus compromissos em um cronograma semanal, como ir ao trabalho ou estudar os conteúdos da sua pós-graduação. Isso fará com que você obtenha um panorama da sua semana, tendo clareza quanto ao tempo médio gasto para o desenvolvimento das suas obrigações e descobrindo onde pode haver ajustes, alterações ou melhorias.

Esse processo de análise do tempo certamente fará com que você seja mais objetivo na execução das suas incumbências, e com isso o seu tempo tenderá a render mais ao longo dos dias.

Outra dica prática é organizar o dia seguinte na noite anterior, deixando prontos detalhes como:

  • roupas que usará ao longo do dia;

  • comida – no caso de quem leva marmita de casa;

  • materiais de estudo;

  • documentos, chaves e celular em um mesmo local;

Com isso, você evita imprevistos e começa a sua manhã com qualidade e organização.

Construa uma rotina com objetivos

Caso você esteja inserido no grupo de pessoas que utilizam as horas vagas para assistir a programas de televisão ou navegar nas redes sociais, atenção! Talvez seja a hora de rever os seus objetivos e dar um novo sentido ao seu tempo.

Ao longo da semana, analise quais são as atividades supérfluas que mais tomam o seu tempo e procure bani-las do seu cotidiano. Pense sempre que quanto maior o tempo gasto com coisas sem utilidade, menores serão os momentos para estudar ou realmente desenvolver alguma tarefa que acrescente em seu desenvolvimento.

Uma dica bastante prática é manter abertas em seu computador apenas as abas importantes para o seu trabalho ou estudo, fechando redes sociais, sites de vídeos e de entretenimento, que podem acabar de vez com o seu tempo e com suas chances de se concentrar no que realmente importa.

Priorizando o que realmente importa certamente sobrará tempo para você fazer outras coisas, e com isso você sentirá menos cansaço e ansiedade ao longo da semana!

Reserve um tempo para você

Saber manter um equilíbrio entre os momentos reservados para o trabalho daqueles destinados aos estudos, encontrando um intervalo entre ambos para o lazer e descanso é extremamente importante para a manutenção de um corpo e mente saudáveis.

Praticar esportes, tocar um instrumento, sair com a namorada ou amigos, tudo isso é possível e benéfico para as pessoas, contribuindo para que o peso de tantas tarefas e cobranças não coloque nossa vida pessoal e pequenos momentos de satisfação em segundo plano.

Em seu cronograma de tarefas, reserve um tempo para fazer as coisas que gosta, mesmo que seja para tirar um cochilo e recarregar as energias. Isso certamente o manterá mais disposto para encarar a rotina de trabalho de estudos com tranquilidade!

Faça uma coisa por vez

Talvez uma das maiores fontes de estresse na vida de quem procura conciliar o trabalho com os estudos é pensar em um coisa enquanto realiza outra.

No trabalho, muitas vezes abrir uma apostila para estudar é impossível. Existem pessoas fiscalizando as suas atividades e correr o risco de perder o emprego não é a saída mais inteligente para cumprir o prazo de entrega de alguma atividade acadêmica.

Da mesma forma, enquanto estiver estudando, seja em casa ou na instituição de ensino, pensar no relatório do seu chefe ou na próxima reunião mensal da empresa apenas trará prejuízos em sua aprendizagem e formação.

Para que isso não aconteça, você pode exercitar algo simples: enquanto estiver no trabalho, realizando uma tarefa, foque-se nela. Mantenha o seu corpo e sua mente no mesmo lugar.

O mesmo vale para os momentos de estudo. Desenvolva cada atividade da melhor forma possível, aumentando a qualidade das suas ações e diminuindo a ansiedade e tensão de não poder realizar duas coisas ao mesmo tempo.

E aí, gostou das nossas dicas? Com um pouco de prática e mantendo sempre definidos os seus objetivos, organizar seu tempo para conciliar trabalho e estudos pode ficar cada vez mais fácil, favorecendo o ingresso e a conclusão de uma pós-graduação!

Aproveite e assine nossa newsletter, para ficar por dentro de todas as nossas dicas e novidades!

Deixe um comentário

Por favor, seja educado. Nós gostamos disso. Seu e-mail não será publicado e os campos obrigatórios estão marcados com "*"