5 tendências de marketing para 2019

 

Interessadas em se diferenciar, as empresas precisam se manter atualizadas às mais diversas novidades no universo dos negócios — e com as tendências de marketing não poderia ser diferente.

Neste post, você vai conferir 5 movimentos que prometem repercutir no mercado e trazer melhores resultados para as companhias. Confira!

1. Mais aplicações para a realidade aumentada

Quando falamos de realidade aumentada, ou augmented reality (AR), não podemos esquecer do sucesso do aplicativo Pokémon GO. O jogo que ganhou enorme popularidade no mundo inteiro baseia-se na ideia de criar uma experiência que acrescente elementos virtuais a um cenário real.

No caso, o usuário aponta a câmera do smartphone para um lugar de verdade e tem a possibilidade de interagir com um monstrinho ou outros objetos. Mas essa não é a única aplicação da AR.

Empresas já estão utilizando essa tecnologia para criar anúncios mais criativos e que promovam maior engajamento com o público. Para se ter uma ideia, estúdios de cinema e de TV têm investido na criação de filtros de realidade aumentada para o Instagram Stories.

Trata-se de uma ótima ferramenta de marketing. Quem é fã de um filme, por exemplo, consegue aplicar determinado filtro em uma selfie; a partir disso, os seguidores dessa pessoa passam a saber que aquele longa está em cartaz.

Mas esse é apenas o começo. A realidade aumentada ainda tem muito a desenvolver com ações mais interativas, que envolvam jogos, concursos e outros tipos de entretenimento.

2. Criatividade a serviço da transparência nas organizações

A criatividade sempre foi uma das habilidades mais necessárias no universo do marketing, mas com o uso indiscriminado de certas ferramentas e soluções prontas, essa passou a ser uma das competências mais valorizadas. Ela consiste na capacidade de encontrar a resolução para um problema de uma forma que a maior parte das pessoas dificilmente conseguiria.

Segundo a Worth Global Style Network (WGSN), que a cada seis meses identifica tendências gerais de consumo e comunicação, a criatividade será essencial em 2019. Os especialistas da consultoria afirmam que isso tem a ver com o fato de as pessoas demandarem mais verdade e transparência nas relações, e que a criatividade servirá como um poderoso meio de mudança para os negócios.

E é justamente essa mudança que levará o marketing das empresas para outro nível. É propondo soluções inovadoras nas formas de comunicação e divulgação de produtos e serviços que as companhias sairão da zona de conforto. Assim, vão focar em maneiras originais de engajar a audiência, conseguirão mais destaque diante dos concorrentes e, quem sabe, influenciarão o seu nicho de mercado com as novidades que criarem.

3. Presença considerável dos chatbots

Os chatbots — programas de computador capazes de conversar por texto ou voz em uma interface de troca de mensagens — já são uma realidade e devem fazer cada vez mais parte da rotina do consumidor em 2019.

Esses softwares são uma excelente ferramenta de relacionamento com o público porque conseguem lidar com requisições mais simples, permitindo que o agente de atendimento humano foque em casos mais complexos.

Eles respondem imediatamente e ficam online 24 horas por dia. Além disso, ficam disponíveis para os clientes diretamente em um app de mensagens, como o Messenger e o Telegram, ou em uma janela no site da empresa, dispensando a necessidade de baixar um novo aplicativo.

Vale lembrar que o fato de esse recurso promover um atendimento automatizado não significa que a linguagem dos bots deva ser fria ou sem personalidade. Eles podem ser desenvolvidos para representar um personagem alinhado aos valores da marca, apresentando aspectos divertidos, formais, despojados etc.

Inclusive, chatbots mais sofisticados podem contar com inteligência artificial na sua programação, aprendendo mais sobre os consumidores conforme interagem com eles e fornecendo recomendações individuais com base no histórico de conversas. Essas mensagens personalizadas são mais uma vantagem, pois geram uma experiência mais agradável e uma aproximação maior da audiência com a marca.

4. Crescimento do vídeo no smartphone

Segundo o relatório Cisco Visual Networking Index, o vídeo vai representar 78% do tráfego de dados móveis no mundo em 2021 — um número impressionante, comparado aos 60% de 2016. Devido ao constante avanço na qualidade das conexões para aparelhos mobile, esse formato de conteúdo pôde ganhar mais espaço nesses gadgets.

Não é à toa que, nos últimos anos, observamos as redes sociais investindo em criar um suporte maior a publicações em vídeo dentro de suas plataformas. Um bom exemplo disso é o Facebook, que focou em disponibilizar recursos favoráveis ao envio de vídeos para não depender do YouTube e ainda criou a possibilidade de os usuários fazerem transmissões ao vivo.

Sendo assim, devido às oportunidades geradas pela fase de crescimento desse recurso, outra tendência de marketing é vermos ainda mais anúncios no formato de vídeo. E isso não vale apenas para as redes sociais; entrar em um portal e visualizar uma propaganda em vídeo no decorrer de um conteúdo em texto, por exemplo, é cada vez mais comum.

5. Maior emprego do marketing preditivo

Conforme as tecnologias de manipulação de grandes quantidades de dados e de inteligência artificial ganham popularidade, quem lida com marketing passa a ter mais clareza sobre o comportamento dos consumidores.

Ao cruzar informações de mídias sociais, ferramentas de gestão, pesquisas de mercado e de outras fontes, consegue-se obter previsões interessantes sobre padrões de consumo capazes de influenciar as vendas.

Com o conhecimento necessário e o uso correto das ferramentas, um bom profissional saberá identificar as oportunidades e contribuir para o desenvolvimento de campanhas mais centradas nas demandas das pessoas e com maiores chances de sucesso.

Portanto, se você deseja aprimorar seus conhecimentos e gerar melhores resultados com as ações da sua empresa, foque nessas tendências de marketing para o próximo ano. Contudo, não se limite a elas — siga os especialistas desse mercado, estude bastante e procure sempre se manter bem informado sobre as transformações que o futuro ainda reserva.

Gostou do post? Quer ficar a par das novidades do blog e não perder os artigos sobre marketing, gestão de carreira e negócios? Então, assine a nossa newsletter e receba mais conteúdos como este diretamente no seu e-mail!

 

Deixe um comentário

Por favor, seja educado. Nós gostamos disso. Seu e-mail não será publicado e os campos obrigatórios estão marcados com "*"