6 tendências de marketing que mostram a necessidade da atualização

O marketing vem mudando bastante nos últimos anos, especialmente no que se refere ao marketing digital. Novas ferramentas surgem todos os dias e as estratégias se ampliam para que as marcas possam travar um diálogo mais próximo e personalizado com a audiência. A cada ano, são previstas certas tendências de marketing que estarão mais fortes no mercado e exigirão da sua parte atualização constante e novos aprendizados.

Mas que tendências são essas?

Foco na experiência do cliente

Até algum tempo atrás, o foco de toda estratégia de marketing era na venda do produto ou serviço, mostrar para o público da empresa a relevância da solução e convencê-lo de que ele também necessitava dela.

Mas a história mudou bastante com o avanço da internet e o fortalecimento dos mecanismos de busca como principal fonte de informação dos usuários. Agora, o foco é proporcionar uma experiência de compra única, exclusiva, capaz não só de satisfazer como também de surpreender consumidores cada vez mais exigentes e antenados com as novidades do mercado.

Para promover uma experiência do cliente incrível, você precisa, antes de mais nada, conhecê-lo a fundo, o que requer conhecimentos de pesquisa de mercado, criação de personas, análise de dados, entre outros.

Conteúdo relevante e altamente segmentado

A produção de conteúdo de qualidade, útil e relevante continua sendo o principal atrativo do marketing. Isso porque as ferramentas de busca na internet estão baseadas no uso de palavras-chave. Entretanto, empresas como o Google já vêm desenvolvendo outras tecnologias capazes de ler não só textos, mas imagens e vídeos também, o que mudará por completo essa realidade.

Mas até lá, o que você tem que pensar é como tornar os conteúdos produzidos pela empresa mais atrativos e interessantes, diversificando formatos, tipos e mensagens. Produzir tanto conteúdo com a dinâmica necessária exige conhecimentos de design, edição, filmagem, fotografia, técnicas jornalísticas, storytelling e muitas outras que podem ser adquiridas em cursos de qualificação ou especialização.

Comunicação omnichannel

Listando os pontos de contato mais básicos de uma empresa com sua audiência hoje, podemos citar: site, blog, redes sociais, SAC e atendimento presencial. Considerando a quantidade de redes sociais existentes e nas quais você pode interagir, o número sobe um pouco mais.

A dificuldade não está em abrir todos esses canais de comunicação, está em integrá-los de maneira que eles formem um único canal de relacionamento com o cliente, isto é, transformar iniciativas isoladas em uma estratégia omnichannel.

E quando você consegue integrar os canais de comunicação de forma que eles estejam alinhados, você melhora a experiência do cliente com a marca, proporciona um atendimento de primeira e ainda aumenta sua capacidade de gestão sobre as demandas trazidas pelos consumidores.

Transformar canais de comunicação isolados em uma ferramenta única de relacionamento com o cliente vai além de fazer com que esses sistemas conversem entre si. Você precisa entender a importância da análise dos dados que são coletados através destes canais, utilizar as ferramentas adequadas para fazer a mineração de dados e fazer com que dados brutos se transformem em insights que possam melhorar sua capacidade de decisão.

É aí que entra seu conhecimento de mercado, sua análise crítica, sua capacidade de leitura dos contextos e todo o seu conhecimento de marketing e pessoas.

Automação de marketing

E por falar em omnichannel, uma das tendências de marketing que vêm junto com a integração de canais de relacionamento é a automação de marketing. Claro, pois seria humanamente impossível escalar quantidade de leads e oportunidades de vendas sem o auxílio de tecnologias que facilitem os processos.

Automação de marketing não é apenas automatizar e-mails, é criar uma rede de oportunidades de contatos com sua audiência, prevendo o que cada consumidor está buscando. A partir disso, você cria fluxos de nutrição, que podem ser disparados a qualquer momento, pelo clique em um botão no seu site, um formulário em uma landing page ou um comentário em uma rede social, por exemplo.

Automação é estratégia, portanto, exige conhecimento prévio das personas da sua empresa, do tipo de conteúdo que elas consomem, dos canais que utilizam para se comunicar, da frequência com que se comunicam e uma série de outros atributos que ajudam a otimizar a experiência do cliente e fazer com que ele avance pelo funil de vendas mais rapidamente.

Mobile first

Atire a primeira pedra quem ainda não tem um smartphone com acesso à internet e dezenas de aplicativos. Quem está diretamente atrelado ao mundo capitalista e possui condições financeiras, mesmo que mínimas, já tem acesso a um dispositivo móvel.

E é por esse motivo que em 2015 os acessos móveis superaram os acessos por desktop e colocaram as estratégias de marketing mobile na frente das demais. O site precisa ser responsivo, o blog precisa ter uma boa leitura no mobile, o e-mail é lido mais no smartphone que no desktop, e assim por diante.

A publicidade mobile também está se profissionalizando para que seja cada dia mais efetiva, chegando à pessoa certa no momento exato em que ela precisa de determinado produto ou serviço.

E o que isso tudo significa? Que você também precisa entender esse universo, buscar profissionalização, tornar-se um especialista em comunicação por dispositivos móveis. Essa é uma das tendências de marketing que chegaram para ficar e, se você pretende se manter competitivo no mercado de trabalho, precisa estar familiarizado com ela.

Especialização

Se você parar para pensar, o marketing evolui tanto que abarca dezenas de profissões: analista de SEO; analista de links patrocinados; editor de conteúdo; especialista em storytelling; diretor de arte; entre outros. Ser tudo isso ao mesmo tempo é impossível, portanto, procure especializar-se em uma área que seja mais atrativa para você.

Caso você tenha pretensão de coordenar ou gerenciar uma equipe, pode ter conhecimentos generalistas de cada segmento, tanto do marketing on-line quanto do off-line, mas, mesmo assim, precisa saber do que sua equipe está falando. E para tanto, é necessário qualificar-se e atualizar-se constantemente, principalmente porque essas tendências mudam a cada período e as ferramentas e estratégias estão em constante aprimoramento.

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