como fazer marketing pessoal fora do ambiente on-line

Como muitas empresas já compreenderam a importância do capital humano para o sucesso de suas operações, as práticas de gestão de pessoas vêm ganhando destaque e sendo cada vez mais valorizadas dentro do universo corporativo. Entretanto, com o grande volume de tarefas e informações gerado diariamente, nem sempre é fácil gerenciar as equipes de forma produtiva e colaborativa. Aí é que entra o uso da tecnologia, simplificando a rotina dos gestores ao ajudar a otimizar processos, organizar atividades e economizar tempo.

Nesse sentido, é possível contar com diversas opções de aplicativos que prometem agilizar a comunicação interna e garantir controles mais rigorosos sobre metas e indicadores. A adoção de apps voltados para a gestão de pessoas gera uma série de benefícios para o colaborador, que não só se mantém permanentemente atualizado como também pode aprimorar o autogerenciamento. Para os gestores, as principais vantagens estão relacionadas à disseminação da informação, à multiplicação do conhecimento e ao monitoramento constante do time.

Curioso para saber quais são esses recursos tão incrivelmente úteis? Então conheça agora mesmo alguns dos aplicativos mais recomendados para a condução de grupos de trabalho!

1. Runrun.it

O Runrun.it é uma ferramenta de gestão que ajuda a aumentar a produtividade de forma geral. Por meio desse app, é possível acompanhar tanto o desempenho de cada colaborador como o de toda a equipe. Os gestores conseguem delegar tarefas, definir prioridades e concentrar o fluxo de informações dentro de um único sistema, evitando dispersões e desencontros. Assim fica mais fácil compartilhar dados, esclarecer dúvidas e manter o time engajado com os objetivos gerais.

Desse modo, a quantidade de e-mails reduz drasticamente, bem como a necessidade de reuniões. Para complementar, esse app é capaz de gerar relatórios gerenciais que sustentam a tomada de decisões. Para usar o aplicativo, que está disponível para desktop, Android e iOS, é preciso pagar uma mensalidade.

2. Evernote

Com o Evernote, o profissional pode criar lembretes ou fazer anotações usando textos, desenhos, imagens ou áudios. Além disso, o aplicativo permite a criação de espécies de cadernos para organizar e classificar todas essas informações, bem como possibilita a realização de pesquisas rápidas, com filtros específicos.

Outra funcionalidade igualmente útil é o bate-papo com outras pessoas e o Context, que sugere artigos e usuários relacionados às anotações que estão sendo usadas no momento. O Evernote está disponível para iOS e Android. Já conhece?

3. Wrike

O Wrike é um app recomendado para a condução de equipes menores. Com esse aplicativo, o gestor consegue definir agendas e prazos finais, anexar documentos e, principalmente, administrar tarefas e projetos em colaboração com o time.

Uma grande vantagem do Wrike é a possibilidade de dividir os trabalhos em pastas e fases, o que facilita bastante o controle de todas as demandas. A versão gratuita, disponível para iOS e Android, permite a integração de até 5 usuários.

4. Trello

O Trello é um app desenvolvido para a gestão de projetos. Com ele, fica mais fácil estabelecer tarefas, definir cronogramas e delegar responsabilidades. Assim, os gestores conseguem ter uma visão mais abrangente dos processos, incluindo os pontos críticos e as pendências que envolvem a equipe. O Trello ainda possui uma interface que indica o status de cada atividade — aguardando execução, em andamento ou concluída. Esse app permite a inclusão de comentários e a solicitação de ajustes ou correções.

Outra questão importante é que o aplicativo garante o armazenamento de dados na nuvem. Arquivos com até 10MB podem ser anexados com o uso do Google Drive, Dropbox e OneDrive, por exemplo. O Trello tem plataformas para Android, iPhone, iPad e Windows 8 e oferece uma versão gratuita.

5. Slack

O Slack funciona como um chat avançado, com a intenção de facilitar a comunicação e a colaboração entre membros do time e até gestores. Nesse app, é possível criar diferentes canais para que a equipe compartilhe documentos, imagens e vídeos, sendo que 2 canais já são padronizados: o general, para comunicados a todos os usuários, e o random, para conversas particulares.

O envio de mensagens privadas também é possível. E para localizar alguma conversa específica, basta buscar pelo termo principal. O Slack está disponível para iOS e Android.

6. SocialBase

A SocialBase é uma plataforma de comunicação interna direcionada para empresas, ideal para gestores que precisam manter contato constante com a equipe, de maneira rápida e eficiente. Com esse aplicativo, é possível compartilhar informações de forma segmentada, por meio da criação de grupos de trabalho distintos.

O app garante flexibilidade, já que todos podem acessar as informações remotamente. Com a SocialBase, o gestor precisa apenas de um celular ou um tablet para centralizar a gestão de arquivos ou se comunicar em tempo real com o time. Além disso, a plataforma também ajuda a reduzir o número de e-mails e as conversas desnecessárias ao telefone, o que contribui para o aumento da produtividade geral. Todas as informações trocadas entre os usuários ficam protegidas e centralizadas, evitando riscos e ameaças.

O aplicativo não é gratuito, mas a empresa pode solicitar uma demonstração antes de optar pela contratação. Além de estar disponível para iOS e Android, a ferramenta também pode ser usada em sua versão web.

7. WorkFlowy

O WorkFlowy é um app de gestão bastante simples, baseado no conceito de hierarquia de listas. Nesse aplicativo, o profissional pode nomear os principais temas a serem tratados, como metas, projetos e indicadores. Em seguida, é possível criar listas de tarefas e prioridades, acompanhando a evolução de cada item. Além disso, há outras funcionalidades, como a criação de sublistas, a categorização em tags e a inclusão de datas, horários, locais e pessoas.

O WorkFlowy está disponível para iOS e Android e tem uma versão gratuita. Mas vale ressaltar que o app oferece vantagens adicionais para os usuários que pagarem uma pequena taxa mensal.

Com a adoção desses aplicativos, os gestores podem fortalecer a gestão de pessoas, garantindo uma melhor interação entre os membros das equipes. Esse tipo de tecnologia proporciona mais agilidade na comunicação, favorecendo a formação de times de alta performance, motivados e comprometidos. Assim, os apps devem servir para aumentar a produtividade e a eficiência corporativas, por meio do compartilhamento de dados, do fácil acesso à informação e da ajuda mútua.

Quer saber mais sobre gestão de pessoas? Curta a página da Fundação Dom Cabral no Facebook e fique por dentro das novidades e tendências do mercado de trabalho!

 

Deixe um comentário

Por favor, seja educado. Nós gostamos disso. Seu e-mail não será publicado e os campos obrigatórios estão marcados com "*"