7 dicas práticas para melhorar o seu perfil no LinkedIn

Criado em 2002, o LinkedIn consolidou-se entre as redes sociais mais populares do mundo por apostar em um público diferenciado, focando na manutenção de relações corporativas e conectando profissionais e empresas. Para melhorar perfil no LinkedIn e destacar-se entre os mais de 500 milhões de usuários, vale a pena entender melhor o funcionamento da plataforma.

Pensando nisso, reunimos aqui uma série de dicas que você pode começar a aplicar agora mesmo para aproveitar todos os recursos da rede, evitar os erros mais comuns e aumentar a eficiência da sua página. São elementos capazes de tornar o seu perfil muito mais atraente para outros profissionais e abrir excelentes oportunidades de carreira. Confira!

1. Coloque uma foto profissional

Os perfis com foto costumam chamar muito mais atenção, mas é preciso ter um cuidado especial na hora de escolher a melhor imagem. Como se trata de uma rede social voltada para profissionais, o mais adequado é mostrar que houve alguma dedicação na construção do perfil. Isso dá aos outros usuários alguma noção sobre o seu comportamento no ambiente de trabalho.

Procure usar imagens em alta definição, que mostrem bem o seu rosto e apresentem aspectos capazes de identificar seu trabalho. Evite fotos muito pessoais e dê preferência às que foram tiradas em ambientes mais neutros.

Os recursos visuais dão um aspecto diferenciado ao perfil, especialmente para profissões que atuam diretamente com esses elementos, como marketing, design e fotografia.

2. Mantenha seu perfil completo e atualizado

Muitos profissionais deixam seus perfis incompletos ou abandonados, ignorando as várias possibilidades que o LinkedIn oferece para melhorar sua imagem profissional. O algoritmo do site dá preferência a perfis bem desenvolvidos, por isso é fundamental explorar todos os recursos para dizer mais sobre você e ter um posicionamento melhor no mecanismo de busca.

Aproveite o resumo do perfil para evidenciar suas principais habilidades e áreas de conhecimento, sempre adicionando as informações de forma hierarquizada. Na hora de preencher, pense nos tipos de demandas que você é capaz de atender e que podem chamar a atenção das empresas. O importante é ter uma descrição que defina suas funções com clareza e objetividade.

É recomendável que esse resumo tenha até dois parágrafos, relate as suas principais conquistas profissionais e aponte seus pontos fortes, mas sem soar arrogante. Indicar números que ressaltem os resultados do seu trabalho pode ser interessante, desde que você consiga demonstrar como suas habilidades ajudaram nisso.

Lembre-se também de manter todas as informações de contato atualizadas. Adicione links para outras redes, site oficial, portfólios que apresentem seu trabalho e outros materiais relevantes, de modo que os usuários consigam mais informações sobre você e o que você faz.

3. Use palavras-chave

A aplicação de palavras-chave complementa o que abordamos no tópico acima, ajudando a tornar seu perfil mais relevante para os mecanismos de busca. O cargo é a tag mais relevante, pois é a primeira coisa que os recrutadores vão procurar. Campos relacionados com ações voluntárias também costumam ser bastante observados.

Quando a sua função possui mais de uma nomenclatura, é interessante utilizar ferramentas específicas para encontrar a opção que proporcione maior alcance. O próprio Google oferece um planejador de palavras-chave, amplamente utilizado para aumentar a visibilidade de materiais publicados na internet.

4. Abra um perfil em outro idioma

Muita gente ainda não sabe que o LinkedIn oferece a opção de reproduzir seu perfil em outro idioma. Assim, além de ter sua página em português, você permite que usuários de outros países a visualizem em inglês, francês ou espanhol, por exemplo. Nem é preciso explicar que isso amplia muito o seu alcance dentro da rede.

Os chamados perfis espelhados são muito utilizados por profissionais que atuam em multinacionais ou pessoas que procuram vagas no exterior. Entretanto, para evitar situações constrangedoras, o ideal é utilizar essa função apenas se você tiver domínio do idioma.

5. Não tenha vergonha de interagir

Não há maneira mais eficaz de aumentar sua influência em um cenário de transformação digital do que interagir com outros usuários constantemente. O LinkedIn possui uma característica bem diferente de redes como o Facebook. Como ele foi criado para facilitar o networking, você não está limitado a adicionar apenas as pessoas que já conhece.

Aproveite para obter contato com profissionais influentes no seu ramo de atuação e que possam compartilhar experiências com você. Essas conexões agregam bastante valor ao seu perfil e podem render excelentes oportunidades de ascensão profissional. Contudo, caso não se sinta muito à vontade em adicionar desconhecidos, participar de grupos é uma boa opção para estreitar relações.

6. Use uma URL personalizada

A URL é o endereço de uma página de internet, e o LinkedIn permite que os usuários a alterem gratuitamente. Assim, você pode substituir os endereços aleatórios e cheios de caracteres complicados pelo seu nome, por exemplo. Além de ser um fator importante para posicionar o perfil nos motores de busca, essa mudança facilita a divulgação dele em outros sites ou até em cartões de visita.

7. Crie e compartilhe conteúdos

A melhor maneira de mostrar que você realmente tem conhecimento da sua área de atuação é criar conteúdo relevante para a audiência. Por meio do LinkedIn Pulse, você pode escrever e publicar seus próprios artigos e compartilhá-los com a comunidade. A ideia é permitir que os usuários dividam experiências e levantem argumentos interessantes para discussão.

Ao publicar artigos sobre os temas que domina, você constrói uma imagem de autoridade no assunto e tende a atrair cada vez mais contatos. Com o passar do tempo, o engajamento dos usuários pode transformá-lo em alguém influente dentro da plataforma. Uma boa dica na hora de pensar nos conteúdos é aproveitar assuntos que estão em alta no momento.

A utilização adequada dos recursos que o LinkedIn oferece fará com que sua página seja mais atraente em meio a tantos perfis genéricos. Os cuidados com o contexto profissional são essenciais para colocar você um passo à frente na disputa por uma vaga de emprego, aumentando as chances de sucesso até mesmo para profissionais com pouca experiência ou que buscam uma recolocação no mercado.

Então, gostou do conteúdo? Agora que você já sabe que não é difícil melhorar perfil no LinkedIn, compartilhe este post nas redes sociais e espalhe esse conhecimento entre seus amigos!

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