7 dicas sobre comportamento no ambiente de trabalho

Para conseguir ter um bom desempenho empresarial, é necessário aprender que, ao manter um bom comportamento no trabalho, você pode aumentar suas chances de crescimento dentro da empresa. Para conseguir uma promoção, é necessário que, além de suas qualificações profissionais, você tenha bom convívio com seus colegas. Mais que isso: que tenha o respeito de cada um deles.

Fazer com que o local de trabalho seja um ambiente tranquilo, aconchegante e prazeroso de estar pode não ser tão simples. Muitas vezes, as pressões para que se bata uma meta são grandes, o desentendimento com outra pessoa pode ficar maior e os problemas tendem a se multiplicar quando não tratados corretamente.

Pensando nisso, vamos apresentar sete dicas de quais comportamentos ajudam a manter um ambiente de trabalho saudável. Confira!

1. Adeque-se ao dress code da empresa

A maioria das empresas tem um padrão de vestimenta, e é extremamente importante que você se ajuste a ele. Em lugares tradicionais, busque opções mais clássicas. Se a organização é liberal em relação a isso, se vista de maneira confortável, desde que tenha bom-senso e não abuse de elementos que possam ser inapropriados.

Cuide da sua aparência

Além de cuidar do tipo de roupa com que vai trabalhar, é importante pensar na sua imagem como um cartão de visita. Quando pensamos na nossa aparência como uma ferramenta de trabalho, é mais fácil entender quais passos e a postura que devemos adotar entre nossos parceiros e clientes.

2. Seja organizado

Um dos pontos principais sobre comportamento no trabalho está ligado à sua organização. Esse ponto abrange mais coisas do que manter a mesa bem organizada. É preciso que os seus compromissos e tarefas estejam em dia e, principalmente, que você seja pontual! 

Planejamento

Organizar o seu dia com as principais tarefas e reuniões pode ajudar muito na hora de realizar cada uma delas e resolver os problemas que podem aparecer no decorrer do dia.

Com planejamento funcional, você consegue fazer suas pausas para descanso sem prejudicar o tempo de trabalho. Além disso, você é capaz priorizar o que é urgente e o que pode ser resolvido depois.

Pontualidade

Quando falamos sobre pontualidade, estamos nos referindo a uma das questões mais visadas pelos chefes e donos de empresas, pois é por meio dela que se pode medir o comprometimento do empregado com a empresa. É fundamental informar os seus superiores toda vez que acontecer um imprevisto que fará com que você chegue atrasado.

3. Seja educado

A educação nunca será algo negociável! Ela é essencial para quem quer melhorar seu comportamento no trabalho e ter um relacionamento saudável. Por isso, palavras como obrigada, por favor, bom dia, boa tarde e boa noite devem sempre estar no seu vocabulário.

Quando somos educados, aprendemos a ouvir o que as outras pessoas da equipe têm a dizer. Entendendo isso, você consegue dar sua opinião quando for solicitado, de maneira gentil e relevante. Quando usamos a gentileza, as pessoas reagem a isso com mais educação, e o ambiente se torna melhor.

4. Tenha proatividade

Mais do que fazer corretamente suas tarefas, é preciso ter proatividade para conquistar novas oportunidades e desafios. Estar disposto a ajudar quem precisa, ensinar algo e trazer novas ideias são passos que farão diferença na busca de uma vitória profissional.

Faça tudo dentro dos limites aceitos, não force quem não quer aceitar a sua ajuda, por exemplo. Busque ser o profissional que todos admiram pela coragem e disponibilidade de ajudar quem precisa.

5. Respeite os seus colegas

Manter bom relacionamento com todos em seu local de trabalho pode não ser tão simples, mas o respeito deve ser direcionado a qualquer trabalhador. Se uma pessoa está em posição inferior à sua, trate-a como você gostaria de ser tratado, e mantenha a mesma conduta em relação ao seu superior.

Fazer fofoca, conversar em voz alta e usar palavrões são atitudes extremamente proibidas e devem ser evitadas, mesmo quando não partem de você. Evite ficar em ambientes nos quais você sabe que pode haver problemas com algum desses pontos.

Siga os níveis hierárquicos

Como mencionado, ser proativo é um fator positivo no seu crescimento, porém, saiba respeitar os níveis hierárquicos estabelecidos na empresa. É importante que, quando for solicitado, dê sua opinião, mas caso decidam não seguir por esse caminho submeta-se ao que foi implementado e esteja disposto a ajudar, independentemente de concordar com o caminho seguido ou não.

6. Fique atento aos erros de português

É esperado que você entenda que deve se comportar e falar bem, tanto dentro da empresa quanto com seus clientes. Por isso, procure ter muita atenção em cada e-mail ou documento que produzir. Concentrar-se nesse ponto é imprescindível para ser bem-visto por todos.

Dedique um tempo à leitura

Erros constantes mostram falta de leitura por parte do profissional. Sendo assim, dedique-se a ler e aprender com os seus erros. Leia, também, informações importantes e atuais sobre o seu mercado para que sempre tenha coisas produtivas a compartilhar e consiga desenvolver uma conversa de maneira satisfatória sobre diversos assuntos com qualquer pessoa.

7. Fuja dos excessos

Por mais liberal que possa ser o local em que você trabalha, ficar horas no celular ou nas redes sociais pode impactar na produtividade. 

Evite fazer ligações particulares ou resolver assuntos que não dizem respeito à empresa no seu horário de trabalho. Você é remunerado pelo tempo trabalhado, e é fundamental que esteja comprometido com suas tarefas nesse período.

Alguns comportamentos são simples e básicos, mas muitas vezes deixamos a desejar. Volte ao princípio e entenda os fundamentos para que cresça profissionalmente de maneira satisfatória. Quando sabemos o básico, ficamos prontos para alçar voos maiores.

Ao seguir estas dicas, o seu comportamento no trabalho e as ideias do que é necessário para crescer estarão ainda mais claros em sua mente.

Para ler mais informações sobre desenvolvimento profissional, assine a nossa newsletter e receba na sua caixa de entrada todas as nossas publicações!

Deixe um comentário

Por favor, seja educado. Nós gostamos disso. Seu e-mail não será publicado e os campos obrigatórios estão marcados com "*"