7 técnicas de oratória que você precisa aprender para alavancar sua carreira

Falar bem em público é umas das habilidades mais importantes, tanto na esfera pessoal quanto profissional. Sobretudo no trabalho, as técnicas de oratória ajudam a desenvolver a boa comunicação e a desenvoltura ao falar diante de muitas pessoas, o que é fundamental para alavancar a carreira.

Para gestores e demais profissionais que coordenam equipes, por exemplo, não dominar essa competência pode acarretar várias consequências negativas, desde falhas na comunicação até dificuldade em se posicionar como líder.

Por isso, se você busca desenvolvimento profissional, precisa aprender a falar em público. Saiba por que essa habilidade é tão importante para construir uma carreira de sucesso e conheça as melhores técnicas de oratória!

A importância de saber falar bem em público

Quem é gestor costuma lidar constantemente com colaboradores, equipes e fornecedores, além de fazer apresentações e outros tipos de discurso. Seja pequeno ou grande o público, o fato é que a oratória tem impacto profundo no interlocutor.

Nesse contexto, a boa comunicação é considerada um dos tipos de inteligência mais requisitados no mercado e nas empresas. Por isso, é essencial saber falar bem em público. Dentre os inúmeros benefícios, podemos destacar que, com essa habilidade, você consegue:

  • envolver e engajar os colaboradores;
  • gerar convencimento e persuasão;
  • expressar ideias, comunicados e informações de forma clara e precisa;
  • dar treinamentos mais eficientes e eficazes;
  • transmitir segurança e credibilidade;
  • demonstrar liderança.

Dessa forma, é possível melhorar não apenas o próprio desempenho enquanto gestor, mas gerar equipes de alta performance e obter resultados mais efetivos.

As principais técnicas de oratória

Para que você desenvolva uma boa comunicação em sua gestão, separamos as sete principais técnicas de oratória. Veja como melhorar o seu discurso:

1. Objetividade

Discursos muito longos, com informações em excesso ou detalhes desnecessários, podem desmotivar o público ou até mesmo dificultar o entendimento do conteúdo. Por isso, a síntese pode ser uma das melhores técnicas de oratória para tornar seu discurso mais efetivo.

Lembre-se de que a sua fala tem um propósito, seja de transmitir informações, seja de vender uma ideia, por exemplo. Portanto, cuide para que o comunicado seja passado de modo objetivo e com o máximo de clareza. Com foco no que realmente importa para o seu público, a garantia de que a mensagem seja perfeitamente compreendida é bem maior.

2. Aprendizagem

O público não quer ouvir o que já sabe ou o que não seja novidade. Por isso, outra técnica eficaz é trazer conteúdo novo para o seu interlocutor. Pode ser uma curiosidade, uma estatística relevante ou um dado desconhecido.

Você também pode dar conselhos, ensinar algo ou trazer reflexões que de algum modo tenham validade prática na vida das pessoas. Essa técnica traz um efeito poderoso para a sua fala, pois o público percebe que o que você está dizendo é útil e que realmente está trazendo algo de valor para a vida delas.

3. Emoção

Outro recurso da oratória é suscitar a emoção no ouvinte. Nem sempre isso é algo fácil, mas, com a prática, é possível adquirir a habilidade de atingir o coração do público. Para tanto, o orador precisa estabelecer conexão com as pessoas que o estão ouvindo.

Uma boa dica é contar alguma história emocionante que você mesmo tenha vivenciado e que seja pertinente para o discurso. Também pode ser algo engraçado ou uma história constrangedora. Caso não haja, invente.

Criar narrativas é uma das melhores técnicas de oratória para gerar conexão emocional e identificação do público. Além de produzir engajamento da plateia, isso mostra capacidade de liderança do orador.

4. Repetição

Na oralidade, a repetição costuma ser uma técnica bastante efetiva. Ela é útil para dar destaque aos pontos mais importantes da sua palestra e impedir que o público se distraia ou esqueça a informação. Mas não se trata de apenas dizer várias vezes a mesma coisa, o que provavelmente deixará sua fala cansativa.

Existem boas técnicas de ênfase na oratória. Uma delas é trabalhar a dinâmica da sua voz, variando a intensidade e a velocidade, por exemplo. Você pode elevar o tom da voz ou até mesmo baixar, chamando a atenção do público. Também pode falar mais devagar e destacadamente ou, ainda, fazer pausas estratégicas antes de repetir uma informação.

5. Apresentação

O modo de apresentação tem relação direta com o sucesso (ou não) do seu discurso. Por isso, a arte da oratória também requer planejamento. Escreva previamente o que vai dizer e procure decorar sua fala. Isso não significa que, no momento da apresentação, você deva falar mecanicamente.

Na realidade, o intuito dessa técnica é que você tenha em mente todo o conteúdo que será abordado, sem depender de recursos exteriores. Projeções em Power Point, por exemplo, devem ser apenas um complemento e um auxílio para o público. Além disso, montar a apresentação corretamente permite maior controle do tempo e ajuda a superar imprevistos, dando segurança e credibilidade ao orador.

6. Postura

Você conhece aquela máxima de que o corpo fala, certo? Nesse sentido, as técnicas corporais são muito eficazes para a boa oratória. Você pode ficar de pé, andar um pouco e gesticular com as mãos. Tudo isso ajuda a dar naturalidade e fluidez para a sua apresentação, além de ser útil para prender a atenção do público.

Você também pode olhar diretamente para os participantes, o que gera troca com eles e aumenta o seu poder de persuasão. O importante é usar o corpo a seu favor e de forma bastante natural para não cansar a plateia.

7. Exercícios

Uma boa oratória também depende de prática e experiência; portanto, nada melhor que exercitar. Existem vários tipos de exercício, como os de respiração, por exemplo. Uma das técnicas consiste em inspirar o ar profundamente, expandindo o diafragma, e expirar lentamente pela boca. Isso ajuda a respirar de forma correta, permitindo que o ar passe pelas cordas vocais adequadamente.

Para melhorar a dicção e a pronúncia, é recomendável usar a técnica de trava-línguas e, ainda, ler textos em voz alta. Além disso, ensaiar na frente do espelho e treinar o discurso diversas vezes é fundamental para garantir uma fala segura, eficaz e clara.

Como você viu, saber falar bem em público é essencial para o crescimento profissional, trazendo enormes benefícios para a carreira. Seguindo essas técnicas, você será capaz de coordenar equipes com mais eficiência, fazer melhores apresentações e trazer resultados efetivos para a sua gestão.

Se gostou das técnicas de oratória, assine a nossa newsletter e receba conteúdos exclusivos para melhorar ainda mais sua performance e alavancar sua carreira!

Deixe um comentário

Por favor, seja educado. Nós gostamos disso. Seu e-mail não será publicado e os campos obrigatórios estão marcados com "*"