7 tendências de gestão que você precisa conhecer

Em um mundo cada vez mais dinâmico e acelerado como o de hoje, é essencial acompanhar as tendências de gestão. Só assim é possível ajustar seu estilo de trabalho, adaptando-se ao que há de mais interessante e promissor no mercado.

Lembre-se: é preciso avaliar as novas tendências com atenção para compreender se são realmente relevantes para o contexto da empresa e da carreira do gestor ou se são apenas modismos e movimentos efêmeros. Para isso, analise o contexto do negócio, sua forma de trabalho e as questões mais importantes para a rotina empresarial, sempre buscando maneiras eficientes e inovadoras de usar as tendências do mercado em favor do crescimento e da consolidação da marca.

Pronto para conhecer algumas das principais tendências de gestão e encontrar a melhor forma de aplicá-las no contexto da sua organização? Então fique de olho nos próximos tópicos!

1. Ética e preocupação com o outro

Durante muito tempo, a preocupação com a satisfação do cliente foi a máxima que orientava toda e qualquer decisão do gestor. Hoje em dia, porém, estamos vivendo um momento diferente, período em que é preciso ir além, demonstrando cuidado e preocupação também com a sociedade e o espaço em que a empresa está inserida.

Na prática, o público vem se tornando cada vez mais exigente e questionador. Por isso, busca empresas que se mostrem coerentes com suas escolhas e que sejam conscientes sobre a complexidade do mundo e de suas relações. Diante disso, é necessário ampliar os horizontes para se tornar cada vez mais envolvido com princípios éticos com a coletividade — de forma autêntica, claro.

2. Inovação e colaboração

É impossível pensar em tendência sem falar de inovação e colaboração. Afinal, tendo percebido cada vez mais a importância do indivíduo no contexto global, as empresas vêm oferecendo mais autonomia para que todos se sintam motivados a pensar e propor novas formas de lidar com desafios.

Entenda: o mundo atual é colaborativo. Sabendo disso, você precisa aprender a atuar dessa maneira, a fim de agregar cada vez mais valor ao seu trabalho e às suas decisões. O segredo está em não ter medo de ousar. Experimente e saiba escutar o outro sempre!

3. Histórias e experiências

Um mundo focado em novas experiências: essa é a realidade que vem se desenhando nos últimos anos e que tem se tornado mais forte a cada dia. Nesse novo momento, não basta mais que a empresa apresente uma boa história ao consumidor. É preciso proporcionar experiências únicas!

Então anote aí: tudo começa com um estilo de gestão que reconhece a importância do cuidado com os detalhes — que vão desde um atendimento de qualidade até um pós-venda personalizado e atencioso. Invista na experiência para logo ver como isso pode fazer uma diferença enorme!

4. Participação da geração Z

Uma das tendências mais relevantes da atualidade é o aumento da participação da geração Z (também chamada de millennial) no mercado de trabalho. E é certo: a partir de agora, o volume de jovens nascidos em meados da década de 1990 nas empresas tende a ser cada vez maior. Com isso, é importante que a empresa reforce sua cultura organizacional para que os jovens se adaptem ao ambiente corporativo e estejam preparados para atuar de forma alinhada aos objetivos. 

Também é importante ter em mente que a geração Z já nasceu em um mundo conectado. Justamente por isso, preza pela velocidade nos processos, pelo alto consumo de informação e pela facilidade de aprendizado. E é claro que tudo isso não só pode como deve ser usado em prol do crescimento da empresa!

5. Aumento da flexibilidade

Já não é segredo para ninguém que o tradicional modelo de trabalho caracterizado por uma equipe fechada e 8 horas dentro de um escritório está se tornando cada vez mais enfraquecido e ultrapassado. Os colaboradores de hoje buscam qualidade de vida, que é proporcionada por horários flexíveis, compensação de horas sem burocracia e um ambiente de trabalho mais acolhedor.

Um negócio que consegue se organizar para oferecer essa tão buscada flexibilidade tem maiores chances para conquistar a confiança do time e, assim, perceber o impacto da transformação nos resultados ao fim do mês. Nesse intuito, é vital descobrir o que realmente funciona para o negócio e conhecer o perfil dos colaboradores para, a partir daí, modelar a dinâmica de trabalho.

6. Treinamentos e tecnologia

Seja por meio de plataformas que permitam promover treinamento e capacitação constantes, seja via aplicativos que otimizem a rotina dos colaboradores ou inúmeras outras possibilidades, é fato: a tecnologia deve ser encarada como uma aliada poderosíssima dos gestores nos dias de hoje.

Um gestor que quer acompanhar de perto as mudanças do mercado precisa estar atento a todas as possibilidades oferecidas pela tecnologia para conseguir explorar aquelas ferramentas mais relevantes dentro do contexto da organização. E isso serve até mesmo para seu desenvolvimento pessoal, sabia?

7. Valorização do setor de Recursos Humanos

Reconhecer a área de recursos humanos como uma das mais estratégicas para a organização é, sem dúvida, uma das grandes tendências do mercado atual. Isso porque, cada vez mais, tem-se percebido a importância da manutenção de um time de colaboradores motivados e engajados com os objetivos da empresa.

Nesse cenário, um gestor que valoriza as pessoas responsáveis pelos cuidados com o time, traça um planejamento estratégico em conjunto com essa área e percebe como a gestão de pessoas é essencial, certamente só tem a ganhar.

Não tem como discutir: conhecer as tendências de gestão é um excelente começo para se preparar para uma atuação cada vez mais eficiente, precisa e produtiva. Para tanto, é essencial ser criterioso na seleção de tudo o que vai fazer parte não só do seu próprio dia a dia de trabalho, mas da rotina global da organização, já que qualquer escolha feita gera impactos diretos nos resultados finais da empresa.

Pronto para adotar um fluxo de trabalho que seja ao mesmo tempo ousado, inovador e eficaz, usando e abusando das tendências que mais têm a oferecer em seu contexto? Então mãos à obra! Coloque essas mudanças em prática e veja como os resultados do negócio darão um salto!

Por fim, para ficar por dentro de novidades sobre o mercado, basta curtir as redes sociais da Fundação Dom Cabral para acompanhar tudo de perto! Prefere Facebook, Twitter ou LinkedIn?

 

2 Comentários

  1. Claudionor Moreirasays:

    Excelente contribuição, nossos Gestores, seguramente ao fazer uso destes fundamentos , seguramente terão ou aumentarão seu SUCESSO em seus negócios.

    • Isadora Gontijosays:

      Claudionor,

      Agradecemos seu elogio. Você pode assinar nossa Newsletter e quinzenalmente enviaremos outros posts do Blog com dicas e temas sobre gestão.
      Em caso de dúvidas estamos à disposição.

      Fundação Dom Cabral

Deixe um comentário

Por favor, seja educado. Nós gostamos disso. Seu e-mail não será publicado e os campos obrigatórios estão marcados com "*"