8 livros sobre liderança feminina que toda gestora deve ler

O número de mulheres ocupando cargos de gestão, de alta responsabilidade, tem crescido consideravelmente. Entretanto, não basta chegar ao topo. Para sobreviver nesses cargos, é preciso demonstrar uma tendência contínua ao aprimoramento.

A leitura é uma ferramenta poderosa para essa missão, pois os livros carregam conhecimento e inspiração. Grandes líderes e profissionais de sucesso são conhecidos por lerem mais do que a maioria das pessoas. Alguns deles, inclusive, escreveram seus próprios livros!

Se você quer ser uma gestora melhor, portanto, deve buscar excelentes leituras. Não sabe por onde começar? Então, confira esta lista de livros sobre liderança feminina!

1. “Mulher Alfa”, de Cristiana Xavier de Brito

Nesse livro, a autora apresenta a história de dez mulheres que alcançaram o sucesso como líderes em suas respectivas áreas de atuação. Ela não se limita ao mundo corporativo; mostra também casos como o da deputada federal Mara Gabrilli e da advogada Marcia Rocha, com atenção, também, para a diversidade.

É um excelente livro para quem precisa reforçar a autoconfiança, pois ele destaca casos de sucesso que vencem contra a desigualdade e os preconceitos da sociedade.

2. “Mulheres no topo: Como mulheres bem-sucedidas conciliam trabalho e família”, de Diane F. Halpern e Fanny M. Cheung

Um dos grandes dilemas das mulheres que buscam sucesso profissional é como conciliar esse aspecto de suas vidas com o papel que exercem em casa, de mãe e esposa. A dupla jornada pode até parecer loucura, à primeira vista. Porém, muitas mulheres já demonstraram que é possível dar o melhor de si nos dois lados da vida, e ainda conseguir alcançar aquele cargo de liderança tão desejado.

Nessa obra, você encontra casos que ilustram essa vitória, e poderão inspirá-la a atingir os mesmos resultados na sua própria vida.

3. “Faça Acontecer: Mulheres, trabalho e a vontade de liderar”, de Sheryl Sandberg

Sheryl Sandberg é COO (Chefe Operacional) do Facebook. Com uma função de tamanha responsabilidade e projeção mundial, é claro que ela tem alguma coisa a dizer sobre a realidade da mulher no mercado de trabalho. Por isso, lançou seu livro sobre liderança feminina, no qual fala sobre a estagnação das mulheres em suas carreiras.

O principal motivo para ler esse livro é que ele reúne dicas práticas, voltadas a ajudar a mulher a resolver questões pessoais. Seguindo as dicas da autora, você poderá aumentar seu potencial de desempenho, escalando mais rapidamente até o topo das organizações.

4. “Feito Homem: A jornada de uma mulher ao universo masculino”, de Norah Vincent

Existe uma forte noção de que os homens são privilegiados na sociedade e levam vidas melhores, ou mais fáceis, do que as das mulheres. A autora Norah Vincent quis provar essa ideia empiricamente e, para isso, empreendeu um experimento ousado: disfarçou-se de homem durante 18 meses, conviveu com o gênero oposto e registrou todas as suas observações neste livro.

O livro traz informações importantes, em uma forma mais leve e divertida do que você provavelmente espera. É uma leitura que vale a pena investir seu tempo.

5. “Garotas equilibristas: O projeto de felicidade das mulheres que estão chegando ao mercado de trabalho”, de Cecilia Russo Troiano

Esse é um livro mais focado nas mulheres da Geração Y. A autora é psicóloga e empresária, e realizou um estudo sobre as ideias e expectativas dessas jovens que estão, aos poucos, assumindo o lugar das mulheres da Geração X no mercado de trabalho.

Um livro interessante para entender melhor a si mesma e, claro, às mulheres que rodeiam você no trabalho. Afinal, compreensão é um elemento essencial para a liderança efetiva.

6. “#GirlBoss”, de Sophia Amoruso

Você pode não conhecer Sophia Amoruso, mas ela tem uma longa trajetória de sucesso, que começou aos 22 anos, vendendo roupas usadas no marketplace eBay. O sucesso da loja virtual levou, depois de oito anos, à criação do seu próprio e-commerce — Nasty Gal —, do qual ela é CEO.

O livro #GirlBoss é sua autobiografia, e uma excelente fonte de inspiração para quem quer ser líder nesse novo mundo da transformação digital e dos negócios da internet.

7. “In the company of women”, de Grace Bonney

Esse livro é um verdadeiro compêndio de histórias de mulheres que vão inspirar sua carreira. A autora, Grace Bonney, realizou mais de cem entrevistas com mulheres bem-sucedidas que ela chamou de “makers, artists and entrepreneurs” — criadoras, artistas e empreendedoras. As respostas ela reuniu nessa espécie de enciclopédia, em que os conselhos das entrevistadas são complementados com belas fotografias.

A gama de nomes que aparecem no índice é abrangente, incluindo desde Tavi Gevinson, conhecida por seu trabalho como blogueira de moda, até Melissa Harris-Perry, escritora focada em temas de política e sua relação com a condição afro-americana.

8. “Extraordinárias: mulheres que revolucionaram o Brasil”, de Duda Porto de Souza e Aryane Cararo

Um livro que reúne o nome de muitas mulheres ousadas, que fizeram a diferença para a sociedade e história brasileiras, mas pouco conhecidas e quase nunca citadas nos livros. Cada uma delas é um exemplo de força e coragem, exatamente como o que você precisa ter para ocupar um cargo de liderança.

Pode não ser um livro sobre o mundo das empresas, mas certamente trará lições valiosas para que você também deixe sua marca na história.

Infelizmente, ainda não há tantos livros sobre liderança feminina nas prateleiras quanto poderia haver. Esperamos que o número cresça — assim como aumenta o número de mulheres que conquistam reconhecimento e sucesso profissional ocupando espaços de gestão.

Como já vimos, essas leituras vão trazer conhecimento e inspiração. Porém, esse não é o único motivo para ler os livros que apresentamos aqui.

Quando você compra e prestigia essas obras, está também demonstrando apoio às iniciativas que buscam dar maior visibilidade à mulher e ao seu papel. Dessa forma, a tendência é que novos volumes sejam publicados para divulgar a história de outras mulheres importantes.

Você gostou da nossa lista de livros sobre liderança feminina? Quer receber mais conteúdos como este, diretamente em seu e-mail? Então, não vá embora sem fazer sua inscrição na newsletter da Fundação Dom Cabral!

Deixe um comentário

Por favor, seja educado. Nós gostamos disso. Seu e-mail não será publicado e os campos obrigatórios estão marcados com "*"