As 5 maiores tendências de marketing digital para 2018

O marketing digital é atualmente uma das maiores apostas das empresas para ampliar sua presença no mercado e alcançar novos clientes. A distinção cada vez menor entre o mundo on-line e o offline trazem facilidades, mas também impõem desafios que podem fazer com que uma companhia fique para trás de uma hora para a outra. Não é à toa a curiosidade com as tendências de marketing digital para os próximos anos.

As grandes promessas envolvem recursos tecnológicos de última geração e personalização no atendimento ao consumidor. Com a competição cada vez mais acirrada pela atenção do público, sairão na frente as empresas ou os profissionais que entenderem mais rápido como colocar esse conhecimento estratégico em prática. Confira a seguir o que esperar para essa área em 2018.

1. Interação via chatbots 

O relacionamento com o consumidor tende cada vez mais a acontecer por meio das redes sociais. O crescente acesso dos brasileiros a um smartphone está transformando a maneira de se comunicar com as companhias. Esse comportamento deve continuar ditando a forma como as empresas respondem a essa demanda.

Quanto mais pessoas entrarem em contato com uma instituição usando a internet, mais necessário será dar uma resposta rápida e eficiente ao público.

Nesse sentido, os chatbots (robôs programados para responder perguntas) são poderosas ferramentas para agilizar o atendimento on-line a esses consumidores, tanto em suas páginas em sites de relacionamento, quanto no próprio site de uma companhia.

Com eles, é possível identificar a necessidade de um cliente e encaminhá-lo rapidamente para a respectiva área da empresa que solucionará seu problema. Tudo isso de forma automatizada, poupando tempo e melhorando o resultado dessa interação. 

2. Conteúdo relevante para clientes e consumidores em potencial

Um oceano de informações a um clique. Ao mesmo tempo em que a internet permite uma aproximação maior entre as empresas e as pessoas, o grande trunfo de um negócio é cativar o consumidor.

E não se trata somente de fazer uma pessoa comprar um produto. Trata-se de fazer com que as pessoas que tiveram contato com um produto ou um serviço se transformem em seus embaixadores.

Nesse sentido, criar conteúdo relevante para essas pessoas é crucial para criar identificação e manter nutrida uma base de clientes e de consumidores em potencial.

Você já deve ter ouvido algo sobre transformar clientes em fãs. Esse é, na verdade, um dos maiores objetivos de uma empresa que pretende manter seu crescimento no longo prazo.

Uma das formas mais eficazes de colocar em prática essa estratégia é se comunicar com o público de igual para igual, criando mensagens que façam a diferença no dia a dia das pessoas.

Nesse sentido, a criação de conteúdo próprio, levando em consideração o perfil do consumidor, suas dúvidas e necessidades, continuará sendo uma das principais tendências de marketing digital no neste ano.

3. Aposta em influenciadores para fortalecer laços com o público

Com o objetivo de se aproximar ainda mais de seu público, outra grande estratégia de marketing será a aposta em influenciadores.

Mas nem só as personalidades com milhares de seguidores nas redes sociais terão vez. É cada vez mais relevante a aposta de empresas em pessoas com menos seguidores, mas com grande poder para falar a língua de um público em que essas companhias estão interessadas.

Se antes tinha mais sucesso quem apostava grandes somas de dinheiro em celebridades consagradas para disseminar sua mensagem, hoje em dia mesmo as empresas menores têm a chance de ampliar o número de pessoas alcançadas na estratégia de expansão de sua marca.

4. O vídeo como principal formato 

As histórias instantâneas em vídeo se tornaram uma febre nos últimos tempos e devem continuar canalizando a atenção dos usuários das redes sociais. Por isso, é importante para uma empresa desenvolver conteúdo para marcar presença também nesse formato.

Outras maneiras de trabalhar conteúdo em vídeo, como a transmissão ao vivo (streaming) e o clipe reproduzido automaticamente na timeline (autoplay), também devem seguir mostrando sua força.

Nesse sentido, ganha quem consegue lidar bem com essas ferramentas para cativar seu público. As mensagens tendem a ser curtas, diretas e com potencial para causar grande impacto.

Definir e conhecer o público que se deseja atingir também é fundamental para escolher o formato adequado, pois cada perfil de consumidor terá uma interação maior com determinada plataforma.

Um consumidor mais jovem, por exemplo, pode ter mais afinidade com as histórias instantâneas. Outro, mais velho, pode dar preferências a vídeos mais longos e explicativos.

Descobrir a forma mais eficiente de falar com o público é uma das principais estratégias de uma empresa para ampliar o seu alcance e saber qual é a maneira mais adequada de transmitir essas mensagens poupa tempo e esforços desnecessários.

5. Realidade virtual para auxiliar no processo de compra

Se você já comprou algum produto pela internet, deve ter se perguntado em algum momento se aquele tamanho ou formato era adequado às suas necessidades. E mesmo usando recursos adicionais, como tabelas de cores ou tamanhos, você se preparou para eventualmente ter de trocar esse produto.

Porém, para produtos e serviços mais complexos, o processo de troca não é tão simples. Pense no trabalho que daria trocar um armário comprado pela internet que não se ajustou às medidas das paredes daquele cômodo da sua casa.

Por isso, a realidade virtual será cada vez mais utilizada para auxiliar no processo de compras pela web. Vídeos, gráficos e projeções podem ser decisivos para o ato da compra e reduzirem as chances de que aquele produto ou serviço não esteja no formato adequado ao que o cliente precisa.

Além disso, esse recurso também pode ser usado para proporcionar testes gratuitos de um produto, como o test drive de um carro ou um roteiro de viagem personalizado, por exemplo. Assim, é possível conquistar um número maior de consumidores de uma forma relativamente mais barata.

As tendências de marketing digital terão um impacto cada vez maior na vida dos consumidores. E você, com certeza, não quer ficar de fora dessa revolução. Compartilhe esse post com seus contatos nas redes sociais e veja quantas pessoas em sua rede já foram alcançadas por essa estratégia. 

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