Ascensão profissional: os 5 passos para se preparar

A ascensão profissional é uma das maiores aspirações de quem busca construir uma carreira sólida e de sucesso. Para isso, é preciso saber se preparar e fazer um bom planejamento. No entanto, nem todo mundo sabe como dar os próximos passos na carreira para evoluir profissionalmente.

Embora o caminho de crescimento profissional possa ser, muitas vezes, árduo ou longo, existem algumas boas atitudes que facilitam esse processo, tanto para quem está iniciando a carreira quanto para quem já conta com alguma experiência de mercado. Trata-se de práticas simples, mas extremamente eficientes.

Portanto, para você que deseja alavancar sua carreira, confira estas 5 dicas valiosas. São os passos indispensáveis na vida de todo bom profissional, que vão aumentar suas chances de se desenvolver na profissão. Veja a seguir!

1. Saiba o que é avaliado na ascensão profissional

Preparar-se adequadamente é o primeiro passo para construir uma carreira e ser reconhecido profissionalmente, atingindo, assim, seus objetivos. Para que você consiga traçar um plano de carreira, é preciso saber o que é requisitado ou avaliado na ascensão profissional. É assim que você mesmo poderá criar oportunidades para progredir.

Alguns fatores são elementares, como é o caso da qualificação. Melhorar constantemente seus conhecimentos é fundamental, independentemente de qual estágio de carreira você se encontra. Assim, você terá o preparo técnico necessário para ascender profissionalmente.

Além de fatores como conhecimento e experiência, a dedicação e o comprometimento com a empresa também é essencial. Ainda que o profissional tenha um alto nível técnico ou bastante experiência na área, dificilmente alcançará a ascensão profissional se ele não estiver bem alinhado com os valores da empresa e engajado com os objetivos organizacionais.

Há ainda um ponto essencial, que muitos acabam esquecendo: trata-se da postura profissional. Algumas características comportamentais são constantemente avaliadas pelas organizações, tais como:

  • cordialidade;
  • bom humor;
  • confiança;
  • liderança;
  • empatia;
  • resiliência;
  • perseverança;
  • flexibilidade;
  • proatividade.

Portanto, não subestime as boas atitudes profissionais, que fazem total diferença desde o momento de contratação até em possíveis promoções, sendo a causa, até mesmo, de muitas demissões.

2. Especialize-se na sua área de atuação

Para evoluir na carreira, é imprescindível que o profissional entenda a importância da educação continuada. Sabemos que, hoje em dia, estagnar nos estudos tem impactos negativos que incidem diretamente na carreira. Nesse sentido, capacitar-se no seu ramo de atuação é um passo crucial para deixar você mais perto do cargo almejado.

Isso é importante para aprofundar seus conhecimentos na sua área profissional, atender às exigências do mercado e suprir a demanda das empresas, que requerem profissionais cada vez mais qualificados.

Uma das melhores formas de se especializar é por meio de uma pós-graduação, seja com uma especialização ou um MBA, por exemplo. Existem programas de especialização em gestão de diversas áreas, como gestão de negócios, financeira, de projetos, de marketing e outras. E, além do famoso Master Business Administration (MBA) — essencial para quem busca posições de direção e liderança —, também existe o Mestrado Profissional em Administração (MPA).

Formações como essas dão amplo reconhecimento ao profissional e maior valorização no mercado. Com os cursos, você mostra interesse em sempre melhorar a sua atuação e fica por dentro das novidades da sua área, obtendo aprofundamento técnico bem como aplicação prática das teorias estudadas. Assim você amplia os horizontes de seus conhecimentos, além de investir em um aprendizado qualificado que agrega valores à sua atuação profissional.

3. Aprimore suas competências e habilidades

Com um mercado cada vez mais exigente e competitivo, além de aperfeiçoar os conhecimentos técnicos e específicos da sua área de atuação, outro passo fundamental é o aprimoramento das suas habilidades.

Atualmente, as competências pessoais e profissionais são extremamente valorizadas pelas empresas, além de conferir destaque e diferenciais competitivos ao profissional. Para quem deseja assumir cargos de gerência, por exemplo, é imprescindível desenvolver habilidades de gestão, liderança e capacidade de coordenar equipes.

Outra habilidade muito procurada é a boa comunicação, fundamental no mundo corporativo, em que o trabalho em equipe é crucial para o êxito dos objetivos organizacionais. Ela é importante não só para os altos cargos de liderança, para motivar, orientar e instruir corretamente os subordinados, mas também para evitar falhas de comunicação entre os colegas de trabalho, melhorar os relacionamentos e até mesmo a performance do colaborador, seja em reuniões e negociações, seja no dia a dia profissional.

Para melhorar suas habilidades, você pode ainda desenvolver seu conhecimento em idiomas, participar de palestras, workshops e demais cursos. Tudo isso melhora o seu currículo, atesta a sua qualidade profissional e aumenta suas chances de conseguir uma promoção.

4. Melhore a sua rede de contatos

Uma prática que contribui significativamente para alavancar a carreira é o networking. Relacionar-se bem com as pessoas, criar laços profissionais e ampliar sua rede de contatos é fundamental para aumentar suas oportunidades de trabalho e conquistar aquele cargo tão sonhado.

Isso acontece porque um networking qualificado ajuda o profissional a se manter conectado aos assuntos relacionados à sua área, a ser mais reconhecido no seu meio profissional e a formar alianças vantajosas para a carreira.

Portanto, é importante desenvolver relações de forma inteligente e saudável. Isso significa dizer que um bom networking não se trata apenas de ter uma agenda de contatos quantitativamente impressionante.

Muito além disso, é preciso que você tenha honestidade profissional e aja com ética, responsabilidade e comprometimento em suas relações. Tudo isso é essencial para que você ganhe credibilidade no mercado e conquiste oportunidades para progredir na carreira.

5. Mantenha-se atualizado no seu segmento

Em um mundo tão dinâmico como o atual, é fundamental que o profissional se mantenha atualizado e acompanhe as novidades do seu nicho de atuação. O mercado de modo geral — e especialmente a área de negócios — sofre contínuas mudanças, por isso é preciso estar atento às tendências, inovações tecnológicas e transformações digitais.

Essa é uma atitude que deve ser constante na sua carreira caso queira alcançar o topo com excelência profissional e até mesmo depois de conquistar cargos mais altos. Vivemos em uma época em que atualizar-se é um imperativo para o bom profissional, do contrário, as chances de ascensão podem minar e prejudicar sua carreira.

Sendo assim, conhecer as transformações do mercado de trabalho, as demandas atuais das empresas e o perfil profissional exigido do colaborador é um passo essencial para se aproximar do cargo desejado.

Portanto, seguindo essas dicas, você estará preparado para obter êxito profissional e garantir um futuro promissor. A trilha para o crescimento na carreira pode ser, ainda, um processo prazeroso de constante aprendizado e desenvolvimento pessoal.

Se você quer aumentar ainda mais suas chances de ascensão profissional, baixe o nosso e-book gratuito sobre mercado de trabalho! Com ele, você aprende a se tornar um gestor de sucesso e encontra as melhores informações para impulsionar sua carreira!

Deixe um comentário

Por favor, seja educado. Nós gostamos disso. Seu e-mail não será publicado e os campos obrigatórios estão marcados com "*"