Como escolher a melhor pós-graduação em marketing?

Você deu o primeiro passo: tomou a importante decisão de fazer uma pós-graduação. Então, deu o segundo passo e escolheu a pós-graduação em marketing. Excelente!

Agora, é a hora de avançar mais um degrau e escolher onde você vai investir para realizar seus estudos. Em outras palavras: escolher o melhor curso para a sua formação.

Como fazer isso? Bem, você deve levar em consideração alguns fatores. Neste post, você vai descobrir quais são eles. Então, leia com atenção, vamos começar?

1. Grade Curricular

O primeiro fator é a grade curricular, isto é, as matérias e atividades que compõem a pós-graduação em marketing. O curso ideal deve trazer uma grade equilibrada, que seja abrangente e, ao mesmo tempo, ofereça uma visão aprofundada de cada assunto.

Você também deve ficar atento e observar se a grade do curso está alinhada com as tendências atuais do marketing. Marketing Digital, por exemplo, é uma vertente de peso e altamente valorizada no mundo profissional. Se o curso não inclui esse assunto, apresenta uma falha grave.

2. Quadro Docente

No processo de aprendizado, o professor é o elemento mais importante. A melhor pós-graduação em marketing é aquela que apresenta um quadro docente composto de profissionais experientes. Pessoas que não apenas estudaram Marketing, mas fizeram Marketing na prática. Que trabalham e trabalharam em grandes organizações, que conduziram campanhas de sucesso e que obtiveram resultados significativos. Profissionais que sabem o que funciona e o que não funciona.

3. Metodologia de Ensino

Cada instituição adota uma metodologia de ensino própria. Algumas oferecem aulas pesadas em conteúdo, como pequenas palestras, outras adotam uma abordagem mais participativa, em que os alunos desenvolvem debates para construir o conhecimento. Todas as metodologias são válidas, então, o que realmente interessa é saber qual delas combina mais com você e beneficia o seu aprendizado. Você deve preferir a instituição que adota uma metodologia de ensino compatível com seu perfil.

Ao mesmo tempo, não se esqueça de que o Marketing exige prática e não apenas teoria. Portanto, investigue a grade para descobrir se existem matérias que propiciem a oportunidade de colocar a mão na massa. É interessante que algumas matérias sejam avaliadas por meio de projetos em vez de apenas provas. Assim, você potencializa o seu aprendizado.

4. Recursos oferecidos pela Instituição

Existem diversos recursos que uma instituição de qualidade pode oferecer aos seus alunos de pós-graduação em marketing. E não estamos falando simplesmente de recursos materiais, como salas interativas, bibliotecas e acervos de artigos acadêmicos — embora estes sejam elementos importantes e você deve levá-los em consideração.

Porém, muito além disso, a instituição pode ter parcerias estratégicas e orientação de carreira para ajudar seus alunos a alcançar novas oportunidades. Alguns exemplos são:

  • parcerias com instituições de ensino do exterior, facilitando o processo para realizar intercâmbios e outros cursos fora do Brasil;
  • parcerias com sites e empresas de recrutamento, permitindo que os alunos tenham acesso a vagas de emprego exclusivas;
  • aconselhamento profissional que visa orientar o percurso de carreira dos alunos em encontros ao longo do curso.

Tudo isso representa valor agregado para o aluno. Assim, a instituição colabora com a sua formação e aprendizado de uma maneira mais abrangente, que vai além do curso de pós-graduação em marketing.

5. Reconhecimento no Mercado de Trabalho

É claro que você não quer apenas um diploma para pendurar na parede, não é mesmo? Você quer uma pós-graduação em marketing que ajude sua carreira, que aumente sua competitividade no mercado de trabalho. Ela será uma ferramenta para atingir um novo patamar de desenvolvimento profissional e, claro, conquistar um cargo com mais responsabilidades, desafios e benefícios.

Para isso, é preciso escolher uma instituição que tenha reconhecimento, uma faculdade cujo nome chame a atenção dos recrutadores. 

Esse tipo de instituição, de maneira geral, tem um perfil que mistura tradição e inovação. Ou seja, tem uma trajetória sólida, mas está sempre trazendo novos professores, novas metodologias e novos recursos para beneficiar seus alunos. Uma faculdade presa ao passado ou uma faculdade recém-aberta que ninguém conhece, são exemplos de instituições que não vão trazer o reconhecimento que você precisa.

6.  Acessibilidade

Não adianta escolher a melhor pós-graduação em marketing e, no final, descobrir que é inviável . Portanto, acessibilidade é um fator com o qual você deve, sim, se preocupar.

Quando falamos em acessibilidade, o valor do investimento é um dos elementos em questão. Porém, ao contrário do que a maioria das pessoas imagina, está longe de ser o mais importante. Antes de tudo, é preciso que você tenha condições de, efetivamente, frequentar as aulas.

Existem diferentes alternativas que facilitam essa missão. Muitas instituições apostam em uma rede de associados que implementam o curso em diferentes regiões do país. Em alguns casos, a frequência das aulas é reduzida (por exemplo, uma vez a cada quinze dias) para que os alunos tenham que se deslocar menos vezes até a instituição de ensino.

Para escolher a opção certa, o segredo é ser honesto consigo mesmo. Você vai conseguir manter o foco nos estudos, se estiver longe da sala de aula? O seu trabalho permite que você compareça às aulas? Leve em consideração fatores como o tempo e o custo de deslocamento, que podem atrapalhar sua motivação em longo prazo.

Já que a pós-graduação em marketing é um compromisso sério, você deve avaliar todos os ângulos antes de começar o curso. Afinal de contas, não adianta se matricular e acabar desistindo antes de se formar. Tenha certeza de que você está pronto para levar essa missão até o fim!

Se você precisa de ajuda para descobrir se é o momento certo para começar uma pós-graduação, fique tranquilo. Você não precisa tomar essa decisão sozinho.

Que tal entrar em contato com a Fundação Dom Cabral? Nossa equipe vai esclarecer todas as suas dúvidas. Assim, você poderá fazer sua escolha com mais segurança e assertividade. 

Deixe um comentário

Por favor, seja educado. Nós gostamos disso. Seu e-mail não será publicado e os campos obrigatórios estão marcados com "*"