Como fazer marketing pessoal fora do ambiente on-line?

Se analisarmos as condições mercadológicas de um produto X ou do serviço Y, certamente não será difícil entender por que precisamos adotar estratégias para diferenciá-los das ofertas da concorrência. O detalhe é que, se mudamos o foco para nossa própria carreira, essa mesma compreensão nem sempre está presente. E é aí que mora, portanto, a importância do marketing pessoal!

Independentemente da área de atuação, a concorrência hoje não dá trégua. E por mais que investir na qualificação profissional seja imprescindível, a verdade é que quem almeja alcançar sucesso na profissão também precisa saber valorizar e dar visibilidade às suas iniciativas!

Nesse cenário, as redes sociais têm sim um papel importante para as ações de marketing pessoal, mas é preciso fazer uma ressalva: até para tornar as ações nessas plataformas mais consistentes, é necessário ter estratégias que extrapolem o ambiente on-line. Interessado em saber mais sobre o assunto? Então continue a leitura deste post!

Planeje sua carreira

Você não só passa boa parte do tempo no trabalho como depende dele para ter melhores condições de vida, certo? Qual a lógica, então, de deixar sua carreira profissional nas mãos da sorte ou do acaso? Pois é justamente isso o que acontece quando você abre mão do planejamento! E sabe o que é pior nessa história? Sem definir objetivos e a forma de alcançá-los, você corre o risco de perder boas oportunidades de crescimento profissional.

Se você está de olho em uma promoção na empresa, precisa se qualificar para a vaga. Contudo, sem o devido planejamento, como vai conseguir fazer a economia necessária para arcar com os custos de uma pós-graduação? No dia a dia das empresas, também é comum vermos profissionais insatisfeitos com a profissão escolhida, mas que não são capazes de traçar um plano de carreira para mudar o rumo da história, buscando algo que tenha mais a ver com suas habilidades e seus anseios profissionais. Nada ideal, não acha?

Pense: o planejamento é a base do seu marketing pessoal. Assim como acontece no caso de produtos e serviços, portanto, é preciso definir aonde se quer chegar profissionalmente, analisando o que deve ser feito para alcançar aquele objetivo. Quer ser um executivo bem-sucedido? Nesse caso, não dá para abrir mão de cursos de especialização. Sonha em atuar em uma multinacional? Então foque na fluência no inglês. Mesmo que os planos não sejam nada ousados, é necessário preparo. Nada de depender do improviso!

Cuide da sua imagem

Resolvida a questão do planejamento, essencial para que você obtenha a qualificação adequada para correr atrás de seus objetivos, chega a hora de pensar também na forma como suas competências serão promovidas interna e externamente. Sob a perspectiva do marketing pessoal, tenha em mente que não basta executar bem suas tarefas. É importante garantir que suas habilidades serão devidamente reconhecidas. Afinal, as pessoas devem ter uma percepção positiva sobre sua imagem.

Para isso, é fundamental pensar na construção da sua reputação profissional. Saiba que ela é formada também a partir de detalhes do dia a dia, como pontualidade, cordialidade e, claro, eficiência. Mas há outra questão crucial para sua reputação: a honestidade. Muitas carreiras são colocadas em xeque porque o profissional, em alguma situação, compromete a integridade de seus valores. Não caia nessa armadilha!

Como você pôde ver, cuidar bem da sua imagem é um aspecto fundamental do marketing pessoal que envolve a gestão dos mais diversos aspectos, desde os mais básicos, como a boa apresentação, aos mais complexos, como a reputação construída ao longo de toda sua trajetória.

Atualize seus conhecimentos

Até pelos aspectos que tratamos anteriormente, você já sabe que, para construir uma carreira de sucesso, é preciso atualizar seus conhecimentos e investir em qualificação. Os mercados cada dia mais competitivos têm exigido esforços redobrados dos profissionais nesse sentido. Em qualquer área, a graduação é apenas o primeiro passo! A boa notícia é que o mercado brasileiro tem evoluído tanto que, atualmente, oferece excelentes alternativas para quem precisa se especializar.

Nesse caso, além dos cursos específicos para sua área, não deixe de frequentar também os eventos relacionados a seu mercado de atuação. Dessa maneira, além de conseguir acompanhar as tendências do setor, a participação em cursos, congressos, feiras e até mesmo reuniões mais informais é fundamental para expandir seu networking.

Tudo bem que vamos abordar isso mais profundamente no próximo tópico, mas por ora vale registrar essa informação: atualização constante é fator-chave nos dias de hoje. Com os avanços tecnológicos gerando impactos em todas as atividades, não há como abrir mão do investimento em novos aprendizados.

Amplie seu networking

Quando se pensa em networking hoje em dia, é normal que o foco seja direcionado para as plataformas digitais, não é mesmo? Obviamente, as redes sociais podem sim ajudar na construção de uma boa rede de relacionamento, mas outras possibilidades também podem ser aproveitadas.

Quem faz um curso de pós-graduação, por exemplo, pode aproveitar a oportunidade para qualificar melhor as relações mantidas fora do trabalho. Esses cursos são ministrados por profissionais experientes do mercado e, em geral, uma simples indicação deles pode fazer muita diferença na sua carreira. Aproxime-se dos professores da pós-graduação e se esforce para manter contato também com seus colegas de classe. Não seria ótimo se vocês pudessem se ajudar no futuro?

Para que tudo isso tome forma, é importante adotar uma postura proativa e de total respeito com seus interlocutores. Não se esqueça que, como já dissemos, a reputação do profissional também depende de suas atitudes no dia a dia! Preste atenção na forma como trata as pessoas, independentemente do cargo que ocupam, já que isso poderá ser usado a seu favor (ou mesmo contra você) em algum momento.

Por mais que o termo networking seja relativamente novo, essa é uma premissa básica para a gestão de carreira. Ser bem relacionado dentro e fora do ambiente de trabalho faz parte da vida de qualquer executivo bem-sucedido, profissional que aproveita as oportunidades para conferir mais visibilidade a seus diferenciais, enfatizando seus pontos fortes.

Desenvolva suas habilidades

Se você conversar com qualquer especialista da área de RH, a confirmação virá sem qualquer sombra de dúvida: o profissional precisa investir no autoconhecimento para conseguir identificar seu potencial e, claro, os aspectos que precisam ser aperfeiçoados. Quem aposta nesse tipo de aprendizado tem mais condições de fazer as adaptações necessárias para atingir seus objetivos profissionais. E não se engane, porque todo mundo tem defeitos. O que realmente faz a diferença é a forma como você lida com eles.

O autoconhecimento é importante, por exemplo, para o desenvolvimento de habilidades. Um exemplo simples pode ser visto na questão da comunicação. De fato, nem todo mundo é extrovertido por natureza. Mas para exercer um cargo de gestão, é preciso sim aprimorar as aptidões nessa área. Assim, ao identificar que há problemas no trato com as pessoas, é mais fácil rever determinadas atitudes. Quem consegue avançar no autoconhecimento ganha um diferencial crucial para qualquer carreira: segurança.

Como você viu, o marketing pessoal envolve muito mais que o bom uso das redes sociais para se promover. Na realidade, o mais importante é ter uma visão estratégica sobre suas atividades profissionais para traçar metas e definir como alcançá-las. É óbvio que isso vai exigir atenção com sua qualificação profissional, mas tudo se tornará bem mais acessível com o devido planejamento.

E então, será que essas dicas foram úteis para ajudar no planejamento da sua carreira? Que tal nos ajudar a promovê-las, compartilhando o conteúdo com seus amigos nas redes sociais?

 

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