Competitividade no mercado: entenda o peso de uma especialização

É fato: existe uma grande quantidade de profissionais formados buscando um emprego, o que aumenta a disputa. Mas pode ficar tranquilo porque não vamos debater aqui questões próprias da competitividade no mercado. O que realmente queremos debater hoje é como você pode lidar com essa situação!

Como se destacar dos demais e conquistar a tão sonhada vaga, com um bom salário, boas condições de trabalho e boa perspectiva de crescimento profissional? É aí que entra o peso de uma especialização na hora da seleção. Continue acompanhando para entender melhor!

As empresas querem profissionais especializados

Existem bons motivos por trás da nossa recomendação pelo investimento em uma especialização. Não é simplesmente porque a palavra pós-graduação fica bonita no papel, fazendo você parecer mais qualificado que outros candidatos.

O grande motivo é que esses profissionais, com formação mais aprofundada, possuem não apenas um conhecimento técnico mais amplo como, também, habilidades estratégicas essenciais: visão sistêmica, crítica, liderança e excelente comunicação.

Por isso, profissionais com uma pós-graduação podem largar na frente no processo seletivo de muitas empresas, o que é uma ótima notícia, principalmente se você está buscando recolocação profissional ou pensando em mudar de emprego.

O que isso significa para quem é graduado em Administração

Para quem fez uma graduação em Administração de Empresas, é razoavelmente seguro afirmar que viu um pouco de tudo que é feito em uma organização, como a gestão financeira, a gestão de projetos e a gestão de pessoas. O detalhe é que a graduação não costuma se aprofundar nesses temas. Assim, quando você chega a uma empresa para trabalhar, ainda tem muito a aprender, acarretando, em algumas ocasiões, em gastos extras das organizações com treinamento, começando em cargos menores para progredir conforme aprende.

Nesse cenário, a empresa sai um pouco prejudicada, pois tem que investir tempo e dinheiro na preparação de seus colaboradores até que estejam prontos para desempenhar todo o trabalho que é esperado deles.

Diante de tudo isso, se coloque na posição do empregador: não seria muito mais prático contratar alguém que já tem uma formação mais específica e aprofundada na área em que vai trabalhar? A especialização viabiliza justamente esse elemento extra de diferenciação aos olhos dos contratantes.

O que isso significa para quem não é graduado em Administração

A sua formação inicial é em Matemática, Letras, Biologia ou qualquer outro curso? Sem problemas! Você pode ainda não ter tido contato com certos processos básicos de uma empresa, mas isso não significa que precisa começar tudo de novo.

Em vez de fazer uma segunda graduação em Administração, a pós-graduação vai complementar a formação que você já tem com as noções de gestão de que precisa para conseguir uma boa colocação no mercado.

Para quem já está no mercado de trabalho há algum tempo

Talvez você esteja pensando que não precisa de uma especialização, porque aprendeu na prática, com a experiência. Essa é uma perspectiva bastante comum dos profissionais que já trabalharam em algumas empresas por estarem no mercado há mais tempo. Realmente, a experiência profissional pode ensinar muito, mas existem algumas falhas nesse modo de pensar. Mesmo que aprenda a fazer, a prática dificilmente ensina o porquê. Assim, você até se torna um ótimo executor, mas não tem a visão crítica necessária para elaborar planejamentos e tomar decisões.

Se você aprendeu com uma empresa, provavelmente também adquiriu vícios e maus hábitos. É o caso típico de quem justifica erros alegando que no outro emprego sempre foi feito assim. Se você já disse isso alguma vez, cuidado! Perceba que, quando sua experiência não é aproveitada, o novo contratante ainda terá que investir no seu aprendizado.

A verdade é que o aprendizado pela experiência, ainda que válido, não substitui ter bons professores, bem preparados, ensinando as melhores e mais atualizadas práticas do mercado. Por isso é que a especialização é sempre uma boa aposta! Esse investimento em conhecimento resultará em muito tempo economizado ao tentar descobrir soluções por conta própria.

Ter uma especialização valoriza seu currículo

Quando você tem uma especialização, se posiciona como parte de uma elite composta por profissionais mais preparados. Nesse cenário, além da base geral da graduação (que hoje em dia já nem é mais considerada um diferencial competitivo), você tem um degrau a mais de conhecimentos dentro da sua área. Para a empresa, isso significa menos tempo e dinheiro investidos em treinamentos para você!

Isso sem contar que você já vai chegar ao trabalho pronto para assumir responsabilidades maiores. É por isso que, quando a empresa contrata alguém para um cargo de gestão por meio de seleção externa, um dos critérios para a vaga quase sempre é a pós-graduação no setor.

Ainda vale a pena ressaltar que o conhecimento técnico não é a única característica que um profissional adquire durante a especialização para se colocar à frente da concorrência no mercado. Durante sua pós-graduação, você também:

  • aprende a se comunicar melhor, fazer apresentações e expor argumentos com precisão;
  • desenvolve uma postura mais madura, inclusive nos detalhes, como se vestir adequadamente e prestar atenção à sua linguagem corporal;
  • adquire mais responsabilidade e consciência sobre suas escolhas — aliás, escolher a área ideal para uma especialização já é uma decisão de alta responsabilidade;
  • aprende a tomar decisões de forma mais eficiente;
  • troca ideias com vários outros profissionais, expandindo seu pensamento e ficando mais apto à inovação;
  • faz muito networking.

Por mais que esses sejam conhecimentos mais abstratos, não tão explícitos quanto saber elaborar uma DRE ou um plano de cargos e salários, permitirão que você cause uma forte impressão positiva nas entrevistas de seleção para as melhores vagas do mercado.

Você acabou de ver como a especialização se reflete nas oportunidades que consegue conquistar em sua carreira. E isso vale tanto para quem está começando quanto para aqueles que já possuem uma trajetória profissional. 

Agora, provavelmente está pensando: por onde devo começar para encontrar a especialização certa e vencer a competitividade no mercado? Nós temos uma sugestão: para responder a todas as suas dúvidas, entre em contato por meio da nossa página sobre os programas de especialização em gestão. Confira agora mesmo!

 

Deixe um comentário

Por favor, seja educado. Nós gostamos disso. Seu e-mail não será publicado e os campos obrigatórios estão marcados com "*"