Conheça 6 livros de marketing essenciais para qualquer profissional

Uma característica do consumidor atual é que ele está cada vez mais acessível. São diversos os canais de contato entre as empresas e o seu público: do telefone até o WhatsApp. No entanto, esse mesmo consumidor tem se mostrado cada vez mais exigente e para agradá-lo só mesmo com boas estratégias de marketing. Para ajudar a identificá-las reunimos os seis livros de marketing essenciais para empresas e profissionais de todos os setores! Confira!

1. Marketing 4.0: do Tradicional ao Digital (Philip Kotler)

Considerado o “pai do marketing”, Philip Kotler se tornou um dos autores mais importantes quando o assunto é marketing e suas estratégias de mercado. Depois do sucesso mundial “Marketing 3.0” — outro livro imperdível — Kotler presenteia os leitores com uma versão atualizada sobre o futuro da área em “Marketing 4.0”.

Enquanto no livro anterior, o autor se concentrou na transição do marketing em três fases: do produto, ao consumidor e, finalmente, ao ser humano, na versão 4.0, quem ganha destaque é o marketing digital — que vem ganhando atenção.

Esse fato torna esta obra imperdível para quem quer entender o comportamento do público nessa nova era da conectividade, além de aprender como o profissional de marketing pode adotar práticas consistentes e lucrativas em um mercado em constante mutação.

2. Organizações Exponenciais (Salim Ismail, Yuri Van Geest e Michael Malone)

Quem trabalha ou se interessa por marketing sabe que a palavra do momento é “inovação”. Muitas empresas têm buscado o segredo para criar produtos e serviços que tragam essa característica. No entanto, muitas delas têm falhado ao apostar em ideias e projetos que nada tem a ver com inovação.

No livro “Organizações Exponenciais”, Ismail, Van Geest e Malone mostram o que na realidade significa esse conceito e como ele vem provocando mudanças de hábitos nos consumidores e na própria sociedade.

Eles trazem ainda dicas para empresas sobre como acompanhar essas mudanças dentro do seu modelo de negócio, além de exemplos de organizações, como a Nokia, que viram os lucros despencaram por ignorarem essas mudanças. Lembra dela?

3. Transformação Digital: Repensando o seu Negócio para a Era Digital (David Rogers)

Se os exemplos de livros de marketing anteriores apresentam a nova cara do marketing na era digital, “Transformação Digital” traz uma visão prática de como adaptar o seu negócio a essa realidade. Algo desafiador para boa parte das empresas, especialmente as criadas antes da era da informação e da popularização da internet.

Rogers traz com uma linguagem prática aquilo que fez empresas com pouco tempo de existência, como Amazon, Netflix e YouTube, alcançarem um patamar de sucesso, e como os “dinossauros” do mercado têm feito a sua própria transformação digital.

Todo o livro é baseado na criação de estratégias baseadas nos cinco domínios desses novos tempos: clientes, dados, inovação, competição e valor. Entender esses temas é fundamental para gestores de todos os segmentos que querem continuar elevando suas vendas e fidelizando clientes.

4. Mobile Marketing: a Terceira Tela (Chuck Martin)

Outro tema que não pode passar despercebido aos olhos dos profissionais de marketing e gestores é o mobile marketing. Somente no Brasil, o uso de smartphones passou de 53% em 2013 para 90% em 2015, tanto que o aparelho é o item de consumo favorito dos brasileiros. O livro “Mobile Marketing” apresenta as estratégias e táticas necessárias para se destacar e inovar nesse cenário.

Um dos pontos mais interessantes discutidos por Martin é a forma como a mudança no modo de se conectar à internet também altera o comportamento e expectativas do consumidor. Além de facilidade no uso, eles esperam por sites e plataformas rápidas, que não representem um alto gasto de dados móveis. Empresas que atuam na área de comércio são as que mais precisam prestar atenção e se adaptar a este mundo ou correm o risco de cair no esquecimento.

5. Regras de Conteúdo (Ann Handley)

Criar conteúdo relevante é uma estratégia do marketing para educar o consumidor e despertar o interesse sobre os seus produtos ou serviços de uma maneira menos agressiva que as propagandas tradicionais. Mesmo sendo uma ideia relativamente simples, colocá-la em prática não é tão fácil quanto parece.

Muitas empresas acreditam que não precisam investir nessa área ou simplesmente compartilham qualquer tipo de informação, sem uma linguagem adequada ao seu público. E com isso, perdem a oportunidade de prosperar no mundo virtual.

O livro “Regras de Conteúdo” é um manual prático para as empresas que querem produzir conteúdo de qualidade, que transforme leads em clientes. Com ele o leitor aprenderá como escrever e-books, posts e artigos, além de produzir vídeos e podcasts de maneira genuína, sem parecer técnico demais, mas vendendo o seu produto e serviço de maneira poderosa.

Outra obra-prima da autora é o best-seller “Everybody Writes”, ainda sem tradução para o português. Nele, são mostradas as 13 regras essenciais para que qualquer profissional escreva melhor. Para quem consegue ler bem em inglês, esse livro é essencial na criação de conteúdo criativo e fácil de ser vendido!

6. Marketing de Permissão: Transformando Estranhos em Amigos, e Amigos em Clientes (Seth Godin)

Quem está envolvido com negócios já deve ter ouvido falar de Seth Godin. O estadunidense é um dos autores mais conhecidos na área, além de CEO de uma das primeiras companhias de marketing digital do mundo, mais tarde vendida ao Yahoo.

Com mais de quinze obras publicadas, o autor é uma figurinha carimbada em todas as listas de best-sellers. E não é à toa. Suas ideias são consideradas bem à frente do seu tempo e tem ajudado empresas a, de fato, mudarem a sua cara no mercado.

Um dos seus conceitos mais aclamados é o de marketing de permissão, que dá nome a um dos seus livros mais famosos. Ele é baseado em um conjunto de práticas de comunicação e marketing que visam atrair o cliente com o seu consentimento. Ou seja, sem propagandas invasivas no intervalo do jogo de futebol, outdoors no meio das avenidas ou ofertas que lotam a sua caixa de entrada de e-mail, por exemplo.

O seu foco está nos veículos  de uso pessoal, como as redes sociais, o SMS, o e-mail e as ligações telefônicas. E pode trazer muitas vantagens para as empresas, como maiores chances de converter potenciais clientes em clientes fiéis, criar um relacionamento mais respeitoso com eles e reduzir os gastos. Um dos livros de marketing essenciais para quem quer tornar a sua empresa inesquecível (de maneira positiva) para os clientes!

Gostou deste artigo? Quer receber outras informações sobre este e outros temas fundamentais para o seu negócio? Então não deixe de assinar a nossa newsletter para recebê-los direto na sua caixa de entrada!

 

Deixe um comentário

Por favor, seja educado. Nós gostamos disso. Seu e-mail não será publicado e os campos obrigatórios estão marcados com "*"