Conheça 7 mitos e verdades sobre o curso de gestão de negócios

O curso de gestão de negócios pode ser uma ótima oportunidade para deseja construir uma carreira de sucesso no mundo corporativo. Mesmo assim, não é incomum que algumas dúvidas surjam e os profissionais sintam-se inseguros em investir nessa especialização.

Para ajudar a esclarecer algumas informações e facilitar seu processo de tomada de decisão, decidimos preparar um post com os principais mitos e verdades sobre esse curso.

Está preparado para acabar com as suas dúvidas? Vamos lá!

1. O curso de gestão de negócios não é um diferencial

#Mito

Se um diploma do ensino superior não é mais uma garantia de bom emprego no contexto atual do mercado, essa situação ainda não se estendeu para a pós-graduação. Dessa maneira, quem vai além do canudo universitário consegue um bom posicionamento na hora de buscar a recolocação profissional ou brigar por uma promoção.

Aliás, o acesso amplo à graduação é justamente o motivo pelo qual você deve investir imediatamente na especialização. Quem se dá por satisfeito com o nível superior não se destaca e acaba estagnado na profissão.

2. O curso de gestão de negócios propõe uma visão geral da minha atuação

#Verdade

O curso não vai focar apenas em uma única área dos negócios, como marketing ou finanças. Essa é uma de suas grandes vantagens. Você vai aprender sobre a gestão de um ponto de vista sistêmico, entendendo o papel individual de cada área e, também, a maneira como elas se relacionam.

Essa perspectiva geral é indispensável para formar um profissional com perfil estratégico, ou seja, capaz de tomar decisões que sejam boas para o negócio — e não apenas para o seu departamento. Esse é o tipo de gestor que as grandes empresas querem contratar.

3. É só para quem é formado em administração

#Mito

Muito pelo contrário! Fazer uma pós-graduação em gestão de negócios pode ser a solução para você que é formado em direito, engenharia ou letras e quer trabalhar no meio corporativo.

Como sua graduação foi em uma área diferente, você pode estar pensando em voltar para a faculdade e começar tudo de novo. Mas isso não é necessário. Com a especialização, você supre todas as lacunas de conhecimento sobre o mundo dos negócios.

Mas é claro que, se você tiver a graduação em Administração, também pode fazer a pós em gestão. Nesse caso, seu foco não vai ser em complementar a formação, mas em aprofundar conhecimentos.

4. Exige muita dedicação

#Verdade

Como acontece com qualquer curso, para que você possa tirar o maior proveito possível da especialização em gestão de negócios, será preciso dedicação. Isso quer dizer que, além do investimento financeiro, você também precisa investir tempo e atenção para comparecer às aulas, participar das atividades, fazer suas leituras.

Mas não é preciso ficar preocupado. Se você tiver uma boa organização e foco em produtividade, vai conciliá-lo tranquilamente com o trabalho e com a vida familiar. O grande segredo é desenvolver uma rotina, com horários e metas definidos, para inserir o estudo na sua vida. Ele precisa receber o mesmo nível de prioridade que o seu emprego.

5. Só serve para quem quer ser funcionário de uma grande multinacional

#Mito

Certamente não! O curso de gestão de negócios traz conhecimentos que serão úteis em diversas circunstâncias. Em uma empresa de pequeno ou médio porte, na administração pública ou na gestão do seu próprio negócio, se você quiser se tornar um empreendedor.

Os conhecimentos adquiridos nas aulas vão ser úteis até mesmo na sua vida pessoal. Afinal, quem nunca enfrentou uma situação em que foi preciso negociar, falar em público ou gerenciar um conflito? Essas são habilidades que você desenvolve na sala da pós-graduação e leva para a vida.

6. O curso de gestão de negócios tem um TCC

#Verdade

Todo curso de especialização tem um trabalho obrigatório ao final, o chamado TCC (Trabalho de Conclusão de Curso). No entanto, é um erro pensar que o TCC é um “ponto negativo”. Se você encará-lo da maneira certa e colocar empenho na sua produção, ele pode acabar sendo uma das maiores oportunidades da sua vida profissional.

Você pode aproveitar o TCC para desenvolver um plano de negócios para seu primeiro empreendimento. Ou, então, para elaborar uma proposta de melhoria na empresa em que trabalha, levando suas ideias até o seu chefe para demonstrar proatividade e potencial.

O mais importante é que esse trabalho será monitorado e avaliado por professores qualificados, que vão ajudar você a garantir um excelente resultado final. É como receber uma consultoria exclusiva. Então, sem dúvidas, o TCC vai ser uma oportunidade única para alavancar sua carreira.

7. Vale a pena apenas pelo diploma

#Mito

Esse é um dos piores mitos sobre o curso de gestão de negócios. Se você ingressar nele apenas para conseguir o diploma no final, vai perder algumas das melhores experiências que ele oferece.

O exemplo típico é o networking. Na sua sala, haverá muitos outros alunos que também são profissionais em busca de uma carreira de sucesso, como você. Fazer contato com eles é uma maneira simples de ampliar seu horizonte de possibilidades.

Um deles pode saber a respeito de uma vaga de emprego que é exatamente o que você está procurando. Ou ter uma ideia de negócio da qual você adoraria participar como sócio. E, se não interagir, você nunca vai descobrir.

O curso vale a pena pelas aulas, pelos professores, pelos colegas, pelos eventos… O diploma é apenas um detalhe, se você souber aproveitar bem todos esses fatores.

Agora que você já sabe o que é verdade e o que é mentira sobre o curso de gestão de negócios, baixe o nosso Guia do Gestor de Negócios, um e-book completo sobre indicadores de desempenho e as razões pelas quais você precisa medi-los. Assim como as aulas, esse livro vai dar uma força para que você se destaque no trabalho e obtenha melhores resultados!

0 Comentários

Deixe um comentário

Por favor, seja educado. Nós gostamos disso. Seu e-mail não será publicado e os campos obrigatórios estão marcados com "*"