Conheça o perfil profissional mais procurado pelas empresas na crise

Muitas empresas já compreenderam que, para manter a competitividade diante da concorrência, é preciso investir no capital humano, na atração e na retenção de talentos e na formação de equipes de alta performance.

Em tempos de crise, esse assunto ganha ainda mais importância. De fato, os recrutadores buscam um perfil profissional diferenciado, multidisciplinar, dinâmico e que realmente agregue valor. Por isso, os processos de recrutamento e seleção passaram a avaliar não apenas o currículo dos candidatos, mas também habilidades e características pessoais que devem estar alinhadas às expectativas e necessidades dos empregadores.

Se por um lado a recessão econômica diminui a oferta de trabalho e provoca o desemprego, por outro ela também gera novas oportunidades para aqueles que investem no próprio desenvolvimento. Portanto, no post de hoje, apresentamos as qualidades que compõe o perfil profissional mais procurado pelo universo corporativo em momentos de crise. Continue a leitura!

Formação acadêmica e continuada

A formação é o primeiro item observado na análise de um currículo. Cursos de graduação e pós-graduação são sempre bem vistos, principalmente quando realizados em instituições de ensino renomadas. Nesse caso, o recrutador tem a certeza de que o candidato realmente se esforçou para conseguir o diploma e que absorveu todo o conteúdo proposto.

Cada vez mais, especialmente em algumas profissões, a especialização também é fundamental. Então, o aprendizado do profissional deve ser contínuo, garantindo a atualização e o conhecimento necessários para manter sua empregabilidade.

Fluência em outros idiomas

Em um mundo altamente conectado, o domínio de outros idiomas já é quase um pré-requisito para diversas funções. O inglês é indispensável, por isso, compreensão, escrita e conversação devem ser lapidadas. Para diferenciar-se, portanto, é interessante investir em outras línguas que podem abrir portas em grandes grupos multinacionais, que valorizam muito a fluência em alemão, francês, espanhol ou mandarim, por exemplo.

Competências comportamentais

A ascensão profissional também depende do aperfeiçoamento de competências comportamentais. Inteligência emocional, humildade, resiliência, disciplina, comprometimento e negociação são apenas algumas das características mais desejadas pelas empresas.

Para os cargos de liderança, o perfil profissional deve demonstrar também empatia, persuasão, maturidade, vocação para a articulação e uma ótima comunicação interpessoal. Apenas dessa forma será possível lidar com a pressão, o estresse e os conflitos do dia a dia com mais tranquilidade e assertividade.

Se você quer desenvolver ou aprimorar competências desejadas pelas empresas, o coaching pode ser um excelente aliado. Através do autoconhecimento e de autoavaliações sinceras, será mais fácil identificar aptidões, admitir fraquezas e elaborar um plano de carreira.

Apresentação de resultados e soluções

Outra característica importante deste perfil profissional é a capacidade de entregar resultados excepcionais. Essa eficiência está diretamente atrelada à proatividade, à capacitação, ao senso de oportunidade, à visão estratégica e, claro, ao engajamento quanto aos objetivos corporativos da empresa.

Especialmente diante de momentos difíceis e instáveis, o profissional com essas características toma a frente, assume novas responsabilidades e busca a solução para os problemas. Portanto, aproveite a crise para mostrar conhecimento, disposição, empenho, criatividade e ambição.

Relacionamento interpessoal

O marketing pessoal e um currículo repleto de cursos, experiências e qualidades chamam a atenção dos recrutadores, mas não são suficientes para garantir uma vaga, principalmente em períodos de escassez de oportunidades.

Então, é preciso ter um perfil profissional capaz de construir relacionamentos saudáveis e produtivos. A cooperação e a coletividade são aspectos fundamentais em qualquer situação, pois essa postura favorece um ambiente colaborativo através do companheirismo, do respeito, da ajuda mútua e da retribuição. Essa é a melhor maneira de conquistar aliados!

Flexibilidade

Profissionais flexíveis conseguem se adaptar rapidamente à novas realidades e demandas, mostrando-se sempre prontos para encarar imprevistos. Prazos apertados, cortes nas verbas e alterações nos projetos em andamento são comuns na maioria das empresas, especialmente durante uma recessão. Para administrar todas essas flutuações, é preciso contar com muita flexibilidade.

Mas, para ser flexível, é fundamental ter autoconfiança, assumir riscos e deixar de lado o engessamento, a estagnação e os antigos conceitos. Para tanto, é importante se manter atualizado sobre o mercado, as tendências, os casos de sucesso e o avanço dos concorrentes.

Domínio da tecnologia

A tecnologia está presente em todos os segmentos de atuação, bem como em todas as áreas de conhecimento, interferindo no modo como os profissionais trabalham. Por isso, é essencial conhecer e dominar as tecnologias, explorar suas funcionalidades e usufruir dos benefícios para alavancar a produtividade e as performances individual e coletiva.

Hoje, existem diversos softwares especialmente desenvolvidos para determinadas profissões. Além disso, inúmeros aplicativos auxiliam o gerenciamento do tempo, a organização da agenda, a definição de prioridades e o acompanhamento de tendências. Esses recursos também são muito úteis para uma comunicação ágil e efetiva — que, por sua vez, é imprescindível para evitar mal-entendidos, dúvidas, retrabalhos, falhas e desperdícios.

Potencial de liderança

A capacidade de liderar pessoas e equipes é outra característica bastante procurada pelos recrutadores. Cada vez mais, as empresas buscam profissionais que sejam capazes de interagir, influenciar e incentivar aqueles que estão ao seu redor.

Esse potencial de liderança é fundamental para a formação de futuros líderes, para a construção do plano de sucessão corporativo e para o desempenho do time. Entretanto, mantenha em mente que, para ser líder, não é necessário estar em um cargo de gestão. A liderança costuma ser naturalmente exercida, dispensando hierarquias.

Poder de decisão

O poder de decisão é mais uma habilidade do perfil profissional ideal. O profissional desejado atualmente consegue analisar as opções, os perigos, as probabilidades e as armadilhas que cercam as diferentes conjunturas.

Assim, ele pode tomar decisões com firmeza e segurança. Quem possui essa competência também sabe que a indecisão e a procrastinação são extremamente prejudiciais aos negócios, impedindo que a empresa supere os desafios e atinja as metas esperadas.

Honestidade e integridade

A honestidade e a integridade sempre estiveram na lista de características básicas do perfil profissional desejado pelo mercado. Entretanto, a ausência dessas virtudes nos ambientes corporativos provocou o surgimento dos departamentos de Auditoria Interna, Governança e Compliance e, também, a criação de normas de conduta mais rígidas.

Nesse contexto, colaboradores que não obedecem a esse comportamento padrão podem causar impactos negativos à imagem e à reputação da empresa. Por isso, ética e transparência são qualidades indispensáveis para qualquer funcionário.

Sabemos que não é fácil desenvolver essas características. Entretanto, ao conhecer o perfil profissional ideal, torna-se possível buscar um aprimoramento permanente, corrigindo desvios de comportamento e refinando habilidades consideradas essenciais pelas empresas.

E então, pronto para colocar a mão na massa e passar a apresentar o perfil profissional mais desejado em tempos de crise e instabilidade? Agora, para continuar aprendendo cada vez mais sobre capacitação, mercado e empregabilidade, siga-nos no Facebook, no Twitter e no LinkedIn e fique por dentro de todo o nosso conteúdo!

4 Comentários

  1. Arceni Novais de Souzasays:

    Excelente reportagem, vem de encontro com as necessidades das empresas e emprenho profissional.

    • Isadora Gontijosays:

      Arceni,

      Agradecemos o elogio e o contato. Fique de olho em nosso blog para ler outros conteúdos relevantes para sua carreira. Se tiver interesse, disponibilizamos gratuitamente e-books mais completos, você pode acessá-los aqui.

      Estamos à disposição para quaisquer dúvidas.
      Isadora Gontijo – Fundação Dom Cabral

  2. alexandre silva de souzasays:

    Boa noite foi a primeira vez que vi uma boa parte do conteúdo que vocês ensinam é muito gratificante o quê vocês passam para todos os gestores é líderes .
    muito obrigado pela oportunidade de obter um pouco mais de conhecimento com vocês.

    • Isadora Gontijosays:

      Olá Alexandre,

      Agradecemos o elogio. Este é um dos princípios da Fundação Dom Cabral: Contribuir para o desenvolvimento sustentável da sociedade por meio da educação, da capacitação e desenvolvimento das pessoas.

      Quinzenalmente você receberá nossa Newsletter com conteúdos variados. Aproveite.
      Em caso de dúvidas estamos à disposição.

      Isadora Gontijo – Fundação Dom Cabral

Deixe um comentário

Por favor, seja educado. Nós gostamos disso. Seu e-mail não será publicado e os campos obrigatórios estão marcados com "*"