Entenda a relação entre cargos de gerência e especialização

Encontrar uma boa colocação no mercado de trabalho é uma missão difícil até para quem já fez uma boa graduação e conta com uma certa experiência. Aliás, mesmo quem já atua em uma empresa sólida, grande ou com potencial de crescimento ainda enfrenta desafios. Afinal, o objetivo de todo profissional é crescer e, no mundo corporativo, esse passo pode ser dado por meio da ocupação de cargos gerenciais.

Estar em uma posição de liderança, sendo responsável por uma equipe, recursos e projetos, exige mais que mera dedicação. O profissional nesse cargo precisa ser devidamente qualificado. E é nesse cenário que entram os cursos de especialização, mais que indicados para abrir as portas certas, aquelas que levam aos cargos de gerência. Quer saber por quê? Então continue lendo!

Aumente seu conhecimento técnico

Antigamente, era comum uma pessoa se formar e usar o conhecimento da graduação durante toda a sua carreira. Nessa época, o diploma do ensino superior significava subsídio técnico para toda uma vida. O que acontece é que, no mundo de hoje, os negócios vivem em constante mutação: a forma como as empresas produzem, vendem e atraem clientes se transforma todos os dias. Por isso, investir em uma especialização é também um movimento para se manter atualizado com as melhores práticas do mercado.

Para atingir esse objetivo, é preciso escolher um centro de ensino compromissado em estar em constante contato com o mundo corporativo, seja por meio de pesquisas com empresas ou absorvendo conhecimento de executivos atuantes no mercado. Assim, as melhores e mais recentes práticas empresariais serão transmitidas para os alunos.

Além disso, nesse ambiente também são desenvolvidas habilidades típicas de um gestor, como a capacidade de fazer planejamentos detalhados e de acompanhar resultados, bem como de desenvolver uma visão clara sobre conceitos e práticas de marketing, controle financeiro e contábil, além da devida condução de projetos.

Desenvolva sua liderança

Um gestor é, antes de tudo, um líder. Seu papel diário é coordenar profissionais e guiar equipes rumo às metas das empresas. Para exercer esse papel com excelência, é preciso reunir uma série de habilidades e características, que vão desde a melhoria da comunicação até a capacidade de inspirar as pessoas.

Embora muita gente acredite que existem líderes natos, a verdade é que a liderança é uma qualidade que pode sim ser aprendida. Em um curso de especialização em gestão, o profissional aprende técnicas para conduzir uma equipe ao mesmo tempo em que assimila conhecimentos vindos da experiência de quem já está em uma posição de comando.

Além disso, a pós-graduação também é uma oportunidade e tanto para que o profissional comece a exercer papéis de liderança, seja durante a condução de trabalhos em grupo ou na coordenação de projetos feitos em sala de aula baseados em problemas reais. E não há dúvidas de que aprender na prática é muito mais enriquecedor, não é?

Aprenda a solucionar problemas

Espera-se que os gestores sejam capazes de prever riscos, contornar problemas e reverter impactos negativos de ações equivocadas, certo? Afinal, esse tipo de responsabilidade vem junto com o cargo. E tudo isso pode ser desenvolvido de maneira contínua em um programa de especialização, pois os participantes entram em contato com técnicas de controle de riscos, aprendem a prever problemas e, ainda, a propor soluções rápidas.

Também cabe ao gestor lidar adequadamente com conflitos, sejam eles internos (entre membros de uma mesma equipe, por exemplo) ou externos (como em problemas com fornecedores ou clientes). É claro que esse tipo de sabedoria pode ser desenvolvida durante sua experiência de trabalho, mas, em uma pós-graduação, você conseguirá simular tais turbulências e melhorar sua habilidade de contorná-las. E o melhor: sem correr riscos reais!

Com esse conhecimento prévio, ao se deparar com a perda de um funcionário para a concorrência ou com prejuízos oriundos de problemas de logística no mundo real, você já terá desenvolvido um jogo de cintura que não só agilizará sua tomada de decisão como trará melhores resoluções para a empresa.

Aposte em sua capacidade de inovar

Inovação é palavra de ordem no mundo dos negócios atual. Quem não se transforma dia após dia, aprimorando suas competências, acaba sendo deixado para trás. E essa verdade vale tanto para empresas quanto para profissionais. 

Durante a especialização, você entra em contato com práticas novas do mercado, apurando o tino em relação às tendências do mundo dos negócios. E essa é uma vantagem competitiva enorme, que facilitará sua missão de inovar, bem como de absorver novas ideias que possam ser adotadas pela empresa.

Aprimore o trabalho em equipe

Não há nem o que discutir: quem ocupa cargos de gerência tem que saber trabalhar em equipe. Isso vale principalmente para a coordenação dos seus próprios liderados, que precisam da presença e da colaboração efetiva da chefia, em uma relação que transcenda a sensação de eu mando e você obedece para chegar ao vamos fazer juntos.

Mas também é preciso atuar de maneira interdisciplinar, relacionando-se bem com outros setores da organização e, por vezes, até com empresas parceiras e fornecedores. É preciso saber atuar lado a lado com diferentes profissionais da maneira mais produtiva possível.

Durante uma especialização, o profissional é inserido, desde o começo, em um ambiente de constante colaboração. As atividades e os projetos baseados em casos reais são executados por equipes compostas pelos próprios alunos que, por sua vez, vêm de diversas áreas do mercado. Esse contato com a diversidade melhora sua capacidade de se encaixar em novas equipes, fazendo com que funcionem de uma forma mais coesa e produtiva.

Garanta um diferencial

Cursos de pós-graduação ajudam a melhorar as características que devem ser comuns a todos que ocupam cargos de gerência: liderança, capacidade de solucionar problemas, inovação, etc.. Mas a especialização também garante um diferencial competitivo ao transformar os profissionais em experts em determinada área.

No curso de especialização em Gestão, por exemplo, o aluno pode escolher diferentes ênfases para sua trajetória acadêmica. Dentre as opções estão finanças, marketing e mercados, negócios, pessoas e projetos. O profissional se debruça nessas áreas de maneira mais aprofundada para aprender técnicas e práticas complexas, que podem ser imediatamente aplicadas no seu ambiente de trabalho. Dessa forma, você sai não apenas cumprindo os requisitos necessários para ocupar cargos de gerência, mas também pode encontrar um novo rumo para sua carreira! 

Se seu objetivo é ocupar cargos de gerência em breve, você já deu um excelente primeiro passo ao procurar se informar mais sobre o assunto. Agora, que tal aprender mais sobre o que o mercado espera dos profissionais atualmente? Descubra o novo perfil do alto executivo no mercado!

 

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