Entenda a relação entre fazer pós-graduação e networking

Para ser um executivo de sucesso, é preciso muito mais que talento, disciplina e uma boa dose de ambição. Hoje em dia, é essencial que você se qualifique, seja uma referência de conhecimento na sua área de atuação e, ainda, que tenha uma rede de contatos sólida.

Em algum momento da sua carreira, você percebe que a graduação é sim um bom começo para atingir esses objetivos, mas é apenas o primeiro passo. A etapa seguinte não só pode como deve ser uma boa pós-graduação. Embora existam diferentes modalidades desse tipo de curso dentro da tradicional divisão entre lato sensu e stricto sensu, a grande maioria dá uma série de vantagens competitivas, desde expertise até contato com outros profissionais.

E é justamente sobre essa última vantagem que falaremos no post de hoje. Descubra a seguir como melhorar seu networking fazendo uma pós-graduação!

Importância do networking

Antes de mais nada, que tal conceituarmos networking? Então guarde aí: capacidade de construir uma rede de contatos profissionais que possam eventualmente oferecer boas vantagens competitivas. Essas, no entanto, não se restringem à indicação para vagas de emprego ou para posições hierárquicas mais altas. É de uma boa rede de contatos que podem surgir parcerias de negócio e novos fornecedores, bem como pode viabilizar a ampliação da fronteira do seu mercado consumidor.

Tudo isso é fruto de 2 coisas: habilidade e oportunidade. Vale ressaltar que a oportunidade vai muito além de um cafezinho no trabalho e da participação em feiras, workshops ou intercâmbios corporativos. Na verdade, ela também está presente em uma instituição de ensino de qualidade. Repensando sua escolha de pós-graduação?

Contato com corpo docente

Em geral, o corpo docente de grandes instituições de graduação é invejável: professores de renome, com larga experiência em sua área de atuação, além de verdadeiros mestres nas pesquisas. No entanto, esse tipo de perfil nem sempre privilegia quem tem uma inclinação mais corporativa que acadêmica. Já os professores de uma pós-graduação voltada para o mundo dos negócios vêm do mercado de trabalho. São grandes executivos, lideranças reconhecidas e experts em seus ramos, que levam para a sala de aula o conhecimento prático que será transmitido para os alunos.

Os ganhos de aprender com quem efetivamente faz são inúmeros, mas vamos focar aqui no networking. Nesse sentido, o importante é ter ciência de que o professor da pós-graduação pode ser o executivo que o contratará, pode tornar-se um fornecedor, um parceiro ou mesmo um cliente da sua empresa.

Fora da sala de aula, no entanto, você certamente precisaria percorrer um caminho bem mais longo para ter acesso a esses profissionais. Já durante a pós, você não só convive como aprende diariamente com eles, tendo a chance de demonstrar suas capacidades, seu perfil e seus interesses profissionais.

Rede de contatos horizontal

Construir um bom relacionamento com quem tem um posicionamento mais privilegiado que o seu no mercado é sempre uma boa ação. Mas nem por isso você deve focar 100% dos seus esforços de networking obtendo esse tipo de contato, viu? Também é preciso olhar para o lado, para aqueles profissionais que estão no mesmo estágio da carreira que você e, portanto, podem ter objetivos e visões de mundo parecidas.

Nas aulas de pós-graduação, é normal que o corpo discente seja formado por profissionais que já estejam no mercado de trabalho e até ocupando posições de liderança, supervisão ou gestão de determinado setor. São pessoas que passam por problemas parecidos com os seus e, portanto, podem encontrar boas soluções ao atuarem juntos.

Mas a riqueza dessa rede de contatos também está na diversidade de perfis. Mesmo em uma especialização voltada para a gestão de negócios, por exemplo, é possível conviver com colegas de Arquitetura, Direito, Biologia, Filosofia e assim por diante. Cada uma dessas pessoas pode agregar valor ao seu repertório, abrindo novas oportunidades em lugares e situações que você nem sequer havia imaginado.

Expansão da área de atuação

Você pode morar em Belo Horizonte desde pequeno, por exemplo, ter estudado na capital mineira e se formado em uma instituição reconhecida na cidade, para depois atuar no mercado local. Mas pense bem: por mais que sua rede de contatos seja vasta na cidade, seu networking está preso a ela!

Em um mercado cada vez mais globalizado e integrado, passa a ser essencial aumentar sua área de captação de contatos. É possível fazer isso sem sequer sair de onde está, participando de congressos, palestras ou workshops que reúnam pessoas de diferentes localidades ou mesmo de mercados diversos.

Mas é claro que também vale a pena se mover para ampliar sua rede de contatos. Eventos acadêmicos, por exemplo, podem acontecer em cidades diferentes daquela onde você faz a pós-graduação. Nesses casos, faça um planejamento (das finanças e de tempo) para partir em uma viagem de estudos — assim como eventualmente fazemos viagens a trabalho para ampliar nosso know-how e, claro, nossa rede de contatos em novas praças.

Evolução de habilidades interpessoais

Até aqui, falamos sobre o quanto fazer pós-graduação é importante para colocar o profissional em contato com as pessoas certas, no lugar mais propício. Mas precisamos destacar que o curso de especialização também é uma excelente oportunidade para você aprimorar suas habilidades interpessoais.

Conviver com pessoas diferentes e ampliar seu networking exige que você aprimore, dia após dia, seu  marketing pessoal, sendo o momento ideal para testar e melhorar sua própria marca profissional. Afinal, saber como mostrar suas qualidades sem soar prepotente também é requisito para quem deseja ascensão na carreira.

Também é essencial focar no compartilhamento de experiências, na ampliação da visão de mundo e no contato constante com quem pode agregar valor à sua carreira, ajudando-o a aprimorar sua trajetória no mundo dos negócios.

Pode acreditar: com o país ainda em crise, a melhor hora de investir em um curso de especialização é agora! Com isso, você turbina seu currículo e amplia seu networking de maneira decisiva para o futuro. E então, está pronto para fazer pós-graduação? Siga nossas páginas no Facebook, Twitter e LinkedIn para descobrir como um curso de especialização é essencial para alavancar sua carreira!

 

Deixe um comentário

Por favor, seja educado. Nós gostamos disso. Seu e-mail não será publicado e os campos obrigatórios estão marcados com "*"