Entenda como conseguir investidores para seu negócio

 

Você decidiu abrir seu próprio negócio. A ideia é boa e tudo tem corrido muito bem. Porém, por mais que a empresa tenha potencial de crescimento, precisa de mais capital. É a hora certa, portanto, de buscar investidores. Não sabe nem por onde começar? Para aumentar suas chances de sucesso nessa empreitada, você deve adotar certas práticas.

Neste post, listamos algumas recomendações valiosas sobre como conseguir investidores e alavancar sua empresa. Então se prepare para tomar nota!

Procure saber o que é observado

A primeira recomendação é que você tente entrar na cabeça do investidor. Em outras palavras: informe-se a respeito dos fatores que um investidor costuma observar ao decidir se vai (ou não) colocar capital em determinada empresa. Dessa maneira, você pode ajustar sua estratégia para se alinhar ao que é buscado.

Para que você não precise começar do zero, destacamos aqui 3 fatores principais que merecem sua atenção. São eles:

  1. tempo de retorno: seja transparente com seu investidor. É importante deixar claro qual a previsão para que ele tenha seu dinheiro de volta;
  2. escalabilidade: se o investidor vai colocar dinheiro em um negócio, ele quer saber qual é seu potencial de crescimento — e, portanto, o potencial de ganhos;
  3. risco: todo investimento apresenta um risco e os investidores sabem muito bem disso. Assim, eles vão querer definir o nível desse risco. Qual é a chance, por exemplo, do seu negócio falir sem conseguir devolver o capital recebido?

Coloque sua contabilidade em ordem

Falar sobre atração de novos investidores é falar sobre a saúde financeira do seu negócio. Isso significa dizer que os registros e demonstrativos contábeis de sua empresa precisam estar simplesmente impecáveis para valer o investimento. E são 2 os principais motivos para essa demanda: aplicação e confiança.

Aplicação

Em primeiro lugar, é a contabilidade que vai mostrar aos investidores como os recursos financeiros da empresa têm sido aplicados até o momento. Em outras palavras: a contabilidade serve como uma prova oficial de que você sabe o que está fazendo na gestão do negócio.

Confiança

Em segundo lugar, uma contabilidade em ordem tranquiliza os investidores, que percebem que podem confiar na transparência da empresa. Lembre-se: um dos piores pesadelos de qualquer investidor é um negócio que não adota boas práticas de governança e não mostra exatamente onde foi parar o capital recebido.

Identifique o tipo de investidor ideal

Existem diferentes tipos de investidores a que você pode recorrer para conseguir capital. Veja se você já ouviu falar, por exemplo, em:

  • crowdfunding: pessoas comuns investindo somas variáveis de dinheiro para apoiar um projeto no qual acreditam — em geral, esse tipo de investimento é organizado via internet e não envolve muitos requerimentos burocráticos;
  • investidor-anjo: um investidor especialista em determinado ramo de negócios que usa seu próprio dinheiro para investir em uma empresa que está começando (na maioria dos casos, uma startup), além de colaborar com mentoria e networking.

Percebeu como esses tipos de investidores são totalmente diferentes? Escolher aquele que se encaixa na realidade do seu negócio aumentará (e muito) as chances de sucesso. Uma padaria, por exemplo, provavelmente não tem o perfil inovador certo para buscar um investidor-anjo. Uma startup, por sua vez, frequentemente não preenche os requisitos exigidos para obter investimentos junto a bancos.

Tenha algo para mostrar

Não importa se você está procurando investidores para um negócio que já está solidificado ou para uma ideia que nem sequer saiu do papel: de qualquer maneira, é preciso fazer sua lição de casa e ter algo concreto para mostrar.

Você pode apresentar os resultados já obtidos ou projeções futuras. Dados reais são indispensáveis! Não tente conquistar investidores experientes com base em meras intuições e percepções. Saiba: eles vão questionar tudo o que você disser e, se não estiver bem preparado para sustentar sua proposta, você pode acabar se enrolando e perdendo a confiança deles.

Agora o mais importante: se por acaso se deparar com uma pergunta para a qual não sabe a resposta, seja honesto quanto a isso! Tenha em mente que os investidores estão colocando seu dinheiro na mesa e, portanto, têm o direito de saber tudo sobre os riscos envolvidos.

Esforce-se ao máximo para vender bem seu peixe

Já reforçamos aqui o quanto é importante ser transparente na relação com os possíveis investidores. Ao mesmo tempo, porém, você precisa saber conquistá-los. E isso passa, é claro, por uma excelente apresentação! É isso mesmo: para pleitear investimentos, normalmente é preciso fazer uma apresentação antes. Até o crowdfunding, exige algo do tipo, já que você tem que criar uma página de apresentação para sua proposta. Mas, então, como conseguir investidores com uma apresentação matadora?

A primeira questão que você deve ter em mente é que tudo (absolutamente tudo) conta. Sua pontualidade, sua escolha de roupas, o vocabulário que usa, o tom de voz que emprega, a velocidade imposta à fala, sua linguagem não verbal e a construção do arquivo de apoio, seja um documento de texto ou slides: a avaliação vale para o pacote completo. No dia da apresentação, portanto, faça cada escolha com consciência. E, para ter certeza de que vai funcionar, teste e pratique antes.

O segundo ponto, também muito importante, é que essa apresentação não é sobre o seu negócio. Então não adianta falar sobre a capacidade produtiva da fábrica ou os índices de atendimento ao cliente. Embora sejam informações importantes, elas podem ser discutidas depois. Na verdade, esse momento de apresentação inicial é sobre o investidor e serve para responder a uma única pergunta: o que ele tem a ganhar fazendo uma parceria com você?

Se você quer realmente conquistar os investidores, aproveite o tempo disponível (que provavelmente não será muito) para focar nas vantagens de investir no seu negócio. Se tiverem interesse em questões mais operacionais, eles mesmos vão perguntar. Aí, então, você pode entrar nesses detalhes!

Chegamos ao final do nosso post e agora você já conhece 5 boas práticas para conseguir investidores. É um ótimo começo, certo? Porém, antes de terminar, ainda temos uma dica bônus: quando um investidor decide colocar dinheiro em seu negócio, ele na verdade está apostando em você e nas suas chances de sucesso. É claro, assim, que nenhum investidor experiente coloca capital na mão de quem não saberá o que fazer com ele. É indispensável, portanto, entender de negócios para conquistar os investimentos de que precisa!

Nesse cenário, ajuda muito ter conhecimentos profundos sobre o mundo dos negócios, preferencialmente com uma pós-graduação. Se você quer saber mais sobre esse assunto, aproveite para ler nosso post sobre  9 possibilidades de especialização em gestão!

 

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