Estresse no trabalho: 7 dicas para provar que é possível viver sem

Quando pensamos em crescimento profissional, entendemos que as metas aumentam e precisamos cumprir cada uma delas com excelência. Com isso, o estresse no trabalho pode se tornar inevitável.

Infelizmente, ao nos deparar com essa situação, o desgaste físico e emocional pode chegar no nosso limite. Diante desse cenário, é importante saber como lidar e se prevenir contra algumas adversidades que podem ocorrer no dia a dia.

O estresse ocupacional pode causar uma série de instabilidades orgânicas e muitas vezes psíquicas. Essas instabilidades são resultados de alterações no tempo, emoção ou no ambiente de trabalho e tendem a impactar diretamente na sua vida e na produtividade de serviço.

Para que isso não aconteça, novas atitudes devem ser tomadas para que seu foco esteja no que realmente importa, fazendo com que suas competências funcionem de maneira eficiente. Por isso, separamos algumas dicas para que, ao optar por novos hábitos, tenha uma vida livre do estresse. Confira:

1. Não supervalorize os problemas

Estamos sujeitos a passar por situações que fogem do nosso controle todos os dias, mas isso não quer dizer que precisamos nos desesperar toda vez que isso acontecer. Ter em mente que algumas coisas podem sair do nosso planejamento é o primeiro passo para aprender a não supervalorizar o que pode ser resolvido de forma simples.

Além disso, estabeleça limites para determinadas situações. Estabeleça tempo para cada problema. Tente resolvê-lo de maneira rápida e eficiente mas, caso não consiga, parta para outra tarefa e desligue sua mente do problema anterior. Isso poderá te ajudar a gastar sua energia da maneira certa e em momentos específicos.

2. Crie um ambiente agradável

Em um ambiente corporativo as suas ações vão definir como será o seu dia e de seus colegas. Descontar em outras pessoas o seu estresse não vai te ajudar. Por conta disso, é preciso ter em mente que um grupo em harmonia tende a trabalhar de maneira mais rápida, eficaz e agradável.

Seja educado e amigável

Como em qualquer círculo de relacionamento, existem pessoas que você terá mais afinidade e outras nem tanto, mas mesmo com quem você não tem contato busque praticar a diplomacia.

Seja educado e atencioso quando falarem com você, busque por pontos em comum entre você e outros membros da equipe e faça com que seu tempo com cada um deles seja melhor aproveitado.

Valorize sua equipe

Jogue em equipe e nunca contra ela. Ser o pessimista não vai te ajudar a ter um crescimento profissional, por isso, sempre deixe sua opinião clara, mas mostre-se disposto a fazer seu melhor para que o objetivo em comum seja alcançado.

Dê o seu melhor

Nunca é fácil receber um comentário negativo, porém alguns são necessários para que nosso rendimento melhore. É preciso ter um pensamento crítico para avaliar se realmente estamos cumprindo com todas as tarefas de maneira eficiente.

Busque se especializar em sua área e entenda que sempre podemos melhorar, com isso em mente, você não vai se deixar abalar por uma avaliação negativa e buscará sempre ter um nível alto de produtividade e qualidade, dentro de sua capacidade.

3. Organize seu espaço

Quando sua mesa está desorganizada, a sua mente não consegue focar no que realmente precisa fazer, sempre estará desviando o foco para um objeto que não deveria estar ali e, muitas vezes, o que você precisa que esteja, não consegue encontrar.

Organize seu ambiente de trabalho, priorize os documentos mais importantes, jogue fora o que não precisa e anote tudo o que for significativo para cumprir com seu cronograma de atividades.

4. Planeje sua agenda

Antes de começar a trabalhar, faça um planejamento de tudo o que precisa fazer, seja durante o dia ou da semana. Quando você anota uma informação importante, seu cérebro consegue descansar, porque sabe que não precisa ficar te lembrando de cada uma delas.

Todas as informações relevantes devem estar anotadas em uma agenda, post-it, planner ou o que for melhor para que consiga seguir com um planejamento sem se estressar com o fato de ter que decorar cada um deles. Ao listar seus compromissos conseguirá ter uma visão geral do que realmente é indispensável e o que poderá ser desmarcado ou adiado.

5. Estabeleça metas

Busque organizar suas metas em curto, médio e longo prazo. Muitas vezes as pessoas não realizam suas metas por falta de planejamento e, com isso, acabam se tornando frustradas, seja na vida pessoal ou profissional.

Estar alinhado com seus sonhos pode te dar um rumo sobre o que precisará fazer para que alcance cada uma delas. Se o seu plano é crescer na empresa onde está, procure por cursos e informações que o levarão ao posto desejado.

Conhecimento nunca é demais, sendo assim, especializações na sua área de atuação são sempre bem-vindas para que consiga alcançar seu objetivo, seja ele dentro de sua empresa ou em uma nova companhia.

6. Faça exercícios físicos

Se exercitar pelo menos 20 minutos por dia pode fazer uma grande diferença em como você enfrentará as situações diárias. Busque fazer o que mais gosta, como andar, correr, academia, dançar etc. Qualquer atividade física que tire você do sedentarismo, reduz a chance de doenças crônicas e te ajuda no combate contra o estresse.

Fazer alongamento assim que acorda, por exemplo, pode aumentar sua disposição, ajudar na alimentação e te ensina a treinar o controle da respiração. Alongamentos simples podem ser feitos em casa, auxiliam no fortalecimento dos músculos e ainda corrigem a sua postura.

7. Tenha relacionamentos saudáveis para evitar o estresse no trabalho

Nunca se esqueça de que o que você faz na sua folga, será refletido em seu rendimento na empresa. Por isso, descansar é fundamental, ter uma alimentação saudável e buscar por coisas que trazem felicidade e realização pessoal são essenciais para uma vida mais completa e livre das preocupações desnecessárias.

São os seus relacionamentos que o levarão ao posto que deseja, seja dentro de uma companhia ou os pessoais, pois eles refletem diretamente nas suas atitudes e em como resolverá qualquer situação.

Ao criar novos hábitos você conseguirá se livrar do estresse no trabalho e garantirá mudanças gradativas, que vão gerar mais saúde emocional e física. Usar de medidas preventivas será o grande diferencial para ser mais feliz em seu ambiente de trabalho.

Gostou das nossas indicações? Assine nossa newsletter e fique por dentro de todas as dicas que compartilhamos!

Deixe um comentário

Por favor, seja educado. Nós gostamos disso. Seu e-mail não será publicado e os campos obrigatórios estão marcados com "*"