Gestão de Negócios: saiba mais sobre essa especialização

Não restam dúvidas de que o mercado de trabalho sempre foi competitivo. Em épocas de crise como a que estamos atravessando agora, porém, esse acirramento tende a se intensificar. Nesse contexto, é preciso investir no próprio crescimento profissional para se diferenciar dos concorrentes. E uma das maneiras mais certeiras para melhorar o currículo e as próprias habilidades, adquirir experiência e, ainda, aumentar sua rede de contatos é por meio de um curso de especialização.

Já está no mundo corporativo e fica cada vez mais ansioso para crescer? Então essa pode ser a resposta para seus anseios, a chave para melhorar suas habilidades gerenciais. Neste post, vamos nos aprofundar no curso de especialização com ênfase em Gestão de Negócios. Ficou interessado? Então continue lendo!

O perfil dos estudantes

Como pós-graduação, o curso de especialização em Gestão é destinado a quem já tem um diploma na universidade e deseja ampliar seus conhecimentos para melhorar a performance no ambiente corporativo ou empreender o próprio negócio. Embora a graduação seja importante para a formação profissional, não é o bastante para que o bacharel se torne um especialista em gestão. Ainda é preciso ampliar seu conhecimento técnico e seu networking, além de solidificar o aprendizado adquirido e praticá-lo por meio da atuação no mercado de trabalho.

A pós vem justamente para dar a esse profissional as ferramentas necessárias para que ele encurte o caminho até se tornar um alto executivo do mercado. E quando vem acompanhada de uma ênfase em Gestão de Negócios, disponibiliza conhecimentos amplos para que o aluno seja capaz de liderar equipes, elaborar e acompanhar a implementação de processos complexos e se capacitar para organizar as finanças e o orçamento da organização em que atua.

O corpo docente

Uma boa instituição de ensino tem renome, infraestrutura de qualidade e atendimento de excelência ao aluno, mas, sobretudo, tem que contar com um corpo de professores diferenciado. No entanto, esse conhecimento precisa não apenas ser amplo, mas estar fundamentado em experiências que vão além da própria sala de aula.

Na especialização com ênfase em Gestão de Negócios, os professores normalmente são executivos gabaritados no mercado, tomam decisões sensíveis dia após dia e têm uma enorme bagagem profissional a ser compartilhada. Estar em contato com esse tipo de profissional é uma oportunidade única para absorver um rico conhecimento empresarial. Isso sem contar que a convivência com outros executivos durante o período do curso também é uma excelente oportunidade para ampliar seu networking, o que pode ajudar a abrir portas no mundo dos negócios.

Os detalhes do programa

Já falamos sobre o perfil dos pós-graduandos e dos professores, mas você deve estar curioso para descobrir, afinal, o que se estuda em uma especialização com ênfase em Gestão de Negócios, certo? Pois então aqui vai um resumo: o curso oferece uma grade ampla, que permite ao aluno adquirir competências para atuar em contextos complexos.

Para que isso aconteça, o estudante é colocado em contato com diferentes áreas do conhecimento que espelham setores diversos do mundo dos negócios. Entre os conteúdos abordados estão finanças, conhecimento sobre marketing e mercados, elaboração e acompanhamento de projetos e o desenvolvimento de competências para o gerenciamento de pessoas.

E não se engane: a amplitude do programa de uma especialização com ênfase em Gestão de Negócios não significa que o aluno terá um aprendizado superficial em cada uma dessas disciplinas. Desde o início da pós-graduação, o profissional se beneficia da vivência com professores renomados no mercado de trabalho, que transmitem conhecimento sobre as melhores práticas e as competências necessárias para se liderar uma equipe empresarial.

Durante o curso, os alunos têm também acesso a cases de empresas para desenvolver, em conjunto, soluções estratégicas que requerem um conhecimento diversificado sobre a gestão corporativa. Esse processo coloca o aprendizado técnico adquirido em constante contato com a prática, potencializando a capacidade de o profissional enfrentar adequadamente os problemas do mundo real. A proposta é integrar todas as áreas do conhecimento necessárias para a gestão de negócios a fim de gerar resultados positivos tangíveis.

Na reta final, a trajetória na pós-graduação é sintetizada em um Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) que contempla todo o conhecimento adquirido, demandando a aplicação dos conceitos em um projeto escolhido pelo aluno.

O tempo investido

Caso você já esteja atuando no mercado, provavelmente tem um dia bastante corrido, sobrando pouco tempo para se dedicar à família, a projetos especiais ou até mesmo para investir na sua especialização. É por isso que programas de pós-graduação em geral apresentam grades de aulas flexíveis, que podem ser montadas de acordo com as necessidades de cada aluno.

É claro que a flexibilidade no quadro de horários não deve comprometer a carga horária exigida de um curso de pós-graduação. Portanto, mesmo que haja uma oferta de disciplinas de segunda a sexta no período noturno e aos finais de semana, garantindo que o investimento feito pelo aluno na carreira não atrapalhe seu emprego atual, os participantes devem cursar uma carga horária mínima exigida para programas de pós-graduação.

As vantagens da especialização

Nesse momento, vamos deixar um pouco de lado a óbvia vantagem de ter uma formação com ênfase em Gestão de Negócios no seu currículo, ok? Afinal, mais importante que um título no papel é a bagagem de aprendizados que você leva consigo durante toda a trajetória profissional. Entre os diversos impactos que um curso de gestão empresarial traz para a sua carreira, podemos citar:

Autoconhecimento

Avaliar a própria evolução profissional pode ser uma tarefa subjetiva demais quando desconsideramos fatos concretos, como promoções ou aumentos. Por este motivo, alguns cursos de especialização oferecem em sua grade disciplinas com maior enfoque comportamental e vivencial, que permitem ao participante tomar maior consciência de si e desenvolver a capacidade de reflexão sobre atitudes, valores e contextos como caminho de construção de relacionamentos consistentes e de uma carreira sustentável.

Técnica

Tendo uma especialização com ênfase na Gestão de Negócios, você conhecerá as melhores práticas para gerir um negócio, fruto do conhecimento de executivos atuantes no mercado e, quem sabe, até das próprias pesquisas do mundo corporativo realizadas pela instituição de ensino escolhida.

Networking

Participar de uma especialização em Gestão de Negócios é conviver com profissionais gabaritados vindos das mais diferentes áreas de atuação. E não estamos falando apenas dos professores, mas também dos seus colegas de classe e parceiros da instituição de ensino!

Visão

Um profissional que se especializa em Gestão de Negócios aprende a desenvolver sua visão global sobre a empresa, sendo capaz de elaborar soluções que envolvem diferentes áreas de um negócio, conduzindo-as de maneira integrada e focada em resultados.

Se você quer dar uma guinada positiva na sua carreira, o momento é agora e a melhor opção é uma especialização focada em resultados e devidamente reconhecida pelo mercado! Para saber mais sobre a especialização em Gestão de Negócios da Fundação Dom Cabral, entre em contato conosco por telefone (0800 941 9200), pelo site ou por meio de nossos perfis no LinkedIn e Facebook!

2 Comentários

  1. josivaldosays:

    Estou iniciando este curso no estado de Pernambuco, essa explicação foi de fundamental importância e me esclareceu muitas dúvidas sobre a especialização,obrigado a todos.

    • Isadora Gontijosays:

      Josilvado,

      Agradecemos seu elogio. Você pode assinar nossa Newsletter e quinzenalmente enviaremos outros posts do Blog com variados assuntos sobre gestão.
      Em caso de dúvidas estamos à disposição.

      Isadora Gontijo – Fundação Dom Cabral

Deixe um comentário

Por favor, seja educado. Nós gostamos disso. Seu e-mail não será publicado e os campos obrigatórios estão marcados com "*"