Habilidades dos gestores: veja quais são as 8 mais buscadas pelas empresas

Uma gestão de sucesso exige inúmeras habilidades dos gestores. Um bom líder deve saber lidar com diversos desafios, desde controlar números e mensurar resultados até gerir pessoas. Por isso, além das habilidades técnicas e de uma boa formação, todo gestor precisa ter algumas características que são essenciais para o bom exercício de sua função.

Se você deseja se desenvolver profissionalmente e crescer na carreira, fique atento às competências que não pode deixar de ter para se tornar um líder bem-sucedido. A seguir, vamos mostrar as 8 principais características que são buscadas pelas empresas no momento da contratação de seus gestores. Confira!

1. Empatia

A empatia tem sido uma das habilidades mais exigidas no mercado atual e seus efeitos positivos são enormes no ambiente corporativo. Ser empático é saber enxergar pelos olhos do outro, gerando conexão ao compreender o modo de ser e de pensar da outra pessoa. Isso é fundamental para que o gestor conheça bem a sua equipe, entenda as dificuldades dos colaboradores e reconheça a evolução de cada um.

Por isso, como gestor, você deve saber dosar as cobranças e aprender a ouvir melhor seus liderados, abrindo espaço ao diálogo e conquistando a confiança deles. Assim, é possível gerar uma equipe mais motivada e empenhada na boa performance, além de estimular a participação colaborativa de todos. Consequentemente, você será capaz de executar uma liderança mais adequada e eficiente.

2. Boa comunicação

Ser comunicativo e saber se expressar bem são competências muito valorizadas no mercado, sendo requisitos básicos para todo profissional. No caso de gestores, a necessidade dessa habilidade é ainda mais evidente, já que a boa comunicação está associada à capacidade de liderança e de influência sobre a motivação dos liderados.

Nesse sentido, comunicar-se bem é fundamental não apenas para transmitir informações e comunicados com clareza, mas também para gerar engajamento dos colaboradores e um melhor relacionamento interpessoal entre o gestor e sua equipe. Com uma comunicação efetiva, você elimina ruídos e contribui para o alcance e a superação de metas.

3. Transparência

Um bom gestor precisa conquistar a confiança de seus subordinados para que as tarefas sejam executadas com eficiência e engajamento, criando, assim, uma equipe de sucesso. Nesse contexto, é importante prezar pela transparência, uma das principais habilidades dos gestores.

Isso significa que você deve saber passar as informações necessárias para sua equipe, sem ocultar fatores importantes. Esclarecer os objetivos do setor, mostrar os valores e a visão do líder e deixar claro o que se pretende com cada projeto é fundamental para garantir um bom relacionamento com os funcionários, além de estimular a equipe a atingir os propósitos organizacionais com dedicação e lealdade.

4. Delegação de tarefas

Dissemos que um gestor deve conquistar a confiança de sua equipe, mas o contrário também é válido. Em uma gestão de sucesso, o líder confia em seus funcionários, o que lhe permite delegar tarefas para melhorar a produtividade e o desempenho de todo o setor.

Para tanto, o gestor deve saber executar a delegação com precisão e de modo estratégico. Isso significa que você deve delegar as tarefas corretas aos profissionais mais aptos. Além disso, deve saber orientar o colaborador encarregado da nova demanda e acompanhar a execução das tarefas para garantir o cumprimento de prazos e a qualidade na entrega.

5. Feedbacks construtivos

Saber dar feedbacks construtivos e positivos também é uma das habilidades dos gestores mais buscadas pelas empresas. Não ter essa competência é uma das grandes falhas de líderes e chefes de equipes, que, muitas vezes, focam apenas na cobrança ou dão feedbacks de maneira inadequada, desestimulando ou, até mesmo, constrangendo os subordinados.

Por isso, é importante orientar e direcionar os colaboradores no caminho certo rumo aos objetivos a serem atingidos pelo setor. Também é necessário que você saiba dar feedbacks pessoais e individuais de maneira construtiva e sem gerar constrangimento. Saber conduzir a equipe, valorizar os membros e desenvolver estratégias de melhorias são características essenciais em um bom gestor.

6. Reconhecimento

Uma das tarefas desempenhadas pelo gestor é a avaliação de resultados e desempenhos. Nesse contexto, é importante que você tenha a capacidade de reconhecer o esforço e a dedicação dos colaboradores, valorizando suas conquistas e explorando o melhor de cada um. Muitas vezes, o chefe da equipe se concentra apenas nos pontos fracos e nos erros, o que pode prejudicar o autodesenvolvimento dos funcionários e até o clima organizacional.

Por isso, elogiar publicamente uma boa atitude, reconhecer a superação de metas, parabenizar entregas no prazo e comemorar progressos são formas de prestar reconhecimento à equipe. Um gestor que tenha essa característica aumenta suas chances de sucesso em sua gestão, já que essa atitude contribui para a formação de um time de alta performance, elevando significativamente os resultados da organização.

7. Generosidade

Outra habilidade dos gestores que não pode faltar é a postura de dividir o conhecimento, valorizando o crescimento da equipe. Não ensinar tudo o que sabe aos colegas para não perder o cargo apenas mostra insegurança e egoísmo, além de comprometer a qualidade de treinamentos e impedir o bom desempenho do setor.

Nesse sentido, é importante que você demonstre generosidade e esteja disposto a compartilhar o que sabe para instruir os subordinados adequadamente, capacitando a equipe para que atinja os melhores resultados possíveis. Isso é bastante valorizado pelas corporações, que veem no gestor o foco em resultados e o interesse em garantir o alcance dos objetivos organizacionais.

8. Resiliência

Ter uma gestão de sucesso pode significar, muitas vezes, saber lidar com grande carga de tarefas e muita pressão. E, por isso, uma das habilidades indispensáveis dos gestores é a resiliência, somada à boa capacidade de resolver problemas e conflitos.

Saber resistir e lidar de modo positivo durante situações adversas deve estar dentre as características do bom executivo, que sabe que tudo isso faz parte do cargo e busca a alta performance constantemente. Portanto, você deve saber lidar com o estresse e com momentos de excesso de trabalho. Estar pronto para maiores responsabilidades e grandes desafios é dever do gestor bem-sucedido.

Essas são as principais características que você deve ter para chamar a atenção das empresas e ganhar destaque no mercado. É importante ter em mente que as corporações estão cada vez mais atentas às competências pessoais, além das habilidades técnicas. Juntas, elas formam um profissional completo e preparado para os desafios na empresa.

Portanto, agora que você já conhece as principais habilidades dos gestores, veja também como vencer os desafios para se tornar um gestor de sucesso!

 

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