Imagem profissional: 5 cuidados importantes para cuidar da sua

O mercado de trabalho está cada vez mais competitivo e, portanto, você também precisa descobrir novas maneiras de garantir sua empregabilidade. A questão vai muito além de formação, experiência e conhecimentos relevantes, contemplando também a discussão sobre imagem profissional.

Você sabia que muitas empresas já pesquisam informações sobre seus candidatos muito antes de qualquer contato direto com eles? A internet, e especialmente as redes sociais, permitem que o empregador decida se você vai continuar no processo seletivo ou não.

Além disso, durante as etapas subsequentes, e mesmo depois da contratação, você continuará sendo observado, em mais aspectos do que o seu desempenho ou as suas características profissionais. Pode parecer injusto, mas a sua imagem pode determinar suas chances de conquistar uma promoção e, até mesmo, de manter seu emprego.

Por isso, a imagem que você constrói de si mesmo pode ser um grande trunfo. Neste post, vamos ressaltar quais são os cuidados que você deve ter com sua imagem profissional. Confira!

1. Saiba qual é a imagem profissional que você deseja transmitir

Não existe uma única imagem certa. Essa é uma construção pessoal e deve estar alinhada com o tipo de carreira que você deseja, geralmente em longo prazo. Observe alguns profissionais com cargos semelhantes, mas que se apresentam de maneiras diferentes:

  • Mark Zuckerberg, o fundador e CEO do Facebook, é frequentemente visto com roupas informais; Brian Moynihan, o atual CEO do Bank of America (Banco da América), está sempre trajado de terno e gravata.

  • Elon Musk, fundador e CEO da Tesla Motors, costuma usar seu Twitter para interagir com as pessoas e fazer piadas; Bill Gates, fundador da Microsoft, que atualmente é investidor e filantropo, publica principalmente informações sobre o trabalho de ONGs com que colabora.

Portanto, se não há fórmula para a imagem profissional, a primeira coisa que você deve fazer é decidir qual será a sua.

2. Pense antes de publicar

A internet é uma vitrine. Pode ter certeza de que todos os seus contatos profissionais, sejam colegas ou empregadores, em algum momento vão ver o que você publica nas redes sociais, no seu blog ou site pessoal, em fóruns, e assim por diante.

E, quando virem tal conteúdo, ele vai afetar a maneira como essas pessoas pensam sobre você. Por isso, pense bem antes de publicar qualquer coisa.

Às vezes, uma frase ou imagem inocente pode ser mal-interpretada e causar sérios prejuízos. E, já que cada vez mais recrutadores usam a internet para filtrar quem será chamado para novas vagas, talvez você nunca saiba quantas oportunidades perdeu por causa de um Facebook gerenciado de maneira inadequada ou de uma conta com conteúdos inapropriados no Instagram.

A melhor forma de prevenir esse problema é sendo bastante cuidadoso com a sua imagem na internet.

3. Coloque atenção na sua aparência

Aqui vão algumas dicas para uma aparência que beneficia sua imagem profissional:

  • mantenha cabelo, barba e unhas bem aparados e limpos;

  • evite maquiagem em excesso, roupas muito coloridas, acessórios chamativos — ou seja, nada de exageros;

  • se não houver um código de vestimenta, opte sempre por smart casual: calça e camisa social, ou uma saia — lembre-se de que usar uma roupa formal demais para a situação também não é adequado!

Os locais de trabalho estão cada vez mais receptivos à expressão pessoal por meio da aparência. Isso significa que, em muitos casos, tatuagens, piercings e barba comprida já são aceitos sem problemas.

No entanto, essa não é uma regra. Portanto, se a empresa em que você trabalha (ou quer trabalhar) tiver restrições, é importante ficar atento a elas.

4. Organização do espaço de trabalho

Manter seu espaço de trabalho — seja uma sala ou uma mesa — em ordem também traz reflexos positivos para a sua imagem profissional.

Existe uma certa associação entre organização do espaço e pessoal. Por isso, de maneira geral, o empregador vai acreditar que um funcionário que mantém seus objetos guardados no lugar certo e sua mesa limpa tem mais chances de cumprir prazos do que um funcionário bagunceiro.

Existe ainda um outro motivo pelo qual esse é um fator relevante para a sua imagem profissional. Você pode até acreditar que a sua desorganização tem a ver com o seu perfil criativo ou inovador.

Porém, na visão do empregador, essa característica pode ser vista como desrespeito com a propriedade da empresa e com os colegas que dividem o mesmo espaço. Portanto, a bagunça acaba levando à formação da imagem de um funcionário-problema, criador de confusão — e isso não é nada bom para você, certo?

5. Comunicação

Comunicação é um tema bem amplo e, quando está combinado com a questão da imagem profissional, dá origem a algumas discussões extremamente interessantes.

Em primeiro lugar, o uso adequado da linguagem colabora para uma imagem de inteligência e boa formação. Mesmo que você seja ótimo no seu trabalho, o uso de linguagem incorreta ou inapropriada pode colocar uma “pulga atrás da orelha” do seu gestor.

Outra colocação importante é que você deve estar atento para manter uma comunicação eficaz. Quando você não faz isso, sua imagem passa a ser de descaso com a outra pessoa envolvida. É o caso do profissional que demora muito para responder seus e-mails ou que não avisa quando vai chegar atrasado a uma reunião.

Finalmente, não se pode esquecer que comunicação envolve, também, aspectos não verbais. Em uma entrevista ou apresentação, você deve ficar muito atento a eles, pois também se refletem na sua imagem.

Pessoas que gesticulam demais demonstram ansiedade; já aqueles que não olham diretamente para o outro, insegurança. Fique atento a esses detalhes, para garantir a formação de uma imagem profissional que transmita confiança.

Seguindo as dicas que você aprendeu neste post, certamente vai chegar a uma imagem profissional positiva, que será um ativo importante para a construção de uma carreira de sucesso.

Porém, aparências não bastam! É preciso conteúdo! Portanto, aproveite para conferir nosso artigo sobre o peso da especialização para sua competitividade no mercado de trabalho!

Deixe um comentário

Por favor, seja educado. Nós gostamos disso. Seu e-mail não será publicado e os campos obrigatórios estão marcados com "*"