Lean business: entenda o que é e conheça seus benefícios

Gerenciar um negócio não é uma tarefa fácil. Descobrir o que gera crescimento e colocar em prática para obter resultados é algo que exige sintonia de toda a equipe e uma visão estratégica. Para ajudar a facilitar esse processo, foi criado o conceito de lean business.

Ele é baseado no funcionamento das startups, que estão sempre simplificando todas as suas atividades, gerando lucros e aumentando a qualidade com o mínimo de tempo e recursos possíveis. A boa notícia é que essa estratégia pode ser aplicada em qualquer tipo de empreendimento.

Quer saber como? Então continue lendo este post!

O que significa lean business?

O conceito de startup é relativamente novo no Brasil, mas trouxe diversas lições e dicas que serviram para gerar inovação em negócios de todos os portes e de todas as áreas. Dentre elas está o de lean business, também chamado de lean startup.

Em suma, o lean business visa ao desenvolvimento das empresas com foco em três caminhos: iteratividade, aprendizagem validada e experimentação.

Em outras palavras, todo produto é concebido em um ciclo que consiste em transformar ideias em protótipos, medir a reação do mercado e dos consumidores e somente então decidir se deseja insistir, fazer adaptações no produto ou simplesmente descartar a ideia.

É importante destacar que iteratividade é algo bem diferente de interatividade. Seu significado está ligado à repetição. Ou seja, repetir um processo várias vezes até se chegar a um resultado, experimentando e aprendendo com os erros. Mas, acima de tudo, maximizando o valor do cliente.

Na prática, isso significa que em vez de se concentrar em planos de negócios extensos e baseados apenas em hipóteses, as empresas devem investir tempo em conhecer o consumidor (e suas necessidades) e criar produtos ou serviços aptos para mudanças de acordo com elas.

A metodologia foi criada em 2008, mas só ganhou força em 2011, com o lançamento do livro “A Startup Enxuta”, de Eric Ries — empreendedor do Vale do Silício

Quais os benefícios dessa estratégia?

O lean business melhora o ciclo do desenvolvimento dos produtos, minimiza o desperdício de recursos, reduz a chance de falhas e evita gastos desnecessários com produtos caros que não são bem recebidos pelo consumidor. Um erro muito comum e perigoso para os negócios que estão começando.

Conheça os benefícios:

1. Minimiza gastos com produtos e melhora o relacionamento com o consumidor

Pelo menos um terço das empresas fecha as portas antes dos dois anos de criação. Isso acontece porque lançar um negócio, independentemente do bom planejamento feito, é um tiro no escuro.

Você nunca sabe se o mercado responderá da maneira imaginada, se o seu produto terá boa receptividade ou se a sua companhia prosperará.

O lean business é uma excelente estratégia para evitar esse fracasso, pois tira o empreendedor do plano da intuição e o traz para uma perspectiva mais factual. Ou seja, em vez de criar um produto pronto e torcer para que o consumidor goste dele, você cria um protótipo e estratégias iterativas, fazendo mudanças e colhendo resultados parciais que podem ser melhorados sucessivamente.

Além de evitar o desperdício de recursos com um produto falho e gastos com campanhas publicitárias caras, você ainda melhora o seu relacionamento com o cliente, que se sentirá inteirado ao seu processo produtivo. Ou seja, com a iteratividade é gerada interatividade, a palavra do momento na era da informação.

2. Potencializa a gestão de pessoas

Uma das vantagens do lean business é facilitar o gerenciamento de pessoas. Isso acontece principalmente porque sua metodologia é baseada na simplificação da produção e na criação de estratégias claras. Em vez de seguir um plano rígido e fechado, a equipe trabalha focada nas métricas do cliente e em objetivos mais claros.

No dia a dia de trabalho, um planejamento lean também visa o monitoramento e revisão de metas. Algo que evita falhas, problemas de execução e um desempenho baixo, que comprometem a confiança e autoestima dos colaboradores e o trabalho da liderança.

3. Antecipa mudanças

Para quem tem um empreendimento ou trabalha em uma empresamudanças podem ser um problema, principalmente em negócios com processos rígidos que precisam alterar toda a sua logística diante de qualquer mudança pequena.

Com um lean business essas limitações não existem. Além de uma mudança de pensamento, focado na inovação e na flexibilidade, todos os processos e estruturas também se tornam menos engessadas, a produção fica mais simples e a equipe se torna mais capacitada para correr riscos e encarar as mudanças como oportunidades, não como crises.

4. Ajuda a priorizar o que é importante

Um dos principais problemas no ambiente profissional é criar e manter o foco nas prioridades durante a criação de um projeto ou desenvolvimento de uma estratégia. No dia a dia sempre há uma crise que interfere ou um prazo que precisa ser cumprido  e o que é importante vai ficando para depois.

Como o planejamento com lean business possui um lado mais prático que os demais, não há espaço para demandas sem fundamento. As prioridades são definidas cuidadosamente, há um tempo para revisão mensal e reflexão sobre os resultados. Há também espaço para mudanças quando necessário, o que facilita ainda mais a execução.

5. Auxilia na criação de métricas claras

Métricas são importantes para direcionar um negócio, mas é preciso ter cuidado com elas. Quando malfeitas elas podem conduzir a resultados insatisfatórios ou desastrosos.

Por exemplo: uma empresa de varejo que usa como meta a quantidade de pessoas que acessa o seu site diariamente precisa ter cuidado, já que nem sempre esses usuários se convertem em clientes.

A metodologia lean prevê que as empresas fujam de vaidades e do excesso e foquem-se em métricas plausíveis, que tragam benefícios claros. No caso do exemplo anterior, em vez de utilizar como métrica o número de visitantes do site, o ideal seria saber quais deles se transformaram em clientes reais — mesmo que sejam poucos.

E você, já conhecia o lean business? Entendeu como essa estratégia funciona? Se ainda restou alguma dúvida sobre o tema não deixe de compartilhar com a gente nos comentários!

 

Deixe um comentário

Por favor, seja educado. Nós gostamos disso. Seu e-mail não será publicado e os campos obrigatórios estão marcados com "*"