Não sabe como ser promovido? Conheça 5 passos fundamentais!

 

Hoje vamos começar o post lançando um desafio: tente pensar em uma pessoa que não queira ser promovida no emprego. Bem difícil, não é mesmo? Afinal, qualquer que seja a área de atuação, a maioria dos profissionais tem o desejo de crescer, conquistar novas responsabilidades e, claro, ganhar um salário melhor. O problema, então, não é querer, mas saber como ser promovido!

De fato, existem alguns passos para percorrer o caminho rumo ao sucesso. Quem conhece essa trilha faz parte de um grupo seleto, que geralmente alcança o topo mais depressa. Você quer fazer parte desse grupo? Confira os próximos tópicos e descubra quais são os 5 passos que você deve percorrer para alcançar a tão sonhada promoção!

1. Saiba quanto você vale no mercado

O primeiro passo dessa empreitada consiste em entender qual é seu real valor no mercado. Pensando bem, é a mesma lógica por trás de qualquer negociação comercial: você não pode querer vender sua geladeira sem saber quanto ela vale. Do contrário, pode acabar ou cobrando muito alto e perdendo qualquer chance ou pode cobrar baixo demais e sair no prejuízo.

Lembre-se de que, quando você começa a correr atrás de uma promoção, está basicamente vendendo a si mesmo como profissional para a empresa. Muitas vezes, a promoção inclusive envolve uma negociação de salário, benefícios e horário. E você não pode chegar nesse ponto sem uma boa referência.

Se você conhece o seu valor como profissional, fica bem mais fácil saber quando é hora de aceitar uma proposta ou quando não só pode como deve pedir mais.

Para completar, sabendo seu valor real, você tem a segurança de poder ir embora caso a proposta de promoção da empresa esteja aquém das suas expectativas ou demore muito para surgir. Afinal, nesse cenário você entende quais são suas chances de conseguir uma vaga igual ou melhor em outro lugar.

2. Invista em bons relacionamentos

Pode parecer injusto, mas a verdade é que relacionamentos contam muito na hora de conquistar uma boa promoção. No entanto, antes que você pule para conclusões equivocadas, precisamos esclarecer: não estamos falando sobre bajular pessoas importantes. A ideia por trás dessa sugestão é, na verdade, relacionada a mostrar suas habilidades interpessoais.

Conforme você progride na carreira, habilidades interpessoais se tornam cada vez mais importantes. Pense, por exemplo, em um CEO. Seu trabalho é, basicamente, dialogar com pessoas o dia todo. Ele passa horas e horas em reuniões e chamadas com colaboradores, investidores, sócios, fornecedores, clientes, com a mídia e assim por diante.

Se você demonstra facilidade no relacionamento com diversas pessoas desde cedo na carreira, aponta para um potencial de atuação como elemento estratégico de ligação entre a empresa e seus stakeholders. Por isso, investir em bons relacionamentos com todos à sua volta é uma maneira inteligente de chamar a atenção da chefia.

3. Assuma o cargo antes de tê-lo

Você já ouviu alguém dizer que é preciso se vestir para o cargo que você quer ter e não para o cargo que você tem? Pois essa é a essência do nosso terceiro passo. Mas não limite esse pensamento às roupas, ok? Estenda-o à própria prática do trabalho!

Em outras palavras: não espere ser promovido a gestor para começar a agir como líder da equipe. Não espere ser promovido a vendedor sênior para aumentar suas próprias metas de vendas. Tampouco espere ser promovido a diretor de marketing para apresentar novas ideias de divulgação da marca.

Ao contrário do que muitos pensam, a maioria das organizações não quer tirar proveito dos colaboradores, cobrando muito e pagando pouco. Aliás, se um funcionário demonstra proatividade, o negócio obviamente vai querer promovê-lo para evitar perdê-lo para a concorrência! Entenda: quando você começa a fazer o trabalho, o título e o salário são apenas consequências naturais.

4. Procure se valorizar

Por mais que a modéstia seja uma qualidade, ela não deve ficar no caminho do seu sucesso na carreira. Assim, se você está desenvolvendo um bom trabalho, não deixe de valorizá-lo! Uma atitude interessante é criar uma apresentação descrevendo seus projetos e solicitar uma reunião individual a seu gestor para discutir o que você fez e quais foram os resultados obtidos.

Entenda que essa reunião é simplesmente uma atividade de feedback. Já pensou que talvez seu gestor nem saiba tudo o que você tem feito de bom? E isso vale especialmente para gestores de equipes muito grandes e agendas muito cheias de compromissos. Com essa postura, você mantém o canal de comunicação aberto.

O gestor pode achar seu trabalho excelente e aproveitar a oportunidade para discutir uma possível promoção ou pode levantar pontos de melhoria para que você se desenvolva ainda mais. De qualquer maneira, você só tem a ganhar!

5. Garanta sua qualificação profissional

Agora vamos supor que você siga todos os 4 passos que apresentamos até aqui. Ao mesmo tempo, outras pessoas também tomarão essas mesmas medidas para subir na carreira. Nesse caso, o que definirá quem leva a promoção entre você e eles? A resposta está no diferencial competitivo, que podemos traduzir como qualificação profissional.

Não tem jeito: quem tem maior qualificação se destaca em meio à multidão. Investir em si mesmo é, portanto, o 5º (e indispensável) passo para garantir uma promoção. A essa altura, você pode estar se perguntando: mas como fazer esse investimento?

Hoje em dia, apenas uma graduação já não é mais considerada diferencial. Portanto, se você já subiu o degrau do nível superior, é hora de pensar em uma pós-graduação. Que tal buscar uma pós lato sensu, como uma especialização em negócios com ênfase em gestão de pessoas, gestão financeira ou gestão de projetos? A área específica deve ser compatível com o caminho profissional que você gostaria de percorrer.

Além da pós-graduação, também é importante aprender um segundo ou terceiro idioma, dando prioridade para o inglês. Outra possibilidade de qualificação profissional é aprimorar suas habilidades com o uso de recursos tecnológicos, especialmente aqueles voltados para a gestão empresarial — como sistemas SAP ou TOTVS e bancos de dados Oracle.

Não sabe como ser promovido? Acredite: esses 5 passos são um ótimo ponto de partida. Depois, não há limites para o quanto mais você pode crescer na carreira! Então aproveite para conhecer melhor as especializações da Fundação Dom Cabral e o que elas podem fazer por sua qualificação profissional!

 

 

1 Comentários

  1. Ótimo post recentemente eu fui promovido em minha empresa e o relacionamento foi um fator importante para essa promoção.

Deixe um comentário

Por favor, seja educado. Nós gostamos disso. Seu e-mail não será publicado e os campos obrigatórios estão marcados com "*"