Onde fazer pós-graduação? Saiba o que considerar antes de escolher!

Se você decidiu cursar uma pós-graduação, está no caminho certo para evoluir na carreira e garantir êxito na sua vida profissional. Mas, na hora de escolher o curso e a instituição de ensino superior (IES), é comum surgir a dúvida: onde fazer?

Com a imensa quantidade de instituições disponíveis no mercado em todo o país, nem sempre temos garantia de que o curso será realmente de qualidade. Por isso, é preciso considerar alguns fatores indispensáveis para garantir que a instituição ofereça a excelência que você busca.

Para que o curso traga significativo diferencial para sua carreira, vamos mostrar alguns fatores para levar em conta antes de escolher a instituição de ensino. Confira!

A modalidade de pós-graduação para o seu perfil

Em primeiro lugar, para garantir satisfação no curso, é preciso que a IES tenha a modalidade certa para o seu perfil e interesse. Quando falamos em pós-graduação, é preciso entender que se trata de um termo amplo, que abrange várias modalidades.

Basicamente, existe a pós-graduação lato sensu e a pós-graduação stricto sensu. O primeiro tipo abarca as especializações, a atualização profissional e os MBAs (Master of Business Administration). Já no segundo grupo estão o mestrado, doutorado e pós-doutorado, cursos voltados para a área acadêmica e docência.

Cada um desses cursos tem seus objetivos específicos e uma abordagem metodológica própria. Portanto, é crucial que você avalie esses fatores para que eles estejam bem alinhados aos seus objetivos profissionais e à sua área de atuação. Do contrário, você poderá não atingir seu verdadeiro propósito, correndo o risco de se frustrar.

Para que isso não aconteça, avalie se a instituição oferece uma pós-graduação relevante para a sua carreira e suas necessidades. Quem deseja atingir posições de comando de nível gerencial no mundo corporativo, por exemplo, deve começar por uma especialização e em seguida por um MBA. Já se você quer aprofundar seus conhecimentos, melhorar o currículo e aprimorar sua atuação profissional, uma especialização é o mais indicado, principalmente para quem já conta com um ou dois anos de experiência de mercado, o que dá mais qualidade à formação.

Histórico da instituição de ensino superior

Outro ponto a ser considerado para decidir onde fazer pós-graduação é a tradição e o histórico da instituição. De nada adianta escolher uma escola desconhecida ou simplesmente a mais barata. Uma IES bem consolidada e renomada é crucial para a garantia de cursos de qualidade, já que sua reputação mostra credibilidade no mercado. Escolas que investem em núcleos de ensino e pesquisa de excelência, por exemplo, são valorizadas e proporcionam um grande peso para o currículo do aluno.

Além da qualidade de ensino, é importante também considerar a infraestrutura da instituição. Para especializações em gestão, MBAs e demais cursos na área de negócios, por exemplo, é importante que o aluno conte com a disponibilidade de livros, periódicos e diversos estudos. Uma IES com uma boa biblioteca, com um acervo amplo e atualizado, além de acesso a materiais virtuais e internacionais, certamente, proporcionará maior qualidade à sua formação.

Portanto, a reputação da escola é um importante fator a ser considerado, visto que você terá a garantia de um ensino de qualidade e a credibilidade no mercado, o que dará ao seu currículo destaque e bons diferenciais competitivos.

Qualidade e experiência do corpo docente

Pelo menos metade dos professores precisa ter mestrado ou doutorado, e quanto mais docentes com essas titulações, maiores as chances de a instituição contar com um enorme diferencial, já que os títulos conferem qualificação ao corpo docente.

Você pode obter essa informação na instituição ou em seu site, a partir da relação dos professores efetivos do curso que você pretende fazer, e também por meio da Plataforma Lattes, que contém o currículo dos professores.

Além da competência acadêmica dos docentes, é importante também que eles tenham experiência na sua área, uma boa bagagem profissional e conhecimento do mercado de trabalho. Isso é ainda mais importante no caso das especializações e MBAs, que são cursos mais focados no mercado e na aplicação prática do ensino teórico abordado.

É fundamental, portanto, que a pós-graduação na área de gestão e negócios, por exemplo, conte com professores qualificados, mas que também sejam atuantes na área, que sejam executivos de renome e ofereçam, dessa forma, uma formação acadêmica unida à abordagem empresarial.

A estrutura curricular do curso de pós-graduação

Um fator que não pode ficar de fora de suas considerações é a estrutura curricular do curso. Ao decidir fazer uma pós-graduação, geralmente o profissional já está inserido no mercado de trabalho, levando uma rotina corrida e intensa.

Por isso, é importante considerar o tempo necessário de estudos, o horário das aulas, a carga horária e a duração do curso. Uma instituição que ofereça programas de pós-graduação mais flexíveis tem pontos positivos nesse quesito, pois isso permitirá o aluno a se programar melhor para a rotina de estudos, organizar o tempo e conciliar o trabalho com a pós-graduação.

Ao avaliar o currículo do curso, é importante observar também se a instituição oferece uma metodologia de ensino diferenciada e relevante para as suas necessidades profissionais. Veja previamente a grade curricular, como é o aproveitamento das aulas e avalie se as disciplinas correspondem aos objetivos propostos no curso e almejados por você.

Você pode pesquisar a estrutura do programa, as ementas das disciplinas e os diferenciais que a instituição oferece, como atualizações e módulos internacionais, assessoria para a gestão de carreira do aluno e outras vantagens. Tudo isso ajudará você a fazer a escolha mais acertada, de acordo com a sua disponibilidade e seus objetivos.

Portanto, se você deseja escolher uma instituição de excelência e que trará o melhor diferencial para o seu desenvolvimento profissional, esses são alguns fatores que você não pode deixar de levar em consideração. Agora que já sabe os critérios para decidir onde fazer pós-graduação, aproveite e baixe o Checklist: como escolher a melhor instituição para a sua especialização!

Deixe um comentário

Por favor, seja educado. Nós gostamos disso. Seu e-mail não será publicado e os campos obrigatórios estão marcados com "*"