Passo a passo: como se tornar um gestor de marketing de sucesso!

O Marketing está sempre entre as profissões mais procuradas na graduação e pós-graduação. Ser gestor de marketing abre portas para muitas oportunidades, seja no universo on ou off-line. Com salários atrativos e posições que vão do branding ao marketing de experiências, você pode provar a emoção de trabalhar em pequenas, médias e grandes empresas, construindo um know-how para deixar qualquer currículo invejável.

Além do que você já aprendeu na faculdade, que outras competências podem te ajudar a ser um gestor de marketing de sucesso? Pegue lápis e papel e faça sua lista!

Acompanhe as tendências

A verdade é que o marketing vem mudando rapidamente nos últimos anos. Por isso, é preciso manter os conhecimentos atualizados com a mesma velocidade. E isso requer uma dedicação extra, estudando por conta própria os temas do momento e acompanhando as tendências que forem surgindo.

Acompanhe blogs e sites especializados, siga grandes nomes do marketing nas redes sociais e esteja constantemente atento às inovações. Participe de grupos de discussão e se mantenha a par do que outros profissionais vêm desenvolvendo — afinal, nada se cria, tudo se transforma. O que o concorrente faz pode se tornar muito melhor na sua empresa, desde que você invista em atualização profissional.

Especialize-se

Se você ainda não procurou uma pós-graduação, talvez seja hora de considerar esse investimento. Ao contrário dos cursos de graduação, que demoram para serem atualizados, as pós-graduações são mais dinâmicas e seguem as tendências de mercado.

Você pode buscar especialização em diversos segmentos, como o marketing digital, análise de dados, marketing e mercados, mídias sociais, marketing esportivo, entre outros. As possibilidades são muitas! Basta traçar seu objetivo e encontrar a melhor instituição de ensino.

Lidere sua carreira

Ser um excelente gestor de marketing só depende de você. As barreiras que aparecem só podem ser superadas se você confiar em si mesmo e procurar auxílio para compreender o melhor caminho a seguir.

Uma ótima maneira de traçar objetivos concretos para sua carreira e persegui-los sem entraves é realizando sessões de coaching. O coach, seu treinador, orientará suas decisões, ajudará a refletir sobre seu caminho até agora e como chegar ao sucesso no menor espaço de tempo possível.

Seja um líder para os outros

Além de tomar as rédeas da sua própria carreira, você também pode investir em capacitações que ajudem a desenvolver o espírito de liderança que há em você.

Nem sempre sabemos usar todo o potencial de nossas aptidões, especialmente quando se trata de conduzir outras pessoas para o mesmo objetivo. Nesse sentido, trabalhe sua inteligência emocional, aprenda sobre programação neurolinguística, exercite seu relacionamento interpessoal e mantenha a comunicação afiada. Quem se comunica bem tem o potencial de inspirar outras pessoas.

Mergulhe na tecnologia

Marketing e tecnologia andam juntos atualmente. Desde a concepção de ideias e campanhas até a análise dos respectivos resultados, a tecnologia está lá para ajudar.

Faça cursos sobre softwares de edição de imagens, de automação de marketing, de modelagem 3D, de produção e edição de vídeos. Torne-se um expert em alguns desses softwares para poder acompanhar o ritmo da sua futura equipe.

Mantenha-se informado a respeito de novos aplicativos e sistemas que facilitem o dia a dia do marketing da empresa, otimizando tarefas e aumentando a produtividade.

Abrace a análise de dados

Quanto mais dados temos disponíveis, mais aprendemos sobre o mercado e nossos consumidores. Assim, se você pretende ser um bom gestor de marketing do futuro, abrace a análise de dados!

Conceitos como Big Data, Web Analytics, análise comportamental e mineração de dados devem fazer parte do seu vocabulário sem causar estranheza. Como gestor, você deve ter total controle sobre os dados gerados pela empresa, por seus consumidores, pelos concorrentes, fornecedores e demais parceiros de negócio. A moeda de troca da nossa era é a informação.

Construa um bom networking

Todo gestor de marketing deve ter uma rede de contatos ampla e diversificada, pois você nunca sabe quando vai aparecer uma oportunidade de parceria. Imagine que você está organizando um evento para sua empresa e precisa de patrocinadores. Fica muito mais fácil contar com pessoas conhecidas e que trabalham em outras empresas do que bater de porta em porta apresentando seu projeto.

O networking também serve para que você encontre melhores oportunidades de carreira. Boa parte das empresas confia mais em indicações de funcionários do que em processos seletivos, o que pode te ajudar a conquistar a posição dos sonhos. Para isso, porém, é preciso construir e nutrir bons relacionamentos.

Aprenda a ouvir

As boas informações, aquelas que dão subsídio para novas ideias, campanhas e processos, estão nas conversas durante o cafezinho, no happy hour com os colegas de trabalho, nos comentários de corredor e no feedback das pessoas a seu redor. Por isso, é essencial treinar os ouvidos para captar essas informações no momento oportuno e utilizá-las mais tarde, em uma conversa mais focada.

Se for preciso, anote essas ideias em um aplicativo de celular e convide as pessoas para uma reunião posterior. Lembre-se sempre de dar crédito ao idealizador e atuar como um mediador rumo às melhores soluções.

Valorize seu time

Pode ser que você ainda não seja gestor de marketing, mas saiba valorizar seus colegas de trabalho. Não se esqueça de que cada profissional tem uma história e algo com que contribuir. Então busque o melhor de cada um e ressalte essas características!

Quando finalmente chegar ao posto de líder desse time, valorize ainda mais cada pessoa. Saiba identificar as competências de cada um e colocar o profissional certo no lugar certo. Aja como um coach, um orientador, aquele que vai conduzir a equipe para a vitória.

Seja ético

Muitos querem chegar a um cargo de liderança, certo? Mas para alcançar essa conquista é preciso muito esforço. Para ter seu trabalho recompensado, respeite seus colegas, não prejudique outras pessoas para chegar ao topo e evite a autopromoção só para que seu chefe note sua presença.

O bom marketing pessoal é aquele feito nas entrelinhas, mostrado com atitudes e não com palavras — ainda mais as que desmerecem o trabalho de outras pessoas. Seguindo uma postura ética, todas as demais atitudes que você conferiu neste post vão ser fáceis de alcançar.

Você está pronto para ser um gestor de marketing de sucesso? Comente!

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