Pós-graduação em gestão de negócios: por que investir?

Durante sua vida adulta, você provavelmente aprendeu a pesar bem cada uma de suas escolhas, especialmente aquelas relacionadas a dinheiro, certo? Hoje em dia, portanto, antes de fazer qualquer investimento, você se pergunta: será que vale mesmo a pena? O que vou ganhar com isso? Que tal ampliar a abrangência desse modus operandi, aplicando-o também na hora de escolher cursos para sua formação?

Neste post, vamos ajudá-lo a tomar uma decisão importante, mostrando por que você deve investir em uma pós-graduação em gestão de negócios. Pronto para tirar suas próprias conclusões? Então vamos lá!

Desenvolver seu trabalho com mais qualidade

Quem faz uma pós em gestão de negócios tem a oportunidade de entender melhor como funcionam todos os aspectos da operação de uma empresa — como finanças, recursos humanos e cadeia de produção. Isso é o que chamamos de visão holística. Essa especialização também desenvolve a capacidade de entender como cada um desses aspectos influencia a organização como um todo, o que chamamos de visão sistêmica.

Mas e na prática, o que isso significa? Bem, fica mais fácil tomar decisões que vão efetivamente beneficiar o negócio. Isso faz todo o sentido dentro da realidade atual, em que os mais diversos setores precisam ter uma atuação estratégica, colaborando para as metas coletivas. 

Vendo por esse lado, o termo qualificação profissional ganha mais força, não é? Definitivamente, uma pós em gestão de negócios vai permitir que você desenvolva seu trabalho com muito mais qualidade e ajude a empresa a melhores resultados.

Acelerar sua recolocação no mercado

Quando a economia está retraída, as oportunidades de emprego se tornam mais escassas. Ao mesmo tempo, a concorrência parece aumentar, especialmente devido às políticas de desligamento de colaboradores para contenção de despesas. Nesse cenário, as vagas continuam existindo, mas apenas quem está muito bem preparado consegue garantir seu lugar ao sol.

Se você saiu na frente, investindo em uma pós em gestão de negócios, poderá conseguir uma recolocação mais rápida. Afinal, as empresas querem profissionais com a capacidade de compreender o contexto por meio das visões holística e sistêmica que esse curso ajuda a desenvolver  como já vimos no item anterior.

O impacto que isso tem na sua tranquilidade é muito grande. Imagine não ter que se preocupar demais com a possibilidade do desemprego, pois tem certeza de que, mesmo diante de uma crise econômica, você terá estabilidade financeira, sendo capaz de prover o sustento e o conforto das pessoas que dependem de você. Tudo isso porque a pós em gestão de negócios o coloca um passo à frente dos concorrentes em processos seletivos.

Elevar suas chances de promoção e aumento salarial

Você pensa que não precisa investir em pós-graduação simplesmente porque já tem um emprego? É melhor rever seus conceitos!

Se seu objetivo envolve crescimento profissional, então é importante lembrar que a formação é um dos requisitos básicos usados pela maioria das empresas para definir se o colaborador vai evoluir no plano de carreira. E não basta ter a graduação, porque isso já não é mais considerado um diferencial competitivo. A maioria dos cargos de entrada exige sim a graduação, mas as funções mais altas (aquelas estratégicas, de gestão) geralmente são ocupadas por quem tem formação adicional.

Mas por que investir em uma pós-graduação em gestão de negócios em vez de outro curso? A questão é que a pós em gestão de negócios é um excelente ponto de partida, especialmente para quem não se graduou em Administração. Se você é engenheiro, advogado ou contador, por exemplo, precisa começar entendendo melhor o funcionamento do mundo corporativo. Estamos falando de conhecimentos que não são básicos, mas são essenciais, como o comportamento de um gestor, a gestão responsável e integrada, além de competências técnicas e práticas de gestão que são exigidas nas organizações atualmente ou para quem quer empreender..

Depois da pós-graduação em gestão de negócios, você pode se aprofundar muito mais em uma área específica de seu interesse. Lembre-se que sucesso profissional depende de uma boa continuidade dos estudos e do aprimoramento constante.

Ainda é importante ressaltar que não adianta querer conquistar o cargo primeiro e, depois, correr atrás dos estudos. Você pode até usar essa desculpa para não começar uma pós em gestão de negócios agora, mas precisa saber: outros profissionais que já estão estudando poderão passar na sua frente.

Abrir portas para novos desafios

O que acha de abrir sua própria empresa ou ir atrás de um emprego em uma organização internacional? Esses são grandes desafios que podem até parecer inatingíveis em um primeiro momento, mas não duvide, porque a pós-graduação é capaz de abrir muitas portas. Como nessa etapa a maturidade do estudante é maior, é possível aproveitar melhor todas as oportunidades que surgem.

Um exemplo interessante sobre como a pós abre portas é o Trabalho de Conclusão de Curso (TCC). Sabia que você pode desenvolver seu TCC justamente elaborando um plano de negócios? Você consegue imaginar uma maneira mais eficiente de abrir sua empresa do que tendo ao seu lado uma instituição renomada e professores altamente qualificados para avaliar seu plano de negócios previamente? É basicamente como receber uma consultoria exclusiva! A chance de sucesso torna-se infinitamente maior do que se você estivesse abrindo essa empresa sem nenhum suporte ou orientação.

Outro ponto importante é que você vai conhecer muitas pessoas interessantes ao cursar uma pós-graduação. Já pensou se uma delas se torna bem posicionada a ponto de encaminhá-lo à vaga dos seus sonhos, aquele emprego que você está almejando há anos? E isso nos leva diretamente ao próximo tópico.

Conhecer outros profissionais

Você pode nem imaginar, mas um dos melhores motivos para investir em uma pós em gestão de negócios é que ela vai permitir que você faça networking. E o mais importante: será um networking de alto valor. Afinal, você está em uma sala de pós em gestão de negócios. Portanto, é lógico concluir que todos os professores e alunos têm (ou pretendem ter, a curto prazo) um papel no mundo corporativo. Exatamente como você!

Na prática, isso significa que a sala de aula da pós-graduação é um excelente ambiente para conhecer um potencial cliente ou fornecedor, receber uma indicação para um emprego promissor ou até encontrar um sócio para uma empreitada de negócios. O segredo está em não perder nenhuma oportunidade!

Mas atenção: não basta sentar na sala e esperar que contatos valiosos caiam do céu. Você precisa ter uma atitude proativa, participando de eventos acadêmicos, trocando ideias com os colegas, criando mecanismos internos de comunicação (como grupos em redes sociais) e organizando confraternizações informais. Com certeza, boas oportunidades vão surgir a partir dessas interações.

Agora você já tem 5 ótimos motivos para investir em uma pós em gestão de negócios. E tomar a decisão de fazer esse investimento é um passo essencial para avançar na carreira. Mas não basta apenas isso. Existem outros passos que também não podem ser ignorados. Quer saber quais são? Preparamos um e-book completo sobre o assunto, ensinando como você pode elaborar um plano de carreira impecável. Então aproveite para baixar esse material gratuitamente e começar a ler agora mesmo!

 

Deixe um comentário

Por favor, seja educado. Nós gostamos disso. Seu e-mail não será publicado e os campos obrigatórios estão marcados com "*"