Pós-graduação em gestão de pessoas: por que investir?

Fazer uma pós-graduação é um grande compromisso. Você investe seu tempo, dinheiro e esforço, talvez até sacrificando momentos em família ou oportunidades de lazer. Portanto, nada mais lógico do que esperar um bom retorno.

Felizmente, quando você escolhe um bom curso, em uma boa instituição, o retorno é certo e o investimento vale a pena. Neste post, vamos falar mais sobre esse assunto, focando nos 5 principais benefícios de uma pós em gestão de pessoas.

1. Porque é uma forma de se destacar no mercado de trabalho

Vamos começar pelo benefício mais óbvio? Mesmo que o acesso à educação no Brasil esteja aumentando, ainda temos apenas uma minoria de pessoas que chegam à pós-graduação.

Um relatório da Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE), publicado no final de 2016, apontou que apenas 14% dos adultos brasileiros chegam a completar o Ensino Superior. Destes, apenas uma parcela vai continuar estudando e fazer pós-graduação (um curso de especialização, mestrado ou doutorado).

Quando você toma a iniciativa de fazer uma pós em gestão de pessoas, portanto, está se colocando entre uma pequena parcela dos profissionais brasileiros. Com isso, você obtém um diferencial competitivo no mercado de trabalho e conquista oportunidades melhores.

Vale apontar que, conforme alguns estudos já demonstraram, um curso de pós lato sensu pode aumentar sua média salarial em quase 100%. Ou seja, investindo nesse curso, você não apenas melhora suas chances de encontrar emprego como também consegue entrar na disputa por cargos e salários superiores.

2. Porque as empresas valorizam essa formação

O foco das organizações está mudando. Antes, o RH atuava como coadjuvante; hoje, ele desempenha um papel central no sucesso do negócio. Por esse motivo, é necessário que a equipe de recursos humanos seja composta por colaboradores que tenham perfil adequado, conhecimentos teóricos e práticos e excelentes habilidades interpessoais.

Além de tudo isso, as organizações também buscam profissionais que sejam capazes de alinhar as atividades de RH com os objetivos gerais da empresa. Esse alinhamento é o que chamamos de “RH estratégico”. Para que ele seja possível, é necessário entender um pouco sobre todos os aspectos da administração de um negócio, e não apenas sobre as rotinas de DP.

Em outras palavras, para ser um profissional desejável, não basta mais apenas conhecer as tecnicidades e burocracias de uma contratação ou da folha de pagamento. É preciso estar a par das últimas ideias e tendências em seleção e recrutamento, retenção e desenvolvimentos de talentos, motivação e engajamento da equipe, formação de uma cultura organizacional e um clima corporativos saudáveis, entre outros temas de alta complexidade.

E não existe maneira melhor de aprender tudo isso do que por meio de aulas com professores experientes e executivos de sucesso.

3. Porque você não quer ficar ultrapassado, certo?

Se você já fez uma graduação em administração de empresas, ou até um curso superior de tecnologia em gestão de pessoas, ótimo. Isso já é uma base importante.

Mas não se esqueça de que o RH é extremamente dinâmico e evolui rapidamente. Será que cinco anos atrás as pessoas imaginariam possibilidades como o recrutamento tendo como fonte de consulta as redes sociais ou o crowdsourcing, por exemplo? Será que imaginavam que seria possível fazer gestão de pessoas com a ajuda de aplicativos de celular?

Mas fique tranquilo; você não precisa fazer uma segunda graduação. Em vez disso, para estar sempre atualizado com as novidades da gestão de pessoas (e, assim, não perder sua relevância no mercado de trabalho), uma pós-graduação é a melhor alternativa.

Tenha em mente que a pós-graduação lato sensu, ou especialização, geralmente tem duração de dois anos. Por este motivo, vale a pena investir em vários cursos de pós ao longo da carreira. Dessa forma, é possível combinar conhecimentos e tornar-se um profissional ainda mais completo.

Em outras palavras, se você já fez uma pós-graduação em outra área, nada o impede de buscar uma pós em gestão de pessoas também!

4. Porque abre sua mente

Vamos supor que você não queira trabalhar diretamente no setor de Recursos Humanos. Mesmo assim, uma pós em gestão de pessoas será muito interessante para o seu crescimento profissional.

O que você aprende por meio desse curso pode ser aplicado em qualquer setor de uma organização e em várias situações do dia a dia. Podemos citar, por exemplo, como lidar com situações de conflito, como se comunicar de maneira eficiente ou como envolver a equipe em um projeto.

Esses conhecimentos permitirão que você aja com mais segurança e com uma visão inovadora, “fora da caixa”. Os efeitos sobre seu relacionamento com o restante dos colaboradores e seu desempenho serão visíveis.

Um dos pontos positivos é que você conseguirá aperfeiçoar suas habilidades de liderança. A partir da aquisição de uma base conceitual sólida, você poderá assumir a frente, encabeçar atividades, tomar decisões mais acertivas. E nem precisamos explicar como isso vai beneficiar a sua carreira, certo?

5. Porque é uma grande oportunidade de networking

Dentro da sala de aula de uma pós-graduação você encontra muitos outros profissionais, que podem representar oportunidades para alavancar a sua carreira.

Alguns dos seus colegas podem se tornar seus clientes ou fornecedores. Outros podem aparecer com uma ideia de negócio incrível e, desse contato, talvez surja uma parceria importante. E outros, ainda, podem simplesmente apresentar você aos seus próprios contatos — assim, você terá acesso a pessoas que nunca conheceria de outra maneira.

Portanto, lembre-se de que, em uma pós-graduação, quem você conhece é tão importante quanto o que você aprende. Seus colegas são profissionais como você, cheios de potencial. Aproveite a oportunidade para trabalhar seu marketing pessoal e manter relações duradouras depois que o curso acabar.

Com esses cinco motivos, você provavelmente já está convencido de que vale a pena investir em uma pós em gestão de pessoas. Porém, se você ainda tem dúvidas, entre em contato com a Fundação Dom Cabral por telefone, e-mail ou por meio do formulário em nosso site. Teremos prazer em responder a todas as suas perguntas sobre a pós-graduação da FDC.

Deixe um comentário

Por favor, seja educado. Nós gostamos disso. Seu e-mail não será publicado e os campos obrigatórios estão marcados com "*"