Profissões em falta: como se qualificar para preencher essas vagas?

A escassez de mão de obra qualificada é um dos grandes problemas enfrentados no Brasil. Essa deficiência gera uma série de áreas com falta de profissionais e, portanto, um esvaziamento no quadro de funcionários de alguns setores de empresas brasileiras.

Fatores como falta de capacitação ou profissionais sem uma boa formação são alguns dos principais motivos que levam as empresas a terem dificuldade para preencher seus postos de trabalho.

Mesmo assim, com muita leitura e entendimento do mercado, essa escassez pode significar boas oportunidades para quem busca uma recolocação profissional ou um aprofundamento em sua área de atuação.

Acompanhe este artigo e veja por que escolher profissões com carência de talentos pode trazer ótimas vantagens para você.

Por que se qualificar para profissões em falta de profissionais?

Em primeiro lugar, é preciso ter em mente que a qualificação profissional é importante e necessária para todos, seja para quem está iniciando no mercado de trabalho, quem quer mudar de área ou, ainda, quem busca melhorar o currículo. Um profissional atualizado e capacitado consegue garantir seu espaço no mercado e aumentar suas chances de sucesso na carreira.

Quando falamos nos casos de profissões em falta de profissionais, a necessidade de qualificação se torna ainda mais evidente. Um dos principais motivos da carência de talentos é, justamente, a falta de qualificação.

Sem formação adequada e com baixo desenvolvimento das competências necessárias, certas vagas não são preenchidas por faltarem profissionais preparados e com o perfil exigido.

Diante desse contexto, qualificar-se nessas áreas pode trazer grandes vantagens para sua carreira. A primeira delas é que você terá mais e melhores oportunidades de vagas de emprego, já que terá um forte diferencial. Isso permite que você consiga uma recolocação mais facilmente, além de garantir seu lugar no mercado.

Somado a isso, existe a vantagem de que essas vagas não contam com grande concorrência, já que faltam bons profissionais capazes de preenchê-las. Com a devida qualificação, você consegue atender os requisitos do trabalho, as exigências das empresas e as demandas do mercado. Com isso, você já está passos à frente dos demais profissionais, uma vez que mostra preparo e conhecimento para atuar na função.

Como as empresas carecem de talentos para compor seus quadros de funcionários, você terá melhores condições de trabalho e melhores salários. Isso acontece porque um profissional raro, que consiga se encaixar nas exigências da vaga, será mais valorizado ao exercer a função com competência e qualidade.

Você já sabe que a qualificação profissional é fator crucial nesse processo, mas qual a melhor forma de se qualificar? A seguir, separamos algumas dicas para você se tornar o profissional ideal para essas profissões. Veja!

Como se qualificar para essas vagas?

Identifique as profissões em falta

O primeiro passo é saber quais são as profissões que realmente estão em falta de profissionais capacitados. A escassez está presente desde áreas de produção ou de chão de fábrica (como operários e técnicos) até funções menos operacionais e mais estratégicas.

Além disso, os setores com dificuldade de encontrar talentos são os mais variados, como engenharia, tecnologia da informação e saúde. No setor administrativo, por sua vez, as principais áreas em falta de bons profissionais são a de finanças e a de recursos humanos.

Por um lado, a demanda no setor de RH tem aumentado devido à necessidade de reestruturação das empresas com as mudanças econômicas no País; e, por outro, a área de finanças tem exigido profissionais cada vez mais capacitados para atuar com competência em meio à complexa economia brasileira.

Escolha a profissão de acordo com o seu perfil

Não basta escolher qualquer uma dentre as profissões em falta no mercado só porque isso aparenta ser uma boa oportunidade. Adentrar-se em um novo setor ou se aprofundar na sua área de atuação requer planejamento e propósito.

Para definir um plano de ação bem estruturado para a sua carreira, a profissão escolhida deve estar de acordo não apenas com as possibilidades de mercado, mas também com seus objetivos profissionais e com o seu potencial para exercê-la.

Por isso, além de identificar as profissões mais carentes de bons profissionais, é importante que você escolha a que mais combina com você. Para tanto, é preciso conhecer tanto o seu perfil quanto a profissão.

De um lado, avalie as suas habilidades, saiba por que deseja ingressar em determinada área e certifique-se de que você tem paixão pela profissão. De outro lado, conheça bem a profissão, procure saber quais competências você deve ter, quais habilidades precisa desenvolver e o que está faltando no seu currículo para exercer a profissão com maestria.

Procure cursos e especializações na área

Uma das principais formas de obter maior qualificação profissional é a educação continuada. A boa formação é requisito essencial no currículo de qualquer profissional e, nesse sentido, cursos e especializações são alguns dos fatores mais valorizados pelas empresas e pelo mercado.

Por isso, a dica aqui é investir fortemente em conhecimento. Busque cursos, aperfeiçoamento e atualização na área. Procure uma formação de qualidade e que possa ajudar na sua preparação profissional para a área escolhida.

Para isso, existem pós-graduações, especializações ou MBAs. Alguns cursos oferecem, inclusive, intercâmbio profissional, o que pode ser de grande enriquecimento para o seu currículo e formação. Cursos de informática e de idiomas, como inglês, espanhol e mandarim, também são fortes diferenciais, sobretudo no mundo empresarial.

Faça contato com outros profissionais da área

Outra dica importante é conhecer profissionais da área. Fazer networking contribui para a troca de conhecimento e experiências, para se manter atualizado sobre as novidades e tendências da área e, ainda, para adquirir mais aprendizado sobre a profissão em questão. Além disso, por meio do contato com outras pessoas da área, as oportunidades de encontrar vagas de trabalho se tornam maiores.

Os cursos de pós-graduação, por exemplo, são uma ótima forma para ampliar sua rede de contato. Além deles, você também pode participar de eventos, workshops e palestras. Tudo isso ajuda não só no networking, mas também recheia o seu currículo, o que certamente será bem-visto pelas empresas que carecem de profissionais altamente qualificados.

Portanto, investir nas profissões em falta de mão de obra capacitada pode ser uma excelente oportunidade para quem deseja ganhar espaço no mercado, seja dando novos rumos na carreira ou se aprofundando, estrategicamente, no setor em que atua. Como você viu, para se tornar o talento ideal, a palavra-chave é qualificar-se.

Agora que você já sabe como se tornar um profissional qualificado para as profissões em falta no mercado, baixe o nosso e-book e saiba como escolher a melhor instituição para fazer uma especialização!

Deixe um comentário

Por favor, seja educado. Nós gostamos disso. Seu e-mail não será publicado e os campos obrigatórios estão marcados com "*"