Saiba como identificar se você possui perfil de gestor

O crescimento na carreira muitas vezes passa pela boa atuação em algum importante cargo de gestão, que é, ao mesmo tempo, essencial para o funcionamento da empresa e uma excelente oportunidade para o desenvolvimento e a consolidação de um profissional. Mas, nesses casos, só os conhecimentos específicos sobre a sua área de atuação podem ser insuficientes: é preciso contar também com competências específicas para um gestor.

Ser um bom gestor demanda que o profissional possua ou desenvolva uma série de características que otimizam o trabalho, transformam positivamente o relacionamento com a equipe e permitem uma atuação cada vez mais consistente.

Nesse artigo vamos analisar quais são essas características fundamentais, ajudando você a identificar se tem o perfil de gestor e o que deve fazer para se tornar um profissional cada vez melhor.

A busca pelo desenvolvimento

Um gestor precisa estar sempre em movimento, em atividade constante para se tornar um profissional cada vez melhor. Isso significa, antes de mais nada, que ter o perfil de gestor começa pela busca constante pela otimização e pela conquista das qualidades fundamentais para o exercício de suas funções.

Sendo assim, não se acomode: vá atrás de cursos e treinamentos, faça uma autoanálise do seu perfil e das suas forças e fraquezas e não pare nunca. Invista no seu desenvolvimento e prepare-se para observar uma mudança considerável na forma como os outros vão perceber a sua atuação.

A habilidade de comunicação

Uma das características mais importantes de um gestor é a habilidade para o diálogo. Aqui, estão incluídas a capacidade de discursar e informar pontos importantes para a equipe, mas também a habilidade de ouvir os colegas de trabalho.

Lembre-se que a comunicação deve ser uma via de mão dupla e que precisa ser exercitada. Da mesma forma que é fundamental conseguir passar para a equipe quais são os objetivos da empresa, as metas de curto e longo prazo, as suas preocupações e maiores desafios do trabalho, é também essencial saber escutá-los.

Afinal, a opinião e as ideias dos colaboradores são valiosas para transformar ainda mais a atuação da empresa, tornando-a cada vez mais competitiva no mercado.

O dom do planejamento

Planejar é uma necessidade constante na vida de qualquer gestor. Não estamos falando somente do planejamento da sua carreira ou da estratégia da empresa, que vai determinar quais são as suas metas, seus planos de ação, seus objetivos para o futuro, mas também de planejamento mensal, semanal e até mesmo diário.

Com o acúmulo cada vez maior de funções e responsabilidades, o gestor deve ter a habilidade de planejar a sua rotina de trabalho, priorizando as tarefas mais importantes, tendo discernimento para resolver as possíveis urgências e problemas primeiro e fazendo com que o tempo seja bem aproveitado.

Invista na sua capacidade de planejar o seu tempo e suas ações e torne-se um gestor mais eficiente.

Visão sistêmica

Um dos principais diferenciais entre aqueles profissionais que têm perfil de gestor e aqueles que não têm é a capacidade de aplicar uma visão sistêmica e holística à organização.

Os gestores devem estar aptos a visualizarem todas as questões da organização de forma interligada e conectada, nunca considerando um problema isoladamente.

Essa percepção de que a empresa é um organismo que só funciona com todas as partes em harmonia e em sua melhor forma faz com que as decisões sejam mais bem fundamentadas e que os resultados sejam aproveitados por todos os departamentos.

Assim, utilize o seu senso crítico para pensar as questões relativas à empresa a partir de uma visão mais ampla e completa.

O senso de responsabilidade

Assumir responsabilidades para si é uma necessidade constante no trabalho de um gestor. Não dá para delegar tarefas e não se envolver com as questões. É preciso compreender que a sua atuação, assim como o trabalho de liderar a equipe, têm impactos diretos nos resultados da organização.

Valorize o seu trabalho, entenda a importância da sua gestão para os resultados da empresa e responsabilize-se por suas decisões e escolhas, sejam aquelas mais acertadas ou as que poderiam ter sido diferentes. E, claro, aprenda com os erros.

A capacidade de confiar no outro

Ser um gestor significa liderar uma equipe, delegar funções, acompanhar o desempenho, cuidar da gestão de pessoas. Então, ao mesmo tempo que assumir a responsabilidade pelas escolhas é essencial, confiar no seu time também é.

Nenhum gestor consegue alcançar o sucesso trabalhando sozinho. É preciso conhecer o seu time, descobrir o potencial e os pontos fortes de cada um e delegar tarefas de acordo com essa visão, confiando sempre na habilidade e no talento da equipe.

Assim, é possível reservar o seu tempo para o trabalho estratégico, que envolve decisões fundamentais para o crescimento da empresa.

Inovação constante

Um perfil de gestor está, necessariamente, vinculado à inovação. É determinante pensar de forma ousada, ter coragem para fugir dos padrões e trabalhar constantemente para encontrar novas soluções e abordagens para os processos e questões da empresa.

Um gestor não pode se acomodar, nem mesmo quando os resultados estão satisfatórios: é preciso pensar no futuro, antecipando-se aos concorrentes e às exigências do mercado e fazendo com que a empresa esteja sempre em sua melhor forma.

Para se tornar um bom gestor, cada vez mais qualificado e preparado para os desafios do mercado de trabalho, é muito importante manter inteligência emocional e atenção plena e constante à sua atuação. Outro ponto essencial é a necessidade de aprimoramento: invista em treinamentos, cursos e especializações que possam torná-lo cada vez mais apto para a realização das suas funções.

Lembre-se que a educação continuada é um dos pontos que podem fazer a diferença na sua carreira. Portanto, observe quais as habilidades que você já tem e quais são aquelas que demandam melhoria, estudo e treinamento e invista no seu crescimento profissional, constantemente.

Agora que você já sabe quais são as características fundamentais para um gestor, é só investir tempo e conhecimento para aprimorá-las. E para ficar por dentro de novidades sobre carreira, gestão e crescimento profissional, que tal assinar a nossa newsletter?

0 Comentários

Deixe um comentário

Por favor, seja educado. Nós gostamos disso. Seu e-mail não será publicado e os campos obrigatórios estão marcados com "*"