Saiba como poupar dinheiro para investir em uma pós-graduação

Saber como poupar dinheiro é uma dúvida de muitos profissionais que querem investir na própria carreira, depois de terem obtido uma graduação. Muitas pessoas deixam escapar oportunidades preciosas no mercado de trabalho, porque não se especializaram e, por isso, não conseguem atender aos requisitos das vagas.

Se você deseja realizar uma pós-graduação, mas ainda não dispõe dos recursos necessários para investir nesse tipo de qualificação, o post de hoje será muito útil para a sua realidade. Nele, você terá algumas de dicas de planejamento e de organização financeira, para tornar concreto o seu objetivo de se aperfeiçoar e de crescer na carreira. Boa leitura!

Faça um diagnóstico da sua situação

Ninguém começa uma viagem sem antes fazer um checklist de uma série de itens, concorda? Mesmo que uma pós-graduação seja mais curta do que o primeiro curso de ensino superior, é preciso planejamento para realizá-la.

Você deve identificar as especializações disponíveis no mercado, com base nos seus anseios profissionais, e decidir qual delas se encaixa mais no seu perfil e nas suas necessidades. Note, porém, que o critério preço não deve ser o principal na hora da escolha.

No momento de optar por uma pós-graduação, você deve priorizar a qualidade do ensino e o reconhecimento da instituição perante o mercado de trabalho. Afinal, pouco vai adiantar ter somente um título, se ele não abre portas no mundo corporativo.

Logo, mesmo que o valor total do curso não se encaixe no seu atual orçamento, você deve encontrar maneiras de como poupar dinheiro para conquistar a sua pós-graduação. Ao relacionar o seu salário ou outra fonte de renda, as suas contas a pagar e o valor do investimento na especialização, você já tem um ótimo ponto de partida para o seu planejamento.

Estabeleça metas financeiras

Se você notar bem, o investimento em uma pós-graduação é, de certa forma, semelhante a uma aplicação financeira, que rende juros para quem nela aplica. Afinal, com uma especialização, por exemplo, o profissional consegue aumentar o próprio patamar salarial.

Para que isso possa se tornar realidade na sua vida, você deve ter metas claras no seu planejamento. Portanto, não basta ter um objetivo vago de se aperfeiçoar após a graduação, é preciso saber responder a perguntas como “onde”, “quando” e “quanto”.

Depois de saber o valor total do investimento numa especialização, você deve saber quanto poderá juntar por mês para adquiri-la e quanto tempo demorará para alcançar o montante necessário para isso.

Dessa maneira, você terá uma meta mensal de economia, para no fim do mês acumular essa poupança. Tenha em mente desde já que a relação entre o valor juntado por mês e o tempo para se conquistar a meta total será inversamente proporcional.

Portanto, se você quer adiantar o seu objetivo de realizar a sua pós-graduação, terá que buscar formas de economizar mais por mês. Saiba que a relação entre esforço e recompensa fará parte dessa jornada, que é temporária, embora os resultados dela decorrentes sejam duradouros.

Saiba como poupar dinheiro com redução de gastos supérfluos

Acumular a quantia necessária para investir em uma pós-graduação demandará algumas privações, como deixar de ir ao cinema várias vezes, não comprar a roupa da moda, maneirar nas saídas aos fins de semana, parar de adquirir itens por impulso etc.

A estratégia de como poupar dinheiro passa pelo corte de gastos desnecessários do orçamento doméstico. Para saber com clareza quais custos poderá eliminar, você deve anotar todas as suas contas a pagar e os gastos habituais que possui. Investigue a fundo as suas finanças. Se você registrou “tudo” e viu que o valor das despesas ficou aquém do seu salário, mas ainda assim não sobra dinheiro, é sinal de que algo ficou de fora da lista.

Busque eliminar das suas contas do mês gastos que não sejam essenciais, ou seja, sem os quais você pode viver com relativa tranquilidade. Para não ficar com a sensação de que o sacrifício é muito grande, procure fazer substituição de compras, por itens mais baratos, e arranje maneiras alternativas de fazer atividades realizadas antes da mudança no orçamento.

Por exemplo, em vez de ir ao cinema e gastar com pipoca e refrigerante, que possuem valor bem acima do mercado nesses locais, você pode assistir a um filme (on demand) em casa e comprar os mesmos produtos em um supermercado. Ao fazer isso, não se prenda a modismos e ao “julgamento social” sobre a sua atitude de economizar. Cultive uma visão de futuro melhor, para poder passar por esse momento de eventual “aperto” nas contas.

Evite fazer dívidas e quite as que estão em aberto

A aplicação de táticas de como poupar dinheiro com eficácia está relacionada com o enxugamento de dívidas. Quando se tem muitas contas para pagar, é normal se quitar primeiro esses compromissos e, com o que (e se) sobrar, acumular alguma poupança. O problema dessa atitude é que os objetivos ficam de lado, enquanto o salário é consumido pelas dívidas.

Se a sua prioridade é investir na sua pós-graduação, é recomendável que você evite ter muitas dívidas em aberto. Também é importante não “preencher” todo o salário com parcelas de contas e, assim, ter a falsa sensação de que tem as finanças sob controle. Lembre-se de que você deve comparar sempre os valores totais das suas contas em relação a sua renda. Dessa forma, terá uma visão mais realista da sua situação financeira.

Ao diminuir as suas contas, você poderá priorizar todos os seus esforços na acumulação da quantia necessária para a realização da sua pós-graduação. Depois de conquistar essa meta, no futuro, com uma renda melhor, você poderá adquirir os bens que tanto almeja.

Aplique os recursos e monitore os resultados

Uma dica importante de como poupar dinheiro é deixar a quantia aplicada enquanto se busca juntar o valor total desejado. De preferência, é recomendável colocar o dinheiro em uma aplicação que proteja os recursos da “corrosão” do efeito inflacionário, por exemplo, o título público do Tesouro IPCA+. Conforme o prazo estipulado para a conquista da sua meta, você pode realizar eventuais ajustes nas suas aplicações financeiras, para poder otimizar a sua jornada de formação de uma poupança para pagar a sua sonhada pós-graduação.

Quer receber mais dicas para aperfeiçoar a sua carreira? Então, siga-nos nas redes sociais e não perca os próximos conteúdos.

Deixe um comentário

Por favor, seja educado. Nós gostamos disso. Seu e-mail não será publicado e os campos obrigatórios estão marcados com "*"