Transformação digital: o que devo saber para me destacar no mercado?

Você já ouviu falar em transformação digital? Esse termo tem ganhado muita atenção nos últimos anos, principalmente porque suas vantagens são inúmeras e podem mudar a forma de uma marca fazer negócios e se destacar em um mercado tão concorrido. No entanto, sua implementação ainda gera muitas dúvidas e controvérsias para as empresas.

Para acabar de vez com elas, criamos este post com tudo aquilo que você deve saber para aproveitar todos os recursos dessa estratégia. Confira!

O que é transformação digital?

Como o nome sugere, transformação digital é um processo que faz uso da tecnologia para melhorar e mudar toda estrutura das empresas e trazer impacto para a sociedade em geral. O ponto mais importante é que ela não significa apenas implementar novas ferramentas tecnológicas, mas criar uma mentalidade mais inovadora, aberta às mudanças e às facilidades que o mundo digital pode trazer.

Vários mercados já têm investido nessa revolução. Hoje, já é possível pagar contas por meio de aplicativos, fazer uma graduação pela internet e até consultar um médico online. Nas organizações, informações e arquivos já podem ser armazenados em nuvem, a comunicação com o cliente pode ser feita com muito mais facilidade e, em muitos casos, um negócio nem precisa mais ter uma sede física para comercializar seus produtos.

O que é preciso saber para implementá-la na minha empresa?

Vivenciamos um momento de mudanças rápidas no mercado e de muita incerteza. Isso cria uma pressão para as empresas buscarem inovação e conquistarem clientes. E essa pressão vem de todos os lados: dos CEOs, dos parceiros e da própria clientela.

Diante desse cenário, empresas que apostam na transformação digital ganham uma chance de superar qualquer desafio. De acordo com a pesquisa da Accenture, aquelas que entendem essa necessidade se tornam 26% mais lucrativas do que as que não. Mas, então, como implementar essa revolução digital no seu negócio?

Comece marcando presença online

Mesmo não sendo o único caminho, a internet é o primeiro passo para entrar no mundo digital. Quando se trata da experiência do consumidor, por exemplo, eles esperam imediatismo. Ou seja, antes de efetuar uma compra, adquirir um serviço ou fechar qualquer tipo de negócio, eles esperam respostas rápidas, querem conhecer a reputação de uma empresa e criar um relacionamento com ela. E isso acontece na maior parte dos casos por meio da internet.

Somente no Brasil, 58% da população está conectada. Em 2005, esse número era de apenas 13,6%. Imagine, com todos os avanços da transformação digital como ele estará daqui a alguns anos?

Diante dessa realidade, o marketing das empresas precisa criar estratégias para atender às necessidades do cliente com rapidez e driblar a concorrência. A oferta de conteúdo, por exemplo, já é muito utilizada. Ela serve para educar o consumidor e despertar o interesse sobre o que elas oferecem, em vez de usar uma abordagem agressiva de vendas do marketing tradicional.

Estude as suas necessidades

Investir em tendências digitais, sem planejamento pode ser uma perda de dinheiro. Por exemplo, se você precisa de uma automação de atividades que comprometem a produtividade da equipe, mas está focado apenas em incorporar novas tendências mobile, pode piorar ainda mais essa situação e perder dinheiro.  

Então, antes de sair por aí comprando todos as ferramentas tecnológicas disponíveis no mercado ou criando contas em todas as redes sociais, estude as suas reais necessidades. Para fazer isso acontecer pergunte a si mesmo:

  • como podemos melhorar a experiência do cliente com a ajuda da tecnologia? Criando novos canais de comunicação online? Compartilhando conteúdo informativo por meio de sites e blogs? Criando novas plataformas para comercializar produtos e serviços?
  • como podemos mudar a cadeia de processos internos? Automatizando determinadas funções? Investindo em softwares de gestão para organizar demandas e prazos? Apostando em Business Intelligence (BI)?
  • e os nossos parceiros e fornecedores? Como podemos estreitar a relação e beneficiá-los com essa transformação digital?

Pensar em cada um desses aspectos ajuda a tomar decisões mais estratégicas quando se trata de implementar a transformação digital.

Estude os movimentos da tecnologia

A transformação digital não vai ficar apenas nos aplicativos mobile, nas redes sociais ou na nuvem, ela também virá por meio da automatização inteligente de quase todas as atividades e da Internet das Coisas. Hoje em dia já é possível encontrar carros autônomos, roupas que mudam a temperatura do corpo, impressoras 3D e robôs realizando funções humanas.

Acredite: a verdade é que viveremos em um mundo cada dia mais digital e as empresas precisam se adaptar a essa realidade. E isso inclui estudar os elementos tecnológicos disponíveis no mercado. Tecnologias maduras e que ainda estão emergindo servirão como alicerce para o crescimento de todos os tipos de negócio, até mesmo os de pequeno porte.

Uma visão ampla desses recursos pode lhe ajudar a maximizar os seus benefícios e agregar valor ao trabalho que realiza. Muitas empresas tratam a tecnologia como um bicho de sete cabeças e perdem a oportunidade de aproveitar os seus recursos. E a sua, o que tem feito?

Crie uma cultura digital

Ao contrário do que as pessoas pensam, implementar uma transformação digital não significa apenas investir em meia dúzia de tecnologias. Ela vai muito além disso. É preciso reestruturar todos os processos da empresa e criar uma cultura digital.

Deixe claro para a equipe que ela não é apenas um fim para aumentar os lucros, mas um meio de melhorar todo o dia a dia de trabalho, agilizando a cadeia produtiva, integrando pessoas, simplificando tarefas e melhorando a comunicação entre todos os setores. Esse entendimento vai facilitar que todos da empresa se envolvam nessa revolução.

Invista em capacitação

Toda e qualquer mudança envolve um período de dificuldades e adaptação. Não seria diferente com a implementação de elementos digitais no dia a dia de uma empresa. Dificuldades técnicas são um dos principais empecilhos para a inovação, no entanto são os mais fáceis de resolver.

Para evitá-los, é necessário investir na qualificação dos colaboradores, por meio de treinamentos e capacitação constante. Implementar um projeto de transformação digital sem fornecer as ferramentas para que a equipe o realize com sucesso é um tiro no pé. Afinal, colaboradores que não estão familiarizados com este mundo não vão virar especialistas em TI do dia a para a noite.

Pare de esperar

Quem está em um cargo de liderança ou apenas quer sugerir mudanças para o seu ambiente de trabalho precisa ter em mente que a transformação digital é trabalhosa e os resultados são colhidos a longo prazo. No entanto, o ponto mais importante a ter em mente é: ela não pode esperar!

Empresas que ficarem paradas, aguardando um momento ideal para se adaptar a essa realidade correm o risco de não encontrarem mais espaço no mercado ou ficarem defasadas. E você não quer ser um desses casos, não é mesmo?

Preparado para a transformação digital? Gostou das nossas dicas sobre o assunto? Então não deixe de compartilhar este artigo nas suas redes sociais!

 

1 Comentários

  1. Adorei a Matéria, Informações Muito Importantes Para o Nosso Crescimento Profissional. Obrigado Por Compartilhar.

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